A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6830 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
id |
RCAP_80a94ccd8de90c5fee338cc0a415f36a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6830 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anosPré-escolarGeometriaResolução de ProblemasRepresentaçõesPreschoolGeometryProblem SolvingRepresentationsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoCom o presente estudo pretende-se compreender como as crianças de cinco anos, numa sala de Jardim de Infância, usam a visualização na resolução de problemas geométricos. Assim, foram levantadas as seguintes questões de investigação: a) Que estratégias usam as crianças na composição de figuras bi e tridimensionais? b) Como descrevem figuras bi e tridimensionais? c) Como representam as construções geométricas realizadas? d) Que interações são desenvolvidas durante a resolução dos problemas geométricos? e) Que dificuldades apresentam na resolução dos problemas geométricos? Este estudo foi levado a cabo com um grupo de nove crianças que frequentavam um Jardim de Infância da rede pública, num concelho limítrofe de Lisboa. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa, procurando-se a compreensão mais detalhada possível da realidade em estudo. A investigadora assumiu o duplo papel de educadora-investigadora, realizando a investigação com o seu próprio grupo e no seu ambiente natural. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação participante e a recolha de evidência a partir de gravações de vídeo e das representações realizadas pelas crianças. A recolha de dados decorreu entre fevereiro e maio de 2016 tendo sido implementadas sete tarefas, das quais foram analisadas cinco. Os resultados do estudo permitiram compreender a forma como as crianças resolvem problemas geométricos, argumentando-se que o refinamento da estratégia é tanto menor quanto maior é a complexidade da tarefa.ABSTRACT With the present study we intend to understand how five years old children, in a kindergarten, use the visualization in the resolution of geometric problems. Thus, the following research questions were raised: a) What strategies do children use in the composition of bi and three-dimensional figures? B) How do they describe bi and three-dimensional figures? C) How do they represent the geometric constructions? D) What interactions are developed during the resolution of geometric problems? E) What difficulties do they present in solving geometrical problems? This study was carried out with a group of eight children attending a public kindergarten in a neighboring municipality of Lisbon. It is an investigation of a qualitative and interpretative nature, seeking the most detailed understanding possible of the reality under study. The researcher assumed the dual role of educator-researcher, conducting research with her own group and in their natural environment. As data collection instruments, participant observation and the collection of evidence from video recordings and representations made by children were chosen. Data collection took place between February and May 2016 and seven tasks were implemented, of which five were analyzed. The results of the study made it possible to understand how children solve geometric problems, arguing that the refinement of the strategy is smaller the greater the complexity of the task.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaRodrigues, MargaridaRCIPLNunes, Maria João Marques2017-02-20T14:16:01Z2016-12-152016-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6830TID:201608731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:03Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:54.345587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos |
title |
A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos |
spellingShingle |
A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos Nunes, Maria João Marques Pré-escolar Geometria Resolução de Problemas Representações Preschool Geometry Problem Solving Representations |
title_short |
A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos |
title_full |
A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos |
title_fullStr |
A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos |
title_sort |
A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos |
author |
Nunes, Maria João Marques |
author_facet |
Nunes, Maria João Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Margarida RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Maria João Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escolar Geometria Resolução de Problemas Representações Preschool Geometry Problem Solving Representations |
topic |
Pré-escolar Geometria Resolução de Problemas Representações Preschool Geometry Problem Solving Representations |
description |
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15 2016-12-15T00:00:00Z 2017-02-20T14:16:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6830 TID:201608731 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6830 |
identifier_str_mv |
TID:201608731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133418142826496 |