Crescer comigo e com os outros - desenvolvendo competências sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10280 |
Resumo: | O presente trabalho reflete a experiência de um estudo de caso desenvolvido no âmbito de um projeto, que denominámos “CRESCER…Comigo e com os Outros!”, e que visou a promoção de competência social das crianças envolvidas. Pretendeu-se motivar as crianças para o desenvolvimento de atitudes de empatia, de respeito pelo outro e de entreajuda. O projeto foi realizado num contexto de 1.º ciclo, com uma turma de 21 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, durante o período de estágio curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro (1.º semestre de 2011-12). A observação e análise centraram-se particularmente nas crianças que revelaram baixos níveis de implicação e de bem-estar nas atividades propostas, aquando da primeira caraterização do grupo. Ao longo deste estudo, foram realizadas sessões com a turma, adotando maioritariamente a abordagem Filosofia para Crianças, de forma a estimular o pensamento crítico das crianças em torno das relações sociais. Também se desenvolveram diversas abordagens promotoras de trabalho colaborativo e de escuta dos colegas ao longo das diversas atividades escolares. A análise do processo e efeitos da intervenção revelam a importância do trabalho em torno da competência social, com o objetivo de facilitar as relações e comportamentos entre alunos e professor, bem como um meio de reflexão de situações quotidianas em ambiente escolar. Concluiu-se que, apesar de algumas melhorias, as crianças, continuam a revelar alguma dificuldade em se relacionarem entre si de forma harmoniosa. Ainda, evidenciaram apetência para mobilização do seu pensamento crítico, o que se demonstrou uma mais-valia na interação ao longo das sessões. Assim, será determinante a continuidade do projeto iniciado, para a obtenção de resultados mais duradoiros ao nível da melhoria dos comportamentos sociais. |
id |
RCAP_81642663a450941146a7cf0dfa400607 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10280 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crescer comigo e com os outros - desenvolvendo competências sociaisPrática pedagógicaTécnicas da aula - Ensino básico 1º cicloDesenvolvimento socialCompetência interpessoalRelações interpessoaisO presente trabalho reflete a experiência de um estudo de caso desenvolvido no âmbito de um projeto, que denominámos “CRESCER…Comigo e com os Outros!”, e que visou a promoção de competência social das crianças envolvidas. Pretendeu-se motivar as crianças para o desenvolvimento de atitudes de empatia, de respeito pelo outro e de entreajuda. O projeto foi realizado num contexto de 1.º ciclo, com uma turma de 21 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, durante o período de estágio curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro (1.º semestre de 2011-12). A observação e análise centraram-se particularmente nas crianças que revelaram baixos níveis de implicação e de bem-estar nas atividades propostas, aquando da primeira caraterização do grupo. Ao longo deste estudo, foram realizadas sessões com a turma, adotando maioritariamente a abordagem Filosofia para Crianças, de forma a estimular o pensamento crítico das crianças em torno das relações sociais. Também se desenvolveram diversas abordagens promotoras de trabalho colaborativo e de escuta dos colegas ao longo das diversas atividades escolares. A análise do processo e efeitos da intervenção revelam a importância do trabalho em torno da competência social, com o objetivo de facilitar as relações e comportamentos entre alunos e professor, bem como um meio de reflexão de situações quotidianas em ambiente escolar. Concluiu-se que, apesar de algumas melhorias, as crianças, continuam a revelar alguma dificuldade em se relacionarem entre si de forma harmoniosa. Ainda, evidenciaram apetência para mobilização do seu pensamento crítico, o que se demonstrou uma mais-valia na interação ao longo das sessões. Assim, será determinante a continuidade do projeto iniciado, para a obtenção de resultados mais duradoiros ao nível da melhoria dos comportamentos sociais.This study reflects the experience of a case study developed within a project, labeled "GROW ... Me and the Others", which aimed to promote social competence of children involved. It was intended to motivate children to develop attitudes of empathy, respect for others and mutual support. The project was conducted in a context of first cycle, with a group of 21 children, aged 7 and 9 years, during the period of probation the Masters in Preschool Education and Teaching first cycle Basic Education at the University of Aveiro (first half of 2011-12). The observation and analysis focused particularly on children who showed low levels of involvement and welfare in the proposed activities at the first characterization of the group. Throughout this study, sessions were held with the group, largely adopting the Philosophy for Children approach in order to stimulate critical thinking about children's social relationships. It has also developed several approaches that promote collaborative working and listening to colleagues throughout the various school activities. The analysis of the effects of the intervention process reveal the importance of the work around social competence, in order to facilitate relations and behavior between students and teacher as well as a means of reflection of everyday situations in a school environment. It was concluded that, despite some improvements, children continue to have some difficulty relate to each other smoothly. Still, showed readiness for mobilization of critical thinking, which showed a surplus value in the interaction during the sessions. So, will determine the continuity of the project started, to obtain longer-lasting results in terms of improvement of social behavior.Universidade de Aveiro2013-04-26T16:01:02Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10280porTavares, Joana dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:57Zoai:ria.ua.pt:10773/10280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:56.398341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crescer comigo e com os outros - desenvolvendo competências sociais |
title |
Crescer comigo e com os outros - desenvolvendo competências sociais |
spellingShingle |
Crescer comigo e com os outros - desenvolvendo competências sociais Tavares, Joana dos Santos Prática pedagógica Técnicas da aula - Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento social Competência interpessoal Relações interpessoais |
title_short |
Crescer comigo e com os outros - desenvolvendo competências sociais |
title_full |
Crescer comigo e com os outros - desenvolvendo competências sociais |
title_fullStr |
Crescer comigo e com os outros - desenvolvendo competências sociais |
title_full_unstemmed |
Crescer comigo e com os outros - desenvolvendo competências sociais |
title_sort |
Crescer comigo e com os outros - desenvolvendo competências sociais |
author |
Tavares, Joana dos Santos |
author_facet |
Tavares, Joana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Joana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Técnicas da aula - Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento social Competência interpessoal Relações interpessoais |
topic |
Prática pedagógica Técnicas da aula - Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento social Competência interpessoal Relações interpessoais |
description |
O presente trabalho reflete a experiência de um estudo de caso desenvolvido no âmbito de um projeto, que denominámos “CRESCER…Comigo e com os Outros!”, e que visou a promoção de competência social das crianças envolvidas. Pretendeu-se motivar as crianças para o desenvolvimento de atitudes de empatia, de respeito pelo outro e de entreajuda. O projeto foi realizado num contexto de 1.º ciclo, com uma turma de 21 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, durante o período de estágio curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro (1.º semestre de 2011-12). A observação e análise centraram-se particularmente nas crianças que revelaram baixos níveis de implicação e de bem-estar nas atividades propostas, aquando da primeira caraterização do grupo. Ao longo deste estudo, foram realizadas sessões com a turma, adotando maioritariamente a abordagem Filosofia para Crianças, de forma a estimular o pensamento crítico das crianças em torno das relações sociais. Também se desenvolveram diversas abordagens promotoras de trabalho colaborativo e de escuta dos colegas ao longo das diversas atividades escolares. A análise do processo e efeitos da intervenção revelam a importância do trabalho em torno da competência social, com o objetivo de facilitar as relações e comportamentos entre alunos e professor, bem como um meio de reflexão de situações quotidianas em ambiente escolar. Concluiu-se que, apesar de algumas melhorias, as crianças, continuam a revelar alguma dificuldade em se relacionarem entre si de forma harmoniosa. Ainda, evidenciaram apetência para mobilização do seu pensamento crítico, o que se demonstrou uma mais-valia na interação ao longo das sessões. Assim, será determinante a continuidade do projeto iniciado, para a obtenção de resultados mais duradoiros ao nível da melhoria dos comportamentos sociais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-04-26T16:01:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10280 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137520868392960 |