A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210424 |
Resumo: | Este artigo aborda o tema da produção textual escolar e reúne contribuições de estudos das áreas da Linguística, Educação e Psicologia, realizados para tese de doutorado (PINHEIRO, 2012). Tem como propósito estabelecer articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita. Os estudos que correspondem ao quarto período da obra de Jean Piaget (1977, 1978, 1997) mostraram-se fundamentais para a análise das evidências, por abordarem conceitos explicativos do progresso cognitivo através dos processos da tomada de consciência e da lógica das significações. A pesquisa de campo foi realizada com estudos de casos múltiplos em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O artigo apresenta as diferenças encontradas na escrita das narrativas pelas estudantes e extrai delas as evidências importantes tanto para subsidiar práticas escolares como para ampliar o campo de pesquisas que envolvem as narrativas escritas. |
id |
UFRGS-2_d1246c9985bd3daf13e9ede63e4c02b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210424 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinheiro, Flavia IsaiaBecker, Maria Luiza Rheingantz2020-06-19T03:36:40Z20140104-4060http://hdl.handle.net/10183/210424000938184Este artigo aborda o tema da produção textual escolar e reúne contribuições de estudos das áreas da Linguística, Educação e Psicologia, realizados para tese de doutorado (PINHEIRO, 2012). Tem como propósito estabelecer articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita. Os estudos que correspondem ao quarto período da obra de Jean Piaget (1977, 1978, 1997) mostraram-se fundamentais para a análise das evidências, por abordarem conceitos explicativos do progresso cognitivo através dos processos da tomada de consciência e da lógica das significações. A pesquisa de campo foi realizada com estudos de casos múltiplos em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O artigo apresenta as diferenças encontradas na escrita das narrativas pelas estudantes e extrai delas as evidências importantes tanto para subsidiar práticas escolares como para ampliar o campo de pesquisas que envolvem as narrativas escritas.This paper addresses school texts and assembles contributions from the fields of Linguistics, Education and Psychology for the doctoral thesis (PINHEIRO, 2012). It aims to make theoretical articulations between general processes for cognitive development and the construction of coherence in tale narratives as a specific expertise in written language. Studies on the fourth stage of Piaget's work (1977, 1978, 1997) were fundamental for the analysis of evidences as they provided concepts which explained the cognitive development through the processes of grasp of consciousness and logic of meanings. The field research was conducted through multiple case studies in a public municipal school in Porto Alegre. This paper presents the differences found in the students' narratives writing and the important evidences for both supporting school practices and widening the research on school written narratives.application/pdfporEducar em revista. Curitiba, PR. N. 53 (jul./set. 2014), p. 217-231NarrativaEscritaSchool written narrativesOperativityCoherenceSignificant implicationA coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetianainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000938184.pdf.txt000938184.pdf.txtExtracted Texttext/plain41113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210424/2/000938184.pdf.txt7a6aba9e4b61847816333b66b2faceafMD52ORIGINAL000938184.pdfTexto completoapplication/pdf362412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210424/1/000938184.pdf09d814796b32ba984ca229a8051699c6MD5110183/2104242020-06-20 03:41:11.519344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210424Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-20T06:41:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana |
title |
A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana |
spellingShingle |
A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana Pinheiro, Flavia Isaia Narrativa Escrita School written narratives Operativity Coherence Significant implication |
title_short |
A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana |
title_full |
A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana |
title_fullStr |
A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana |
title_full_unstemmed |
A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana |
title_sort |
A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana |
author |
Pinheiro, Flavia Isaia |
author_facet |
Pinheiro, Flavia Isaia Becker, Maria Luiza Rheingantz |
author_role |
author |
author2 |
Becker, Maria Luiza Rheingantz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Flavia Isaia Becker, Maria Luiza Rheingantz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa Escrita |
topic |
Narrativa Escrita School written narratives Operativity Coherence Significant implication |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School written narratives Operativity Coherence Significant implication |
description |
Este artigo aborda o tema da produção textual escolar e reúne contribuições de estudos das áreas da Linguística, Educação e Psicologia, realizados para tese de doutorado (PINHEIRO, 2012). Tem como propósito estabelecer articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita. Os estudos que correspondem ao quarto período da obra de Jean Piaget (1977, 1978, 1997) mostraram-se fundamentais para a análise das evidências, por abordarem conceitos explicativos do progresso cognitivo através dos processos da tomada de consciência e da lógica das significações. A pesquisa de campo foi realizada com estudos de casos múltiplos em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O artigo apresenta as diferenças encontradas na escrita das narrativas pelas estudantes e extrai delas as evidências importantes tanto para subsidiar práticas escolares como para ampliar o campo de pesquisas que envolvem as narrativas escritas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-19T03:36:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210424 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000938184 |
identifier_str_mv |
0104-4060 000938184 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educar em revista. Curitiba, PR. N. 53 (jul./set. 2014), p. 217-231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210424/2/000938184.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210424/1/000938184.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a6aba9e4b61847816333b66b2faceaf 09d814796b32ba984ca229a8051699c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447713862385664 |