Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Bruna Marisa Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/11873
Resumo: O presente relatório de estágio pretende traduzir em palavras parte do trabalho desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática no contexto da Educação Pré-Escolar foi realizada numa instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com crianças de três anos de idade e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição da rede pública de ensino com um grupo de crianças de seis anos de idade. No decorrer da nossa ação educativa tivemos em consideração o desenvolvimento integral da criança e promovemos o seu envolvimento ativo nas atividades que propusemos, respeitando os seus interesses, ritmos de trabalho, bem como as suas relações interpessoais. Para tal, tivemos em conta três dimensões pedagógicas: o espaço, o tempo e as interações estabelecidas na sala de atividades/aula. Assumimos uma atitude reflexiva e crítica em relação a todo o trabalho desenvolvido, inclusive sobre a nossa prática e, desta forma, exteriorizamos opiniões e fundamentos que consideramos pertinentes ao nosso estudo. Os dados foram recolhidos no decorrer das intervenções realizadas nos dois contextos, através da observação direta e participante onde recorremos a diários de bordo, notas de campo, registos fotográficos e de áudio e, ainda, às produções das crianças, com a intencionalidade de nos servirem como documentos de análise. Partimos da questão De que forma as crianças aprendem umas com as outras, mediadas pelo adulto e pela relação que mantêm com o espaço, com o tempo e com as interações? E estabelecemos como objetivos: (i) desenvolver experiências de ensino/aprendizagem potenciadoras do desenvolvimento integral da criança; (ii) proporcionar um ambiente favorável e condições materiais estimulantes para o grupo de crianças e para cada uma; (iii) observar as relações que as crianças mantêm com o espaço e com o tempo; e por último, (iv) atender aos interesses e motivações das crianças, em espaços plurais. De salientar que realizamos análise de conteúdo à informação constante nos diários de bordo que fomos redigindo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, de modo a dar resposta às nossas vivências e às vivências das crianças atendendo às três dimensões pedagógicas: espaço, tempo e interações. Para além disso, ao tencionarmos refletir sobre a prática educativa desenvolvida, na apresentação que fazemos das experiências de ensino aprendizagem, que convocamos para analisar e refletir no âmbito deste relatório, consideramos que se traduziu num processo descritivo e interpretativo que, obviamente, enquadramos numa abordagem qualitativa. Em termos de resultados pensamos poder concluir que quer num contexto, quer no outro procuramos atender aos interesses e motivações das crianças, não só no espaço sala de atividades/aula, mas também em espaços plurais. Relativamente às dimensões pedagógicas que fomos evidenciando (espaço, tempo e interações), pela forma como as vivenciamos em contexto consideramos que são decisivas para o desenvolvimento integral da criança.
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No decorrer da nossa ação educativa tivemos em consideração o desenvolvimento integral da criança e promovemos o seu envolvimento ativo nas atividades que propusemos, respeitando os seus interesses, ritmos de trabalho, bem como as suas relações interpessoais. Para tal, tivemos em conta três dimensões pedagógicas: o espaço, o tempo e as interações estabelecidas na sala de atividades/aula. Assumimos uma atitude reflexiva e crítica em relação a todo o trabalho desenvolvido, inclusive sobre a nossa prática e, desta forma, exteriorizamos opiniões e fundamentos que consideramos pertinentes ao nosso estudo. Os dados foram recolhidos no decorrer das intervenções realizadas nos dois contextos, através da observação direta e participante onde recorremos a diários de bordo, notas de campo, registos fotográficos e de áudio e, ainda, às produções das crianças, com a intencionalidade de nos servirem como documentos de análise. Partimos da questão De que forma as crianças aprendem umas com as outras, mediadas pelo adulto e pela relação que mantêm com o espaço, com o tempo e com as interações? E estabelecemos como objetivos: (i) desenvolver experiências de ensino/aprendizagem potenciadoras do desenvolvimento integral da criança; (ii) proporcionar um ambiente favorável e condições materiais estimulantes para o grupo de crianças e para cada uma; (iii) observar as relações que as crianças mantêm com o espaço e com o tempo; e por último, (iv) atender aos interesses e motivações das crianças, em espaços plurais. De salientar que realizamos análise de conteúdo à informação constante nos diários de bordo que fomos redigindo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, de modo a dar resposta às nossas vivências e às vivências das crianças atendendo às três dimensões pedagógicas: espaço, tempo e interações. Para além disso, ao tencionarmos refletir sobre a prática educativa desenvolvida, na apresentação que fazemos das experiências de ensino aprendizagem, que convocamos para analisar e refletir no âmbito deste relatório, consideramos que se traduziu num processo descritivo e interpretativo que, obviamente, enquadramos numa abordagem qualitativa. Em termos de resultados pensamos poder concluir que quer num contexto, quer no outro procuramos atender aos interesses e motivações das crianças, não só no espaço sala de atividades/aula, mas também em espaços plurais. Relativamente às dimensões pedagógicas que fomos evidenciando (espaço, tempo e interações), pela forma como as vivenciamos em contexto consideramos que são decisivas para o desenvolvimento integral da criança.This internship report aims to put into words some of the work developed under the Course Unit of Supervised Teaching Practice (STP), as part of the Master's Degree in Pre-School and 1st Cycle of Basic Education. The practice in the context of Pre-School Education was held in a Private Institution of Social Solidarity (PISS) with children aged three years old and in the context of the 1st Cycle of Basic Education, an institution of the public school system with a group of children aged six years old. In the course of our educational activity we have considered the child’s overall development and we have promoted their active involvement in the activities proposed, respecting their interests, their pace of work, as well as their interpersonal relationships. To this end, we have considered three pedagogical dimensions: space, time and interactions established in activities / classroom. We take a reflective and critical attitude toward the whole work, including on our practice and thus externalize opinions and evidence considered relevant to our study. Data were collected in the course of interventions in both contexts, through direct observation and participant where we resort to logbooks, field notes, photographic and audio records and also to children's productions, with the intention to serve us as document analysis. We start with the question How do children learn from each other, mediated by an adult and by their relationship with space, time and with interactions? And we have established the following objectives: (i) develop teaching/learning experiences enhancing the child’s overall development; (ii) provide a favourable environment and stimulant material conditions for the group of children and for each child; (iii) observe the relationships that children have with the space and time; and finally, (iv) consider the interests and motivations of children in plural spaces. It should be noted that we have performed content analysis to the information contained in logbooks that we were writing along the Supervised Teaching Practice in order to meet our experiences and the experiences of children attending the three pedagogical dimensions: space, time and interactions. In addition, we intend to reflect on the educational practice developed in the presentation we make of educational learning experiences that call upon to analyse and reflect on this report, we consider that resulted in a descriptive and interpretive process that obviously we frame in a qualitative approach. In terms of results we think that we can conclude that either in a context or in the other we seek to meet the interests and motivations of children, not only in space activity room / classroom, but also in plural spaces. Concerning pedagogical dimensions that we were showing (space, time and interactions), the way we experience in context we consider that they are decisive for the children development.Mesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBCorreia, Bruna Marisa Rodrigues2015-06-18T16:59:07Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11873TID:201012219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:27:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:19.969502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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