A Comunicação Dialógica na Página do Facebook das ONGs Animal e Clube dos Vira-Latas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niz, Carla
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6674
Resumo: A evolução da comunicação no contexto digital fez com que empresas e organizações repensassem nas estratégias de comunicação e se adaptassem aos novos meios online, considerando o impacto que as redes sociais têm para a sociedade. Com esta dissertação pretende-se analisar se as ONGs de proteção a causa animal utilizam suas páginas do Facebook como canal de comunicação para criar relacionamento entre organização e público, através do diálogo e da interação, para atingirem seus objetivos. A revisão da literatura serviu de apoio para o desenvolvimento e construção do trabalho, possibilitando-nos compreender de que forma as Organizações Não-Governamentais utilizam suas fanpages na construção de relacionamentos com o público. O foco deste estudo é nas ONGs Animal (Portugal) e Clube dos Vira-Latas (Brasil). Ambas foram escolhidas pela elevada notoriedade nos respetivos países. Para isso, analisaram-se as estratégias utilizadas pelas organizações e também se verificou se existem semelhanças na sua aplicação. Como abordagem metodológica, foi efetuada a análise quantitativa e qualitativa dos dados recolhidos através de uma análise de conteúdo, baseada nos princípios dialógicos de Kent e Taylor (1998), nas fanpages das ONGs selecionadas, concluindo-se a necessidade em desenvolver o aprimoramento das potencialidades dialógicas nas páginas.
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