A Comunicação Dialógica na Página do Facebook das ONGs Animal e Clube dos Vira-Latas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6674 |
Resumo: | A evolução da comunicação no contexto digital fez com que empresas e organizações repensassem nas estratégias de comunicação e se adaptassem aos novos meios online, considerando o impacto que as redes sociais têm para a sociedade. Com esta dissertação pretende-se analisar se as ONGs de proteção a causa animal utilizam suas páginas do Facebook como canal de comunicação para criar relacionamento entre organização e público, através do diálogo e da interação, para atingirem seus objetivos. A revisão da literatura serviu de apoio para o desenvolvimento e construção do trabalho, possibilitando-nos compreender de que forma as Organizações Não-Governamentais utilizam suas fanpages na construção de relacionamentos com o público. O foco deste estudo é nas ONGs Animal (Portugal) e Clube dos Vira-Latas (Brasil). Ambas foram escolhidas pela elevada notoriedade nos respetivos países. Para isso, analisaram-se as estratégias utilizadas pelas organizações e também se verificou se existem semelhanças na sua aplicação. Como abordagem metodológica, foi efetuada a análise quantitativa e qualitativa dos dados recolhidos através de uma análise de conteúdo, baseada nos princípios dialógicos de Kent e Taylor (1998), nas fanpages das ONGs selecionadas, concluindo-se a necessidade em desenvolver o aprimoramento das potencialidades dialógicas nas páginas. |
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A Comunicação Dialógica na Página do Facebook das ONGs Animal e Clube dos Vira-LatasUm estudo comparativo entre Brasil e PortugalComunicação DialógicaFacebookOrganizações Não-GovernamentaisPrincípios Dialógicos.Relações PúblicasDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA evolução da comunicação no contexto digital fez com que empresas e organizações repensassem nas estratégias de comunicação e se adaptassem aos novos meios online, considerando o impacto que as redes sociais têm para a sociedade. Com esta dissertação pretende-se analisar se as ONGs de proteção a causa animal utilizam suas páginas do Facebook como canal de comunicação para criar relacionamento entre organização e público, através do diálogo e da interação, para atingirem seus objetivos. A revisão da literatura serviu de apoio para o desenvolvimento e construção do trabalho, possibilitando-nos compreender de que forma as Organizações Não-Governamentais utilizam suas fanpages na construção de relacionamentos com o público. O foco deste estudo é nas ONGs Animal (Portugal) e Clube dos Vira-Latas (Brasil). Ambas foram escolhidas pela elevada notoriedade nos respetivos países. Para isso, analisaram-se as estratégias utilizadas pelas organizações e também se verificou se existem semelhanças na sua aplicação. Como abordagem metodológica, foi efetuada a análise quantitativa e qualitativa dos dados recolhidos através de uma análise de conteúdo, baseada nos princípios dialógicos de Kent e Taylor (1998), nas fanpages das ONGs selecionadas, concluindo-se a necessidade em desenvolver o aprimoramento das potencialidades dialógicas nas páginas.The evolution of communication in the digital context has made companies and organizations rethink their communication strategies and adapt to new online media, considering the impact that social networks have on society. This dissertation intends to analyze if the NGOs, that protect the animal cause, use their Facebook pages as a channel of communication to create a relationship between organization and public, through dialogue and interaction, to reach their objectives. The literature review served as a support for the development and construction of this paper, allowing us to understand how Non-Governmental Organizations use their fanpages to build relationships with the public. The focus of this study is on the Animal (Portugal) and Clube dos Vira-Latas (Brazil) NGOs, both were chosen for their high reputation in their respective countries. The strategies used by the organizations were analyzed and also checked for similarities in their application. As a methodological approach, a qualitative and quantitative analysis was applied to collect data through a content analysis, based on the dialogical principles of Kent and Taylor (1998), on the NGOs fanpages, concluding the need to develop the dialogical potentialities in their pages.Santos, Ana Leonor Serra Morais dosuBibliorumNiz, Carla2019-01-03T15:37:54Z2017-10-252017-9-222017-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6674TID:202107787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:20.697858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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