A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Flavia Isaia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210424
Resumo: Este artigo aborda o tema da produção textual escolar e reúne contribuições de estudos das áreas da Linguística, Educação e Psicologia, realizados para tese de doutorado (PINHEIRO, 2012). Tem como propósito estabelecer articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita. Os estudos que correspondem ao quarto período da obra de Jean Piaget (1977, 1978, 1997) mostraram-se fundamentais para a análise das evidências, por abordarem conceitos explicativos do progresso cognitivo através dos processos da tomada de consciência e da lógica das significações. A pesquisa de campo foi realizada com estudos de casos múltiplos em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O artigo apresenta as diferenças encontradas na escrita das narrativas pelas estudantes e extrai delas as evidências importantes tanto para subsidiar práticas escolares como para ampliar o campo de pesquisas que envolvem as narrativas escritas.
id UFRGS-2_d1246c9985bd3daf13e9ede63e4c02b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210424
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinheiro, Flavia IsaiaBecker, Maria Luiza Rheingantz2020-06-19T03:36:40Z20140104-4060http://hdl.handle.net/10183/210424000938184Este artigo aborda o tema da produção textual escolar e reúne contribuições de estudos das áreas da Linguística, Educação e Psicologia, realizados para tese de doutorado (PINHEIRO, 2012). Tem como propósito estabelecer articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita. Os estudos que correspondem ao quarto período da obra de Jean Piaget (1977, 1978, 1997) mostraram-se fundamentais para a análise das evidências, por abordarem conceitos explicativos do progresso cognitivo através dos processos da tomada de consciência e da lógica das significações. A pesquisa de campo foi realizada com estudos de casos múltiplos em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O artigo apresenta as diferenças encontradas na escrita das narrativas pelas estudantes e extrai delas as evidências importantes tanto para subsidiar práticas escolares como para ampliar o campo de pesquisas que envolvem as narrativas escritas.This paper addresses school texts and assembles contributions from the fields of Linguistics, Education and Psychology for the doctoral thesis (PINHEIRO, 2012). It aims to make theoretical articulations between general processes for cognitive development and the construction of coherence in tale narratives as a specific expertise in written language. Studies on the fourth stage of Piaget's work (1977, 1978, 1997) were fundamental for the analysis of evidences as they provided concepts which explained the cognitive development through the processes of grasp of consciousness and logic of meanings. The field research was conducted through multiple case studies in a public municipal school in Porto Alegre. This paper presents the differences found in the students' narratives writing and the important evidences for both supporting school practices and widening the research on school written narratives.application/pdfporEducar em revista. Curitiba, PR. N. 53 (jul./set. 2014), p. 217-231NarrativaEscritaSchool written narrativesOperativityCoherenceSignificant implicationA coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetianainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000938184.pdf.txt000938184.pdf.txtExtracted Texttext/plain41113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210424/2/000938184.pdf.txt7a6aba9e4b61847816333b66b2faceafMD52ORIGINAL000938184.pdfTexto completoapplication/pdf362412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210424/1/000938184.pdf09d814796b32ba984ca229a8051699c6MD5110183/2104242020-06-20 03:41:11.519344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210424Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-20T06:41:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana
title A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana
spellingShingle A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana
Pinheiro, Flavia Isaia
Narrativa
Escrita
School written narratives
Operativity
Coherence
Significant implication
title_short A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana
title_full A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana
title_fullStr A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana
title_full_unstemmed A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana
title_sort A coerência em narrativas escritas escolares : uma análise piagetiana
author Pinheiro, Flavia Isaia
author_facet Pinheiro, Flavia Isaia
Becker, Maria Luiza Rheingantz
author_role author
author2 Becker, Maria Luiza Rheingantz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Flavia Isaia
Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Escrita
topic Narrativa
Escrita
School written narratives
Operativity
Coherence
Significant implication
dc.subject.eng.fl_str_mv School written narratives
Operativity
Coherence
Significant implication
description Este artigo aborda o tema da produção textual escolar e reúne contribuições de estudos das áreas da Linguística, Educação e Psicologia, realizados para tese de doutorado (PINHEIRO, 2012). Tem como propósito estabelecer articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita. Os estudos que correspondem ao quarto período da obra de Jean Piaget (1977, 1978, 1997) mostraram-se fundamentais para a análise das evidências, por abordarem conceitos explicativos do progresso cognitivo através dos processos da tomada de consciência e da lógica das significações. A pesquisa de campo foi realizada com estudos de casos múltiplos em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O artigo apresenta as diferenças encontradas na escrita das narrativas pelas estudantes e extrai delas as evidências importantes tanto para subsidiar práticas escolares como para ampliar o campo de pesquisas que envolvem as narrativas escritas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-19T03:36:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210424
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4060
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000938184
identifier_str_mv 0104-4060
000938184
url http://hdl.handle.net/10183/210424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educar em revista. Curitiba, PR. N. 53 (jul./set. 2014), p. 217-231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210424/2/000938184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210424/1/000938184.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a6aba9e4b61847816333b66b2faceaf
09d814796b32ba984ca229a8051699c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447713862385664