A (des) valorização da Educação Física na Escola Secundária da Lixa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, Elisabete Catarina Sampaio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6494
Resumo: A primeira refere-se ao relatório do trabalho efetuado ao longo do nosso estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola Secundária da Lixa, no ano letivo de 2013/2014. O núcleo de estágio foi constituído por três alunos, finalistas do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo o orientador pedagógico, que acompanhou todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, procurando sempre potenciar o nosso desenvolvimento contínuo e integral. Através deste relatório, iremos apresentar as diversas tarefas que realizámos neste ano letivo, e que se encontram definidas nas linhas programáticas do estágio pedagógico. Todas estas tarefas contribuíram para a nossa formação como futuros docentes, e o conjunto de competências que adquirimos com essas tarefas serão expressas no decorrer do relatório. Na segunda parte é apresentado um trabalho cujo objetivo foi realizar uma análise geral sobre a valorização Educação Física, mais propriamente sobre o fato da classificação da disciplina já não entrar para a média final do ensino secundário. Até que ponto é que isso irá interferir na mudança do pensamento dos alunos e professores sobre a importância da disciplina. Através da utilização de um questionário, e pela posterior análise dos resultados e auxílio da literatura sobre o tema, tentou-se conhecer as opiniões dos professores e alunos relativamente a estas matérias, tendo em conta variáveis como, os anos de serviço, o género e a idade. Neste estudo participaram 220 alunos da Escola Secundária da Lixa que frequentam a disciplina de Educação Física, no ensino secundário nomeadamente 10º,11º, e 12º e cinquenta professores de diferentes disciplinas, foi elaborado um questionário propositadamente para o efeito. Os dados foram objeto de tratamento estatístico, tendo-se, utilizado o programa Microsoft Excel; Pudemos concluir assim que professores e alunos não concordam com o facto da classificação da disciplina não contar para média final do ensino secundário, reforçando a ideia geral que a disciplina de Educação Física é tão ou mais importante relativamente às outras disciplinas. A valorização desta disciplina foi assim reconhecida pela grande maioria dos inquiridos, os quais atribuem grande importância à mesma na vida dos jovens.
id RCAP_8075b24646ace977d8723da6dafa54bd
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (des) valorização da Educação Física na Escola Secundária da LixaEducação físicaQualidade de vidaSaúdeEstágios pedagógicosMédia escolarA primeira refere-se ao relatório do trabalho efetuado ao longo do nosso estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola Secundária da Lixa, no ano letivo de 2013/2014. O núcleo de estágio foi constituído por três alunos, finalistas do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo o orientador pedagógico, que acompanhou todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, procurando sempre potenciar o nosso desenvolvimento contínuo e integral. Através deste relatório, iremos apresentar as diversas tarefas que realizámos neste ano letivo, e que se encontram definidas nas linhas programáticas do estágio pedagógico. Todas estas tarefas contribuíram para a nossa formação como futuros docentes, e o conjunto de competências que adquirimos com essas tarefas serão expressas no decorrer do relatório. Na segunda parte é apresentado um trabalho cujo objetivo foi realizar uma análise geral sobre a valorização Educação Física, mais propriamente sobre o fato da classificação da disciplina já não entrar para a média final do ensino secundário. Até que ponto é que isso irá interferir na mudança do pensamento dos alunos e professores sobre a importância da disciplina. Através da utilização de um questionário, e pela posterior análise dos resultados e auxílio da literatura sobre o tema, tentou-se conhecer as opiniões dos professores e alunos relativamente a estas matérias, tendo em conta variáveis como, os anos de serviço, o género e a idade. Neste estudo participaram 220 alunos da Escola Secundária da Lixa que frequentam a disciplina de Educação Física, no ensino secundário nomeadamente 10º,11º, e 12º e cinquenta professores de diferentes disciplinas, foi elaborado um questionário propositadamente para o efeito. Os dados foram objeto de tratamento estatístico, tendo-se, utilizado o programa Microsoft Excel; Pudemos concluir assim que professores e alunos não concordam com o facto da classificação da disciplina não contar para média final do ensino secundário, reforçando a ideia geral que a disciplina de Educação Física é tão ou mais importante relativamente às outras disciplinas. A valorização desta disciplina foi assim reconhecida pela grande maioria dos inquiridos, os quais atribuem grande importância à mesma na vida dos jovens.In the first part is intended to expose the work report made throughout our teaching practice, which developed in the Escola Secundaria da Lixa, in the academic year 2013/2014. The training group of educational institution consisted of three students, Masters finalists in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Schools, with an educational advisor, who accompanied all the work throughout the school year, looking for our continued development. Through this report, we present the various tasks that held this school year, and are defined in the program lines of teaching practice. The second part presents a work in order to a general analysis of the valuation Physical Education, on the fact that the discipline classification does not get to the final average secondary school. How will carry on changing the thinking of students and teachers the importance of discipline. In this study 220 students participated in the Escola Secundária da Lixa attending Physical Education in secondary education in particular 10, 11, and 12 and fifty teachers from different disciplines. It was concluded that teachers and students do not agree with the fact that the discipline classification does not count for final average secondary school.2016-09-26T13:55:54Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6494pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoutinho, Elisabete Catarina Sampaioreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:30.180552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (des) valorização da Educação Física na Escola Secundária da Lixa
title A (des) valorização da Educação Física na Escola Secundária da Lixa
spellingShingle A (des) valorização da Educação Física na Escola Secundária da Lixa
Moutinho, Elisabete Catarina Sampaio
Educação física
Qualidade de vida
Saúde
Estágios pedagógicos
Média escolar
title_short A (des) valorização da Educação Física na Escola Secundária da Lixa
title_full A (des) valorização da Educação Física na Escola Secundária da Lixa
title_fullStr A (des) valorização da Educação Física na Escola Secundária da Lixa
title_full_unstemmed A (des) valorização da Educação Física na Escola Secundária da Lixa
title_sort A (des) valorização da Educação Física na Escola Secundária da Lixa
author Moutinho, Elisabete Catarina Sampaio
author_facet Moutinho, Elisabete Catarina Sampaio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moutinho, Elisabete Catarina Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Qualidade de vida
Saúde
Estágios pedagógicos
Média escolar
topic Educação física
Qualidade de vida
Saúde
Estágios pedagógicos
Média escolar
description A primeira refere-se ao relatório do trabalho efetuado ao longo do nosso estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola Secundária da Lixa, no ano letivo de 2013/2014. O núcleo de estágio foi constituído por três alunos, finalistas do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo o orientador pedagógico, que acompanhou todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, procurando sempre potenciar o nosso desenvolvimento contínuo e integral. Através deste relatório, iremos apresentar as diversas tarefas que realizámos neste ano letivo, e que se encontram definidas nas linhas programáticas do estágio pedagógico. Todas estas tarefas contribuíram para a nossa formação como futuros docentes, e o conjunto de competências que adquirimos com essas tarefas serão expressas no decorrer do relatório. Na segunda parte é apresentado um trabalho cujo objetivo foi realizar uma análise geral sobre a valorização Educação Física, mais propriamente sobre o fato da classificação da disciplina já não entrar para a média final do ensino secundário. Até que ponto é que isso irá interferir na mudança do pensamento dos alunos e professores sobre a importância da disciplina. Através da utilização de um questionário, e pela posterior análise dos resultados e auxílio da literatura sobre o tema, tentou-se conhecer as opiniões dos professores e alunos relativamente a estas matérias, tendo em conta variáveis como, os anos de serviço, o género e a idade. Neste estudo participaram 220 alunos da Escola Secundária da Lixa que frequentam a disciplina de Educação Física, no ensino secundário nomeadamente 10º,11º, e 12º e cinquenta professores de diferentes disciplinas, foi elaborado um questionário propositadamente para o efeito. Os dados foram objeto de tratamento estatístico, tendo-se, utilizado o programa Microsoft Excel; Pudemos concluir assim que professores e alunos não concordam com o facto da classificação da disciplina não contar para média final do ensino secundário, reforçando a ideia geral que a disciplina de Educação Física é tão ou mais importante relativamente às outras disciplinas. A valorização desta disciplina foi assim reconhecida pela grande maioria dos inquiridos, os quais atribuem grande importância à mesma na vida dos jovens.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-09-26T13:55:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6494
url http://hdl.handle.net/10348/6494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137130899832833