Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cidália Ferreira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Pedro Lopes dos, Alves, José Ferreira, Barbosa, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/26100
Resumo: Neste estudo pretendeu-se descrever o desempenho na produção de textos narrativos de 22 estudantes surdos provenientes de duas escolas de referência que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico. Procurou caracterizar-se a coerência e a produtividade dos textos produzidos, eliciados através de um livro de imagens sem texto, que ilustra uma história considerada prototípica do ponto de vista da coerência narrativa. Os resultados evidenciaram que alguns dos participantes revelaram dificuldade com o conceito de narrativa e com os elementos estruturais alocados ao princípio, meio e fim da história. Os pares das estruturas tempo/espaço e problema/resposta interna revelaram uma forte associação entre si. As medidas de produtividade bem como o número de elementos de estrutura, mostraram ser sensíveis ao contexto educativo onde as crianças aprendiam. Estes resultados apresentam implicações para o ensino de competências narrativas em crianças surdas.
id RCAP_818b0ae21af5000cb7b80b0409307c00
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdosNarrativa escritaSurdezEducaçãoAprendizagem narrativaWritten narrativeDeafnessEducationNarrative learningNeste estudo pretendeu-se descrever o desempenho na produção de textos narrativos de 22 estudantes surdos provenientes de duas escolas de referência que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico. Procurou caracterizar-se a coerência e a produtividade dos textos produzidos, eliciados através de um livro de imagens sem texto, que ilustra uma história considerada prototípica do ponto de vista da coerência narrativa. Os resultados evidenciaram que alguns dos participantes revelaram dificuldade com o conceito de narrativa e com os elementos estruturais alocados ao princípio, meio e fim da história. Os pares das estruturas tempo/espaço e problema/resposta interna revelaram uma forte associação entre si. As medidas de produtividade bem como o número de elementos de estrutura, mostraram ser sensíveis ao contexto educativo onde as crianças aprendiam. Estes resultados apresentam implicações para o ensino de competências narrativas em crianças surdas.The aim of this study was to analyse the coherence and productivity of narrative texts written by deaf children. The participants - recruited in two reference schools of northern Portugal - were 22 profound deaf students who attended the third cycle of the Portuguese basic education level. The written texts were elicited using a picture book without text which illustrated a story considered prototypical in regard to narrative coherence. results showed that some children had difficulties in building texts classsifiavle as narratives. Several others reveal difficulties in allocating structural elements at the beginning, at the middle, and at the end of the story. Descriptions of time and space were strongly correlated. There were also found strong associations between the story problem portrayal and mentions to internal responses of the characters. Productivity measures and the number of reported narrative structural elements showed to be sensitive to the academic context where children were taking classes. The discussion stresses possible implications of our findings for the education of narrative skills in deaf children.LivpsicUniversidade do MinhoAlves, Cidália FerreiraSantos, Pedro Lopes dosAlves, José FerreiraBarbosa, Susana20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26100por2182-5157http://www.livpsic.com/v4/detalhe01.php?id=11321info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:11:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:11:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdos
title Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdos
spellingShingle Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdos
Alves, Cidália Ferreira
Narrativa escrita
Surdez
Educação
Aprendizagem narrativa
Written narrative
Deafness
Education
Narrative learning
title_short Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdos
title_full Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdos
title_fullStr Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdos
title_full_unstemmed Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdos
title_sort Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdos
author Alves, Cidália Ferreira
author_facet Alves, Cidália Ferreira
Santos, Pedro Lopes dos
Alves, José Ferreira
Barbosa, Susana
author_role author
author2 Santos, Pedro Lopes dos
Alves, José Ferreira
Barbosa, Susana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Cidália Ferreira
Santos, Pedro Lopes dos
Alves, José Ferreira
Barbosa, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa escrita
Surdez
Educação
Aprendizagem narrativa
Written narrative
Deafness
Education
Narrative learning
topic Narrativa escrita
Surdez
Educação
Aprendizagem narrativa
Written narrative
Deafness
Education
Narrative learning
description Neste estudo pretendeu-se descrever o desempenho na produção de textos narrativos de 22 estudantes surdos provenientes de duas escolas de referência que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico. Procurou caracterizar-se a coerência e a produtividade dos textos produzidos, eliciados através de um livro de imagens sem texto, que ilustra uma história considerada prototípica do ponto de vista da coerência narrativa. Os resultados evidenciaram que alguns dos participantes revelaram dificuldade com o conceito de narrativa e com os elementos estruturais alocados ao princípio, meio e fim da história. Os pares das estruturas tempo/espaço e problema/resposta interna revelaram uma forte associação entre si. As medidas de produtividade bem como o número de elementos de estrutura, mostraram ser sensíveis ao contexto educativo onde as crianças aprendiam. Estes resultados apresentam implicações para o ensino de competências narrativas em crianças surdas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/26100
url http://hdl.handle.net/1822/26100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-5157
http://www.livpsic.com/v4/detalhe01.php?id=11321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Livpsic
publisher.none.fl_str_mv Livpsic
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544237305036800