Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Rita Vieira de Magalhães Ricardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12688
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar teve a duração de 180 horas, das quais 24 horas foram em contexto Creche. A intervenção em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico teve a duração de 180 horas. O principal objetivo deste relatório é apresentar o trabalho desenvolvido com as crianças ao longo da nossa PES em ambos os contextos, investigando, descrevendo e refletindo sobre a ação educativa. A nossa prática pedagógica foi desenvolvida na Educação Pré-Escolar (EPE), com um grupo de 20 crianças, com idades de 3 e 4 anos, e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), com um grupo de 23 crianças que integravam o 3.º ano de escolaridade. Ambos os contextos pertenciam à rede pública. Para a realização das atividades nestes contextos, partimos da curiosidade, interesse e necessidades do grupo com apoio nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e no Programa Nacional do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a nossa questão problema: Qual a importância da motivação no processo ensino-aprendizagem? Com os objetivos: (i) Perceber quais as experiências de aprendizagem que motivam mais o grupo; (ii) Perceber se as interações entre aluno e aluno influenciam a motivação; (iii) Perceber se a afetividade professor aluno influencia a motivação. Os dados foram, maioritariamente, recolhidos através do registo de notas de campo. Como técnica de análise de dados recorremos à análise de conteúdo. Para além disso, a reflexão sobre a prática educativa esteve sempre presente na PES e na escrita deste relatório. Na apresentação que fizemos das experiências de ensino aprendizagem, consideramos que se traduziu num processo descritivo e interpretativo que enquadramos numa abordagem qualitativa. Em termos de resultados pensamos poder concluir que quer num contexto, quer no outro procuramos atender aos interesses e motivações das crianças, não só no espaço sala de atividades/aula, mas também em espaços exteriores à sala. Relativamente às dimensões pedagógicas evidenciaram-se as interações e o modo de como a criança se envolveu na tarefa.
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A nossa prática pedagógica foi desenvolvida na Educação Pré-Escolar (EPE), com um grupo de 20 crianças, com idades de 3 e 4 anos, e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), com um grupo de 23 crianças que integravam o 3.º ano de escolaridade. Ambos os contextos pertenciam à rede pública. Para a realização das atividades nestes contextos, partimos da curiosidade, interesse e necessidades do grupo com apoio nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e no Programa Nacional do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a nossa questão problema: Qual a importância da motivação no processo ensino-aprendizagem? Com os objetivos: (i) Perceber quais as experiências de aprendizagem que motivam mais o grupo; (ii) Perceber se as interações entre aluno e aluno influenciam a motivação; (iii) Perceber se a afetividade professor aluno influencia a motivação. Os dados foram, maioritariamente, recolhidos através do registo de notas de campo. Como técnica de análise de dados recorremos à análise de conteúdo. Para além disso, a reflexão sobre a prática educativa esteve sempre presente na PES e na escrita deste relatório. Na apresentação que fizemos das experiências de ensino aprendizagem, consideramos que se traduziu num processo descritivo e interpretativo que enquadramos numa abordagem qualitativa. Em termos de resultados pensamos poder concluir que quer num contexto, quer no outro procuramos atender aos interesses e motivações das crianças, não só no espaço sala de atividades/aula, mas também em espaços exteriores à sala. Relativamente às dimensões pedagógicas evidenciaram-se as interações e o modo de como a criança se envolveu na tarefa.This report was carried out within the course of Supervised Teaching Practice (PES), inserted in the Master's course curriculum in Pre-School Education and the 1st cycle of basic education, the Higher Education School Polytechnic Institute of Bragança. The intervention in the context of pre-school education lasted 180 hours, of which 24 hours were in baby nursery context. The intervention in the context of 1st cycle of basic education lasted for 180 hours. The aim of this report is to present the work with the children throughout our PES in both contexts, investigating, describing and reflecting. Our pedagogical practice was developed in Pre-School Education (EPE), with a group of 19 children, ages 3 and 4 years old , and the 1st cycle of basic education (1st CEB), a group of 23 children who were part of the 3rd grade. Both contexts are public institution. To carry out activities in these contexts, we start with the curiosity, interest and group needs with support of the Curriculum Guidelines for Pre-School Education and the National Program of the 3rd year of the 1st cycle of basic education, taking about of our problem question: What is the importance of motivation in the teaching-learning process? With the objectives: (i) To understand which learning experiences that motivate more the group; (ii) To understand if the interactions between student and student influence motivation; (iii) To understand if the teacher student affective influences motivation. Noteworthy that perform content analysis to the information contained in the field notes we record along the Supervised Teaching Practice, in order to meet our experiences and the experiences of children. In addition, we are planning to reflect on the educational practice developed in the submission we make of educational learning experiences, we consider that resulted in a descriptive and interpretive process that obviously we fit a qualitative approach. In terms of results we think we can conclude that either in the context of pre-school education, whether in the context of 1st cycle of basic education we seek to answer the interests and motivations of the children, not only in the activity room space / class, but also in outer space to the room. With regard to pedagogical dimensions showed the interactions and the way how the child was involved in the task.Ribeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBMendes, Ana Rita Vieira de Magalhães Ricardo2016-01-25T16:43:04Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12688TID:201026082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:46Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:57.374612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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