Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naschold, Angela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Balen, Sheila, Campos, André, Santos, Selan, Soltosky, Michele, Brazorotto, Joseli, Pereira, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18394
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir o papel das tecnologias digitais no incentivo à leitura infantil. A compreensão textual de estudantes brasileiros é muito precária, e são necessárias medidas eficazes para melhorar esse quadro. Uma estratégia é fomentar a leitura desde os primeiros anos de escola, na esperança de que melhorias na fluência, na construção de vocabulário e no desenvolvimento de atração pela narrativa textual possam contribuir para a criação de uma sociedade leitora. Neste trabalho, discutimos e apresentamos uma proposta de utilização de uma tecnologia digital em particular, a realidade aumentada, que cria uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico, para melhorar a fluência da leitura e auxiliar a melhorar os índices de compreensão leitora dos estudantes brasileiros. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Telling stories with augmented reality: a strategy to increase fluency in children’s reading  Abstract: This paper aims to discuss the role of digital technologies in stimulating children’s reading. Brazilian students’ reading comprehension is very poor, and effective actions are necessary to improve this situation. One strategy is to stimulate reading habits since the early grades, hoping that improvements in fluency, vocabulary building and increased interest in narratives may contribute to the creation of a society of readers. In this paper, we discuss and present a proposal for the utilization of augmented reality, a digital technology that has brought about a new perspective for interacting with books as physical objects, in order to improve Brazilian students’ reading fluency and their performance in reading comprehension tests. Keywords: Reading comprehension; Reading fluency; Augmented reality
id PUC_RS-19_ae86d287eda38828f9caeed1d044b68a
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18394
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantilCompreensão leitoraFluência leitoraRealidade aumentadaLiteraturaO objetivo deste trabalho é discutir o papel das tecnologias digitais no incentivo à leitura infantil. A compreensão textual de estudantes brasileiros é muito precária, e são necessárias medidas eficazes para melhorar esse quadro. Uma estratégia é fomentar a leitura desde os primeiros anos de escola, na esperança de que melhorias na fluência, na construção de vocabulário e no desenvolvimento de atração pela narrativa textual possam contribuir para a criação de uma sociedade leitora. Neste trabalho, discutimos e apresentamos uma proposta de utilização de uma tecnologia digital em particular, a realidade aumentada, que cria uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico, para melhorar a fluência da leitura e auxiliar a melhorar os índices de compreensão leitora dos estudantes brasileiros. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Telling stories with augmented reality: a strategy to increase fluency in children’s reading  Abstract: This paper aims to discuss the role of digital technologies in stimulating children’s reading. Brazilian students’ reading comprehension is very poor, and effective actions are necessary to improve this situation. One strategy is to stimulate reading habits since the early grades, hoping that improvements in fluency, vocabulary building and increased interest in narratives may contribute to the creation of a society of readers. In this paper, we discuss and present a proposal for the utilization of augmented reality, a digital technology that has brought about a new perspective for interacting with books as physical objects, in order to improve Brazilian students’ reading fluency and their performance in reading comprehension tests. Keywords: Reading comprehension; Reading fluency; Augmented realityEditora da PUCRS - ediPUCRS2015-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLiteratura; Psicolinguística; Neurociênciasapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/1839410.15448/1984-7726.2015.1.18394Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-146Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-146Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-1461984-77260101-333510.15448/1984-7726.2015.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18394/12880Naschold, AngelaBalen, SheilaCampos, AndréSantos, SelanSoltosky, MicheleBrazorotto, JoseliPereira, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T20:59:33Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18394Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T20:59:33Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil
title Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil
spellingShingle Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil
Naschold, Angela
Compreensão leitora
Fluência leitora
Realidade aumentada
Literatura
title_short Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil
title_full Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil
title_fullStr Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil
title_full_unstemmed Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil
title_sort Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil
author Naschold, Angela
author_facet Naschold, Angela
Balen, Sheila
Campos, André
Santos, Selan
Soltosky, Michele
Brazorotto, Joseli
Pereira, Antonio
author_role author
author2 Balen, Sheila
Campos, André
Santos, Selan
Soltosky, Michele
Brazorotto, Joseli
Pereira, Antonio
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naschold, Angela
Balen, Sheila
Campos, André
Santos, Selan
Soltosky, Michele
Brazorotto, Joseli
Pereira, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
Fluência leitora
Realidade aumentada
Literatura
topic Compreensão leitora
Fluência leitora
Realidade aumentada
Literatura
description O objetivo deste trabalho é discutir o papel das tecnologias digitais no incentivo à leitura infantil. A compreensão textual de estudantes brasileiros é muito precária, e são necessárias medidas eficazes para melhorar esse quadro. Uma estratégia é fomentar a leitura desde os primeiros anos de escola, na esperança de que melhorias na fluência, na construção de vocabulário e no desenvolvimento de atração pela narrativa textual possam contribuir para a criação de uma sociedade leitora. Neste trabalho, discutimos e apresentamos uma proposta de utilização de uma tecnologia digital em particular, a realidade aumentada, que cria uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico, para melhorar a fluência da leitura e auxiliar a melhorar os índices de compreensão leitora dos estudantes brasileiros. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Telling stories with augmented reality: a strategy to increase fluency in children’s reading  Abstract: This paper aims to discuss the role of digital technologies in stimulating children’s reading. Brazilian students’ reading comprehension is very poor, and effective actions are necessary to improve this situation. One strategy is to stimulate reading habits since the early grades, hoping that improvements in fluency, vocabulary building and increased interest in narratives may contribute to the creation of a society of readers. In this paper, we discuss and present a proposal for the utilization of augmented reality, a digital technology that has brought about a new perspective for interacting with books as physical objects, in order to improve Brazilian students’ reading fluency and their performance in reading comprehension tests. Keywords: Reading comprehension; Reading fluency; Augmented reality
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Literatura; Psicolinguística; Neurociências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18394
10.15448/1984-7726.2015.1.18394
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18394
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2015.1.18394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18394/12880
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-146
Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-146
Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-146
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2015.1
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128779169202176