Promoção da competência social e emocional no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13793 |
Resumo: | O desenvolvimento ocorre a partir do plano interpessoal, ou seja, a partir das interações e relações que estabelecemos com os outros, pelo que a competência social e emocional assume um papel determinante no mesmo, podendo ser facilitadora da aprendizagem. É importante não esquecer que o adulto, em especial o educador tem um papel fundamental neste contexto, pois a sua atitude poderá determinar o percurso do desenvolvimento da competência social e emocional nas crianças, através da sensibilidade que demonstra, da estimulação e promoção da autonomia do grupo e da sua própria postura, pela forma como se relaciona com os outros e com as próprias crianças. No entanto a realidade é complexa e cada criança faz parte de uma série de contextos, cujas relações influenciam o seu desenvolvimento, pelo que a participação das famílias e da comunidade no processo educativo é essencial. O presente trabalho propõe-se apresentar uma investigação qualitativa sobre a promoção da competência social e emocional, dinamizada num Jardim de Infância na periferia da cidade de Ílhavo. Esta competência envolve várias subcompetências, tanto ao nível da autoconsciência, como da consciência do outro, e pode ser determinante em muitos momentos da nossa vida, já que é facilitadora da autoconfiança e bem-estar emocional, assim como das interações e relações com os outros. O nosso principal objetivo é compreender se as atividades dinamizadas e a atitude do adulto foram promotoras da competência social e emocional. Deste modo, e tendo em conta a transversalidade do nosso objeto de estudo, dinamizamos várias atividades, desde a leitura, as expressões artística e motora, a culinária, passando também pela rotina do acolhimento e das reuniões de grande grupo. Considerámos importante manter a abertura ao currículo emergente, pelo que tentámos que houvésse espaço para as ideias, projetos e sugestões das crianças durante as atividades, tendo ocorrido algumas atividades emergentes. A análise dos dados, tendo em conta as categorias estabelecidas ao nível da competência social e emocional, assim como da atitude do adulto, evidencia que todas as atividades analisadas foram promotoras da competência social e emocional, e em todas elas a atitude do adulto fomentou o bem-estar emocional das crianças e um bom clima de grupo. Este trabalho permitiu-nos compreender a importância do papel do educador como promotor da competência social e emocional das crianças, ajudando-as a conhecerem-se melhor a si mesmas, a serem capazes de ouvir, respeitar e resolver problemas e conflitos, e por isso a relacionarem-se melhor com os outros. |
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No entanto a realidade é complexa e cada criança faz parte de uma série de contextos, cujas relações influenciam o seu desenvolvimento, pelo que a participação das famílias e da comunidade no processo educativo é essencial. O presente trabalho propõe-se apresentar uma investigação qualitativa sobre a promoção da competência social e emocional, dinamizada num Jardim de Infância na periferia da cidade de Ílhavo. Esta competência envolve várias subcompetências, tanto ao nível da autoconsciência, como da consciência do outro, e pode ser determinante em muitos momentos da nossa vida, já que é facilitadora da autoconfiança e bem-estar emocional, assim como das interações e relações com os outros. O nosso principal objetivo é compreender se as atividades dinamizadas e a atitude do adulto foram promotoras da competência social e emocional. Deste modo, e tendo em conta a transversalidade do nosso objeto de estudo, dinamizamos várias atividades, desde a leitura, as expressões artística e motora, a culinária, passando também pela rotina do acolhimento e das reuniões de grande grupo. Considerámos importante manter a abertura ao currículo emergente, pelo que tentámos que houvésse espaço para as ideias, projetos e sugestões das crianças durante as atividades, tendo ocorrido algumas atividades emergentes. A análise dos dados, tendo em conta as categorias estabelecidas ao nível da competência social e emocional, assim como da atitude do adulto, evidencia que todas as atividades analisadas foram promotoras da competência social e emocional, e em todas elas a atitude do adulto fomentou o bem-estar emocional das crianças e um bom clima de grupo. Este trabalho permitiu-nos compreender a importância do papel do educador como promotor da competência social e emocional das crianças, ajudando-as a conhecerem-se melhor a si mesmas, a serem capazes de ouvir, respeitar e resolver problemas e conflitos, e por isso a relacionarem-se melhor com os outros.Development occurs from the interpersonal plan, in other words, from the interactions and relationships we establish with others, whereby the social e emotional competence assumes a determinant role in it, and can be a facilitator of learning. It is important to remember that adults, especially educators have a key role in this context, because their attitude may determine the course of the development of social and emotional competence in children by demonstrating sensitivity, the stimulation and promotion of group autonomy and its own posture, the way he relates to others and with children. However, it’s a complex reality and each child is part of a series of contexts, whose relationships influences its development, whereby the participation of families and the community in the educational process is essential. This paper proposes to disclose a qualitative research on the promotion of social and emotional competence, implemented in a kindergarten, on the outskirts of the city of Ílhavo. This competence involves several subskills, both at the level of self-consciousness as the awareness of the other, and it may be determinant in much moments of our life, since it is a facilitator of selfconfidence and emotional well-being, as well as of the interactions and relationships with others. Our main objective is to understand if the implemented activities and the adult’s attitude were promoting the development of social and emotional competence. Thus, taking into account the transversality of our study object, we promoted several activities: reading, artistic and motor expressions, cooking, and the reception routine as well as the large group meetings. We considered important to keep opening to the emerging curriculum, so we tried to maintain a space to the ideas, projects and suggestions of children during the activities, having occurred some emerging activities. Analyzing our data, and taking into account the established categories in terms of social and emotional competence, as well as the adult’s attitude, we concluded that all the analyzed activities were promoting social and emotional competence, and in all of them the adult´s attitude fostered children emotional well-being and a positive group environment. This project allowed us to understand the important role of the educator as a promoter of children social e emotional competence, encouraging their self awareness, as their ability to listen, respect and solve troubles and conflicts, and so to relate better with others.Universidade de Aveiro2015-04-14T10:50:44Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13793TID:201578395porPereira, Joana Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:10Zoai:ria.ua.pt:10773/13793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:33.594600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O desenvolvimento ocorre a partir do plano interpessoal, ou seja, a partir das interações e relações que estabelecemos com os outros, pelo que a competência social e emocional assume um papel determinante no mesmo, podendo ser facilitadora da aprendizagem. É importante não esquecer que o adulto, em especial o educador tem um papel fundamental neste contexto, pois a sua atitude poderá determinar o percurso do desenvolvimento da competência social e emocional nas crianças, através da sensibilidade que demonstra, da estimulação e promoção da autonomia do grupo e da sua própria postura, pela forma como se relaciona com os outros e com as próprias crianças. No entanto a realidade é complexa e cada criança faz parte de uma série de contextos, cujas relações influenciam o seu desenvolvimento, pelo que a participação das famílias e da comunidade no processo educativo é essencial. O presente trabalho propõe-se apresentar uma investigação qualitativa sobre a promoção da competência social e emocional, dinamizada num Jardim de Infância na periferia da cidade de Ílhavo. Esta competência envolve várias subcompetências, tanto ao nível da autoconsciência, como da consciência do outro, e pode ser determinante em muitos momentos da nossa vida, já que é facilitadora da autoconfiança e bem-estar emocional, assim como das interações e relações com os outros. O nosso principal objetivo é compreender se as atividades dinamizadas e a atitude do adulto foram promotoras da competência social e emocional. Deste modo, e tendo em conta a transversalidade do nosso objeto de estudo, dinamizamos várias atividades, desde a leitura, as expressões artística e motora, a culinária, passando também pela rotina do acolhimento e das reuniões de grande grupo. Considerámos importante manter a abertura ao currículo emergente, pelo que tentámos que houvésse espaço para as ideias, projetos e sugestões das crianças durante as atividades, tendo ocorrido algumas atividades emergentes. A análise dos dados, tendo em conta as categorias estabelecidas ao nível da competência social e emocional, assim como da atitude do adulto, evidencia que todas as atividades analisadas foram promotoras da competência social e emocional, e em todas elas a atitude do adulto fomentou o bem-estar emocional das crianças e um bom clima de grupo. Este trabalho permitiu-nos compreender a importância do papel do educador como promotor da competência social e emocional das crianças, ajudando-as a conhecerem-se melhor a si mesmas, a serem capazes de ouvir, respeitar e resolver problemas e conflitos, e por isso a relacionarem-se melhor com os outros. |
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