Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria de Lourdes Barbosa de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6895
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a concepção dos professores de língua portuguesa acerca da Formação Continuada oferecida pelo Município do Ipojuca, e a relação desta formação com a prática pedagógica cotidiana. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa orientada pela análise de discurso. O aporte teórico foi elencado por três categorias: formação continuada, práticas pedagógicas e saberes docentes. Esta investigação foi conduzida com 07 professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental dos anos finais. Constatamos que as concepções dos professores sobre a formação continuada representam para o processo de aprendizagem um forte instrumento de aprimoramento constante, possibilitando um novo olhar sobre a prática pedagógica numa perspectiva inovadora onde os saberes são reconstruídos proporcionando grandes momentos de reflexão e atualização significativa para mudança de paradigmas. Em contrapartida foi também constatado que por vezes o método aplicado na formação continuada, a forma que esta foi conduzida precisa ser reavaliada. Existe ainda uma preocupação dos profissionais entrevistados sobre a relação entre a teoria e prática pedagógica, sendo sugerido por eles uma reflexão mais direcionada que atenda a necessidade cotidiana em sala de aula. É importante reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem eficaz consiste num fundamento teórico bem definido alinhado a uma prática que vise melhor aproveitamento na aprendizagem dos alunos. Isso de acordo com o resultado da pesquisa continua sendo um grande desafio para os docentes. Logo, o presente estudo sinaliza possibilidades e indicações pertinentes para futuras pesquisas.
id RCAP_8061fde76a2477f956ff9f5a086ee24e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a práticaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUAFORMAÇÃO DE PROFESSORESPRÁTICAS PEDAGÓGICASMETODOLOGIAS DE ENSINOBRASILEDUCATIONCONTINUING EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESTEACHING METHODOLOGIESBRAZILA presente pesquisa tem como objetivo compreender a concepção dos professores de língua portuguesa acerca da Formação Continuada oferecida pelo Município do Ipojuca, e a relação desta formação com a prática pedagógica cotidiana. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa orientada pela análise de discurso. O aporte teórico foi elencado por três categorias: formação continuada, práticas pedagógicas e saberes docentes. Esta investigação foi conduzida com 07 professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental dos anos finais. Constatamos que as concepções dos professores sobre a formação continuada representam para o processo de aprendizagem um forte instrumento de aprimoramento constante, possibilitando um novo olhar sobre a prática pedagógica numa perspectiva inovadora onde os saberes são reconstruídos proporcionando grandes momentos de reflexão e atualização significativa para mudança de paradigmas. Em contrapartida foi também constatado que por vezes o método aplicado na formação continuada, a forma que esta foi conduzida precisa ser reavaliada. Existe ainda uma preocupação dos profissionais entrevistados sobre a relação entre a teoria e prática pedagógica, sendo sugerido por eles uma reflexão mais direcionada que atenda a necessidade cotidiana em sala de aula. É importante reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem eficaz consiste num fundamento teórico bem definido alinhado a uma prática que vise melhor aproveitamento na aprendizagem dos alunos. Isso de acordo com o resultado da pesquisa continua sendo um grande desafio para os docentes. Logo, o presente estudo sinaliza possibilidades e indicações pertinentes para futuras pesquisas.The current research aims to understand the conception of portuguese teachers regarding the continued education offered by the Ipojuca City, and the relation of this educational system with the everyday pedagogical practice. For this purpose, a qualitative approach was used, guided by discourse analysis. The theoretical contribution was listed in three categories: continued education, pedagogical practices and teaching knowledges. This research was conducted with 07 portuguese teachers of the final years of elementary school. It was noticed that the views of teachers on continued education represent a strong and continuous improvement tool for the learning process, enabling a fresh look upon the pedagogical practice in an innovative perspective, where knowledge is reconstructed, which provides great moments of reflection and significant upgrade for paradigms change. On the other hand, it was also noticed that sometimes the method applied to continued training, the way it was conducted needs to be re-evaluated. There is also a concern of the interviewed professionals about the relation between theory and pedagogical practice, have been suggested by them a more focused reflection that meets the daily needs inside classrooms. It is important to recognize that effective teaching-learning process consists of a well-defined theoretical foundation, aligned to a practice that aims a better use on student’s learning. That, according to the research results, remains a major challenge for teachers. Therefore, the present study indicates possibilities and relevant directions for future researches.2016-04-01T17:36:59Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6895TID:201147831porLima, Maria de Lourdes Barbosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:05Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:22.722513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a prática
title Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a prática
spellingShingle Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a prática
Lima, Maria de Lourdes Barbosa de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
METODOLOGIAS DE ENSINO
BRASIL
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHING METHODOLOGIES
BRAZIL
title_short Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a prática
title_full Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a prática
title_fullStr Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a prática
title_full_unstemmed Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a prática
title_sort Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a prática
author Lima, Maria de Lourdes Barbosa de
author_facet Lima, Maria de Lourdes Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria de Lourdes Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
METODOLOGIAS DE ENSINO
BRASIL
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHING METHODOLOGIES
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
METODOLOGIAS DE ENSINO
BRASIL
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHING METHODOLOGIES
BRAZIL
description A presente pesquisa tem como objetivo compreender a concepção dos professores de língua portuguesa acerca da Formação Continuada oferecida pelo Município do Ipojuca, e a relação desta formação com a prática pedagógica cotidiana. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa orientada pela análise de discurso. O aporte teórico foi elencado por três categorias: formação continuada, práticas pedagógicas e saberes docentes. Esta investigação foi conduzida com 07 professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental dos anos finais. Constatamos que as concepções dos professores sobre a formação continuada representam para o processo de aprendizagem um forte instrumento de aprimoramento constante, possibilitando um novo olhar sobre a prática pedagógica numa perspectiva inovadora onde os saberes são reconstruídos proporcionando grandes momentos de reflexão e atualização significativa para mudança de paradigmas. Em contrapartida foi também constatado que por vezes o método aplicado na formação continuada, a forma que esta foi conduzida precisa ser reavaliada. Existe ainda uma preocupação dos profissionais entrevistados sobre a relação entre a teoria e prática pedagógica, sendo sugerido por eles uma reflexão mais direcionada que atenda a necessidade cotidiana em sala de aula. É importante reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem eficaz consiste num fundamento teórico bem definido alinhado a uma prática que vise melhor aproveitamento na aprendizagem dos alunos. Isso de acordo com o resultado da pesquisa continua sendo um grande desafio para os docentes. Logo, o presente estudo sinaliza possibilidades e indicações pertinentes para futuras pesquisas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-04-01T17:36:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6895
TID:201147831
url http://hdl.handle.net/10437/6895
identifier_str_mv TID:201147831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131250780274688