A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria João Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6830
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_80a94ccd8de90c5fee338cc0a415f36a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anosPré-escolarGeometriaResolução de ProblemasRepresentaçõesPreschoolGeometryProblem SolvingRepresentationsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoCom o presente estudo pretende-se compreender como as crianças de cinco anos, numa sala de Jardim de Infância, usam a visualização na resolução de problemas geométricos. Assim, foram levantadas as seguintes questões de investigação: a) Que estratégias usam as crianças na composição de figuras bi e tridimensionais? b) Como descrevem figuras bi e tridimensionais? c) Como representam as construções geométricas realizadas? d) Que interações são desenvolvidas durante a resolução dos problemas geométricos? e) Que dificuldades apresentam na resolução dos problemas geométricos? Este estudo foi levado a cabo com um grupo de nove crianças que frequentavam um Jardim de Infância da rede pública, num concelho limítrofe de Lisboa. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa, procurando-se a compreensão mais detalhada possível da realidade em estudo. A investigadora assumiu o duplo papel de educadora-investigadora, realizando a investigação com o seu próprio grupo e no seu ambiente natural. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação participante e a recolha de evidência a partir de gravações de vídeo e das representações realizadas pelas crianças. A recolha de dados decorreu entre fevereiro e maio de 2016 tendo sido implementadas sete tarefas, das quais foram analisadas cinco. Os resultados do estudo permitiram compreender a forma como as crianças resolvem problemas geométricos, argumentando-se que o refinamento da estratégia é tanto menor quanto maior é a complexidade da tarefa.ABSTRACT With the present study we intend to understand how five years old children, in a kindergarten, use the visualization in the resolution of geometric problems. Thus, the following research questions were raised: a) What strategies do children use in the composition of bi and three-dimensional figures? B) How do they describe bi and three-dimensional figures? C) How do they represent the geometric constructions? D) What interactions are developed during the resolution of geometric problems? E) What difficulties do they present in solving geometrical problems? This study was carried out with a group of eight children attending a public kindergarten in a neighboring municipality of Lisbon. It is an investigation of a qualitative and interpretative nature, seeking the most detailed understanding possible of the reality under study. The researcher assumed the dual role of educator-researcher, conducting research with her own group and in their natural environment. As data collection instruments, participant observation and the collection of evidence from video recordings and representations made by children were chosen. Data collection took place between February and May 2016 and seven tasks were implemented, of which five were analyzed. The results of the study made it possible to understand how children solve geometric problems, arguing that the refinement of the strategy is smaller the greater the complexity of the task.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaRodrigues, MargaridaRCIPLNunes, Maria João Marques2017-02-20T14:16:01Z2016-12-152016-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6830TID:201608731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:03Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:54.345587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos
title A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos
spellingShingle A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos
Nunes, Maria João Marques
Pré-escolar
Geometria
Resolução de Problemas
Representações
Preschool
Geometry
Problem Solving
Representations
title_short A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos
title_full A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos
title_fullStr A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos
title_full_unstemmed A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos
title_sort A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos
author Nunes, Maria João Marques
author_facet Nunes, Maria João Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maria João Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
Geometria
Resolução de Problemas
Representações
Preschool
Geometry
Problem Solving
Representations
topic Pré-escolar
Geometria
Resolução de Problemas
Representações
Preschool
Geometry
Problem Solving
Representations
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
2016-12-15T00:00:00Z
2017-02-20T14:16:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6830
TID:201608731
url http://hdl.handle.net/10400.21/6830
identifier_str_mv TID:201608731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133418142826496