Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31129 |
Resumo: | Neste trabalho, apresenta-se uma revisão da literatura académica publicada sobre Educação Inclusiva, Pedagogia Diferenciada e Aprendizagem Cooperativa e descreve-se um projeto de avaliação e de intervenção na sala de aula, com um grupo de estudantes com necessidades educativas especiais, com particular destaque para a intervenção com a M., que se caracteriza por ser uma aluna de 12 anos, com Perturbação do Espetro do Autismo, que frequenta o sexto ano do ensino regular, e a respetiva turma. A M. apresentava um quadro problemático ao nível da autoestima e da participação em contexto de aula, surgindo a necessidade de promover a melhoria de inclusão da discente, em contexto de sala de aula. A intervenção envolveu a implementação de métodos de Aprendizagem Cooperativa, tais como o Jigsaw e o STAD. Estes permitiram e permitirão a inclusão de todos os alunos da turma no processo e o abrangimento do objetivo final. Esta intervenção decorreu não só com o recurso aos métodos cooperativos, mas também com a utilização do sistema de créditos e o reforço positivo em simultâneo, permitindo, assim, à aluna conseguir alcançar os objetivos pretendidos. No intuito de atingir os objetivos propostos, foi selecionado um conjunto de instrumentos que permitiram implementar o projeto na sua plenitude. A implementação deste projeto permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa, nas aulas, permite o desenvolvimento das competências sociais, consegue aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem e potencia o rendimento escolar dos alunos. A implementação deste projeto mostrou-se muito importante para o ganho da autoestima e para a melhoria da participação da aluna, em contexto de sala de aula. |
id |
RCAP_80953f5612a7bf7160f75b561d94bec3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31129 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativaAprendizagem CooperativaEducação InclusivaPedagogia DiferenciadaPerturbação do Espetro do AutismoNeste trabalho, apresenta-se uma revisão da literatura académica publicada sobre Educação Inclusiva, Pedagogia Diferenciada e Aprendizagem Cooperativa e descreve-se um projeto de avaliação e de intervenção na sala de aula, com um grupo de estudantes com necessidades educativas especiais, com particular destaque para a intervenção com a M., que se caracteriza por ser uma aluna de 12 anos, com Perturbação do Espetro do Autismo, que frequenta o sexto ano do ensino regular, e a respetiva turma. A M. apresentava um quadro problemático ao nível da autoestima e da participação em contexto de aula, surgindo a necessidade de promover a melhoria de inclusão da discente, em contexto de sala de aula. A intervenção envolveu a implementação de métodos de Aprendizagem Cooperativa, tais como o Jigsaw e o STAD. Estes permitiram e permitirão a inclusão de todos os alunos da turma no processo e o abrangimento do objetivo final. Esta intervenção decorreu não só com o recurso aos métodos cooperativos, mas também com a utilização do sistema de créditos e o reforço positivo em simultâneo, permitindo, assim, à aluna conseguir alcançar os objetivos pretendidos. No intuito de atingir os objetivos propostos, foi selecionado um conjunto de instrumentos que permitiram implementar o projeto na sua plenitude. A implementação deste projeto permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa, nas aulas, permite o desenvolvimento das competências sociais, consegue aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem e potencia o rendimento escolar dos alunos. A implementação deste projeto mostrou-se muito importante para o ganho da autoestima e para a melhoria da participação da aluna, em contexto de sala de aula.Cerdeira, José Pedro, 1963-Repositório ComumCarvalhosa, Marina Alexandra Santos2020-01-30T11:30:05Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31129202382699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.678895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativa |
title |
Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativa |
spellingShingle |
Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativa Carvalhosa, Marina Alexandra Santos Aprendizagem Cooperativa Educação Inclusiva Pedagogia Diferenciada Perturbação do Espetro do Autismo |
title_short |
Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativa |
title_full |
Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativa |
title_fullStr |
Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativa |
title_full_unstemmed |
Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativa |
title_sort |
Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativa |
author |
Carvalhosa, Marina Alexandra Santos |
author_facet |
Carvalhosa, Marina Alexandra Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, José Pedro, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalhosa, Marina Alexandra Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cooperativa Educação Inclusiva Pedagogia Diferenciada Perturbação do Espetro do Autismo |
topic |
Aprendizagem Cooperativa Educação Inclusiva Pedagogia Diferenciada Perturbação do Espetro do Autismo |
description |
Neste trabalho, apresenta-se uma revisão da literatura académica publicada sobre Educação Inclusiva, Pedagogia Diferenciada e Aprendizagem Cooperativa e descreve-se um projeto de avaliação e de intervenção na sala de aula, com um grupo de estudantes com necessidades educativas especiais, com particular destaque para a intervenção com a M., que se caracteriza por ser uma aluna de 12 anos, com Perturbação do Espetro do Autismo, que frequenta o sexto ano do ensino regular, e a respetiva turma. A M. apresentava um quadro problemático ao nível da autoestima e da participação em contexto de aula, surgindo a necessidade de promover a melhoria de inclusão da discente, em contexto de sala de aula. A intervenção envolveu a implementação de métodos de Aprendizagem Cooperativa, tais como o Jigsaw e o STAD. Estes permitiram e permitirão a inclusão de todos os alunos da turma no processo e o abrangimento do objetivo final. Esta intervenção decorreu não só com o recurso aos métodos cooperativos, mas também com a utilização do sistema de créditos e o reforço positivo em simultâneo, permitindo, assim, à aluna conseguir alcançar os objetivos pretendidos. No intuito de atingir os objetivos propostos, foi selecionado um conjunto de instrumentos que permitiram implementar o projeto na sua plenitude. A implementação deste projeto permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa, nas aulas, permite o desenvolvimento das competências sociais, consegue aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem e potencia o rendimento escolar dos alunos. A implementação deste projeto mostrou-se muito importante para o ganho da autoestima e para a melhoria da participação da aluna, em contexto de sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-30T11:30:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31129 202382699 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31129 |
identifier_str_mv |
202382699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130030196916224 |