A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Catarina Mafalda Mota
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31980
Resumo: O presente Relatório Final, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, tem como principal objetivo aferir se o desenvolvimento de um projeto pedagógico, caraterística inerente à metodologia de trabalho de projeto, poderá promover o desenvolvimento lexical das crianças nele envolvido. Nesse sentido, e uma vez que em Portugal as baterias de testes que avaliam o conhecimento lexical não contemplam os campos lexical e semântico trabalhados com o grupo de crianças envolvidas no projeto foi necessário recorrer a uma metodologia alternativa de avaliação do conhecimento lexical do grupo. Para tal, foi realizado um pré-teste, em que através de gravações áudio e transcrição de diálogos, se tentou perceber quais os termos específicos relativos ao campo lexical /semântico relacionados com o tema do projeto, utilizados pelas crianças antes da sua implementação. Após o desenvolvimento do projeto pedagógico (intervenção), foi realizado o pós- teste, em que através de entrevistas individuais e do diálogo em grande grupo para perceber quais as aprendizagens efetuadas, se voltou a aferir quais os termos utilizados pelas crianças. Uma vez que o capital lexical influencia, entre outros fatores, a compreensão leitora, e partindo de estudos que comprovam que algumas das dificuldades de leitura detetadas durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico correspondem a défices metalinguísticos evidenciados na educação pré-escolar, pretendemos com este trabalho mostrar que o jardim de infância poderá ter um papel fundamental na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças, e que o desenvolvimento do capital lexical poderá ser promovido desde a educação pré- escolar, partindo dos interesses e questões das crianças sobre o mundo que as rodeia.
id RCAP_813ff4bddd3d824329ae96e18a9fb964
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexicalLéxicoDesenvolvimento LexicalCompreensão LeitoraFluência LeitoraTrabalho de ProjetoO presente Relatório Final, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, tem como principal objetivo aferir se o desenvolvimento de um projeto pedagógico, caraterística inerente à metodologia de trabalho de projeto, poderá promover o desenvolvimento lexical das crianças nele envolvido. Nesse sentido, e uma vez que em Portugal as baterias de testes que avaliam o conhecimento lexical não contemplam os campos lexical e semântico trabalhados com o grupo de crianças envolvidas no projeto foi necessário recorrer a uma metodologia alternativa de avaliação do conhecimento lexical do grupo. Para tal, foi realizado um pré-teste, em que através de gravações áudio e transcrição de diálogos, se tentou perceber quais os termos específicos relativos ao campo lexical /semântico relacionados com o tema do projeto, utilizados pelas crianças antes da sua implementação. Após o desenvolvimento do projeto pedagógico (intervenção), foi realizado o pós- teste, em que através de entrevistas individuais e do diálogo em grande grupo para perceber quais as aprendizagens efetuadas, se voltou a aferir quais os termos utilizados pelas crianças. Uma vez que o capital lexical influencia, entre outros fatores, a compreensão leitora, e partindo de estudos que comprovam que algumas das dificuldades de leitura detetadas durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico correspondem a défices metalinguísticos evidenciados na educação pré-escolar, pretendemos com este trabalho mostrar que o jardim de infância poderá ter um papel fundamental na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças, e que o desenvolvimento do capital lexical poderá ser promovido desde a educação pré- escolar, partindo dos interesses e questões das crianças sobre o mundo que as rodeia.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Repositório ComumSerra, Catarina Mafalda Mota2020-04-14T08:33:14Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31980202453111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:54.384448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexical
title A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexical
spellingShingle A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexical
Serra, Catarina Mafalda Mota
Léxico
Desenvolvimento Lexical
Compreensão Leitora
Fluência Leitora
Trabalho de Projeto
title_short A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexical
title_full A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexical
title_fullStr A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexical
title_full_unstemmed A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexical
title_sort A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexical
author Serra, Catarina Mafalda Mota
author_facet Serra, Catarina Mafalda Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Catarina Mafalda Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Léxico
Desenvolvimento Lexical
Compreensão Leitora
Fluência Leitora
Trabalho de Projeto
topic Léxico
Desenvolvimento Lexical
Compreensão Leitora
Fluência Leitora
Trabalho de Projeto
description O presente Relatório Final, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, tem como principal objetivo aferir se o desenvolvimento de um projeto pedagógico, caraterística inerente à metodologia de trabalho de projeto, poderá promover o desenvolvimento lexical das crianças nele envolvido. Nesse sentido, e uma vez que em Portugal as baterias de testes que avaliam o conhecimento lexical não contemplam os campos lexical e semântico trabalhados com o grupo de crianças envolvidas no projeto foi necessário recorrer a uma metodologia alternativa de avaliação do conhecimento lexical do grupo. Para tal, foi realizado um pré-teste, em que através de gravações áudio e transcrição de diálogos, se tentou perceber quais os termos específicos relativos ao campo lexical /semântico relacionados com o tema do projeto, utilizados pelas crianças antes da sua implementação. Após o desenvolvimento do projeto pedagógico (intervenção), foi realizado o pós- teste, em que através de entrevistas individuais e do diálogo em grande grupo para perceber quais as aprendizagens efetuadas, se voltou a aferir quais os termos utilizados pelas crianças. Uma vez que o capital lexical influencia, entre outros fatores, a compreensão leitora, e partindo de estudos que comprovam que algumas das dificuldades de leitura detetadas durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico correspondem a défices metalinguísticos evidenciados na educação pré-escolar, pretendemos com este trabalho mostrar que o jardim de infância poderá ter um papel fundamental na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças, e que o desenvolvimento do capital lexical poderá ser promovido desde a educação pré- escolar, partindo dos interesses e questões das crianças sobre o mundo que as rodeia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14T08:33:14Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31980
202453111
url http://hdl.handle.net/10400.26/31980
identifier_str_mv 202453111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032106373120