Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rita Daniela Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10337
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, pertencentes ao 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade de Aveiro. Este relatório reflete a experiência de um estudo de caso desenvolvido no âmbito de um projeto, denominado “CRESCER... Comigo e com os Outros!”, e que visou a promoção de competências sociais das crianças envolvidas. Pretendeu-se motivar as crianças para o desenvolvimento de atitudes de empatia, de respeito pelo outro e de entreajuda. O estudo incidiu sobre vinte e uma crianças, pertententes a um contexto de 1.º Ciclo, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos. Ao longo deste estudo, foram realizadas sessões com a turma, adotando maioritariamente a abordagem Filosofia para Crianças, por forma a estimular o pensamento crítico das crianças em torno das temáticas escolhidas e foram também desenvolvidas estratégias e dinâmicas de trabalho de grupo promotoras de cooperação e escuta do outro. Da análise do processo e efeitos da intervenção podemos concluir que, de uma maneira geral, as crianças evoluíram nos seus comportamentos sociais, ainda que de uma forma limitada, e demonstraram boa capacidade em pensar criticamente acerca das temáticas. Tratando-se de um tema complexo e determinado por uma ecologia do desenvolvimento que vai para além do espaço de sala de aula, os resultados obtidos merecerão um investimento continuado no sentido de se tornarem mais consistentes.
id RCAP_d596fcfb560d2042af99cbc211306534
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratórioPrática pedagógicaTécnicas da aula - Ensino básico 1º cicloDesenvolvimento socialCompetência interpessoalRelações interpessoaisO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, pertencentes ao 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade de Aveiro. Este relatório reflete a experiência de um estudo de caso desenvolvido no âmbito de um projeto, denominado “CRESCER... Comigo e com os Outros!”, e que visou a promoção de competências sociais das crianças envolvidas. Pretendeu-se motivar as crianças para o desenvolvimento de atitudes de empatia, de respeito pelo outro e de entreajuda. O estudo incidiu sobre vinte e uma crianças, pertententes a um contexto de 1.º Ciclo, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos. Ao longo deste estudo, foram realizadas sessões com a turma, adotando maioritariamente a abordagem Filosofia para Crianças, por forma a estimular o pensamento crítico das crianças em torno das temáticas escolhidas e foram também desenvolvidas estratégias e dinâmicas de trabalho de grupo promotoras de cooperação e escuta do outro. Da análise do processo e efeitos da intervenção podemos concluir que, de uma maneira geral, as crianças evoluíram nos seus comportamentos sociais, ainda que de uma forma limitada, e demonstraram boa capacidade em pensar criticamente acerca das temáticas. Tratando-se de um tema complexo e determinado por uma ecologia do desenvolvimento que vai para além do espaço de sala de aula, os resultados obtidos merecerão um investimento continuado no sentido de se tornarem mais consistentes.The present stage report was performed in Practice Teaching Supervised and Seminar in Educational Research subjects, belonging to the second year of Master Degree in Pre-school Education and Teaching of First Cycle of Basic Education, taught at the Aveiro’s University. This study displays the experience of a case study developed within a project, named “GROW... Me and the Others”, which intended to promote social competence of children involved. It was intended to motivate children to develop attitudes of empathy, respect for others and mutual support. This study focused on twenty one children, in a context of primary school, aged between 7 and 9 years. Throughout this study, sessions were held with the class, adopting in majority the Children Philosophy in order to stimulate children critical thinking around the themes chosen and it has also developed strategies and group work dynamics that promotes cooperation and listening to another. From the analysis of process and the effects of the intervention, we can conclude that, in general, the children have improved in their social behaviour, even if in a limited way, and they have showed good ability to think critically about the issues. In the case of a complex theme determined by an ecology of development that goes beyond the classroom environment, the results will need a continue exploration in order to become more consistent.Universidade de Aveiro2013-05-03T10:12:03Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10337porGonçalves, Rita Daniela Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:02Zoai:ria.ua.pt:10773/10337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:57.997918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratório
title Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratório
spellingShingle Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratório
Gonçalves, Rita Daniela Rodrigues
Prática pedagógica
Técnicas da aula - Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento social
Competência interpessoal
Relações interpessoais
title_short Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratório
title_full Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratório
title_fullStr Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratório
title_full_unstemmed Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratório
title_sort Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratório
author Gonçalves, Rita Daniela Rodrigues
author_facet Gonçalves, Rita Daniela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rita Daniela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Técnicas da aula - Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento social
Competência interpessoal
Relações interpessoais
topic Prática pedagógica
Técnicas da aula - Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento social
Competência interpessoal
Relações interpessoais
description O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, pertencentes ao 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade de Aveiro. Este relatório reflete a experiência de um estudo de caso desenvolvido no âmbito de um projeto, denominado “CRESCER... Comigo e com os Outros!”, e que visou a promoção de competências sociais das crianças envolvidas. Pretendeu-se motivar as crianças para o desenvolvimento de atitudes de empatia, de respeito pelo outro e de entreajuda. O estudo incidiu sobre vinte e uma crianças, pertententes a um contexto de 1.º Ciclo, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos. Ao longo deste estudo, foram realizadas sessões com a turma, adotando maioritariamente a abordagem Filosofia para Crianças, por forma a estimular o pensamento crítico das crianças em torno das temáticas escolhidas e foram também desenvolvidas estratégias e dinâmicas de trabalho de grupo promotoras de cooperação e escuta do outro. Da análise do processo e efeitos da intervenção podemos concluir que, de uma maneira geral, as crianças evoluíram nos seus comportamentos sociais, ainda que de uma forma limitada, e demonstraram boa capacidade em pensar criticamente acerca das temáticas. Tratando-se de um tema complexo e determinado por uma ecologia do desenvolvimento que vai para além do espaço de sala de aula, os resultados obtidos merecerão um investimento continuado no sentido de se tornarem mais consistentes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-03T10:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10337
url http://hdl.handle.net/10773/10337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137520909287424