Relevância fiscal na aquisição de viaturas ligeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31913 |
Resumo: | No atual contexto português, os meios de transporte têm presente uma elevada carga fiscal, em diversas áreas da fiscalidade. A fiscalidade verde é considerada uma ferramenta ambiental, dada a sua capacidade de incentivar comportamentos ambientalmente mais responsáveis, através da penalização de atividades com elevado carácter poluidor. O presente trabalho tem por escopo avaliar o impacto fiscal na aquisição de viaturas ligeiras, analisando os díspares impostos incidentes sobre viaturas. Deste modo, são analisados os impostos sobre os rendimentos, destacando a tributação autónoma, o IVA, e os impostos automóveis, sendo estes o ISV e o IUC. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos, procedeu-se à análise de diversificada doutrina e jurisprudência, e, através de estudos de caso, à extrapolação dos resultados obtidos referentes ao impacto fiscal, o que permitiu a elaboração de um modelo de apoio à decisão do cliente. Assim, conclui-se que a carga fiscal sobre viaturas é evidentemente elevada, sendo que o custo de aquisição é o principal fator do seu incremento, pelo que o cliente deverá proceder a uma gestão criteriosa objetivando a redução da carga fiscal. Não obstante, é exequível afirmar que a reforma da fiscalidade verde incentiva a opção do consumidor pelas viaturas menos poluentes. |
id |
RCAP_81a4d14f01f5123db8f9ec2bd7635a4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31913 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relevância fiscal na aquisição de viaturas ligeirasTributação sobre viaturasTributação autónomaImpostos automóveisCarga fiscalGestão fiscalNo atual contexto português, os meios de transporte têm presente uma elevada carga fiscal, em diversas áreas da fiscalidade. A fiscalidade verde é considerada uma ferramenta ambiental, dada a sua capacidade de incentivar comportamentos ambientalmente mais responsáveis, através da penalização de atividades com elevado carácter poluidor. O presente trabalho tem por escopo avaliar o impacto fiscal na aquisição de viaturas ligeiras, analisando os díspares impostos incidentes sobre viaturas. Deste modo, são analisados os impostos sobre os rendimentos, destacando a tributação autónoma, o IVA, e os impostos automóveis, sendo estes o ISV e o IUC. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos, procedeu-se à análise de diversificada doutrina e jurisprudência, e, através de estudos de caso, à extrapolação dos resultados obtidos referentes ao impacto fiscal, o que permitiu a elaboração de um modelo de apoio à decisão do cliente. Assim, conclui-se que a carga fiscal sobre viaturas é evidentemente elevada, sendo que o custo de aquisição é o principal fator do seu incremento, pelo que o cliente deverá proceder a uma gestão criteriosa objetivando a redução da carga fiscal. Não obstante, é exequível afirmar que a reforma da fiscalidade verde incentiva a opção do consumidor pelas viaturas menos poluentes.Barros, Carlos Miguel DiasRepositório ComumAmorim, Joana Fontinha2020-03-26T15:24:04Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31913202464806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:53.166319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relevância fiscal na aquisição de viaturas ligeiras |
title |
Relevância fiscal na aquisição de viaturas ligeiras |
spellingShingle |
Relevância fiscal na aquisição de viaturas ligeiras Amorim, Joana Fontinha Tributação sobre viaturas Tributação autónoma Impostos automóveis Carga fiscal Gestão fiscal |
title_short |
Relevância fiscal na aquisição de viaturas ligeiras |
title_full |
Relevância fiscal na aquisição de viaturas ligeiras |
title_fullStr |
Relevância fiscal na aquisição de viaturas ligeiras |
title_full_unstemmed |
Relevância fiscal na aquisição de viaturas ligeiras |
title_sort |
Relevância fiscal na aquisição de viaturas ligeiras |
author |
Amorim, Joana Fontinha |
author_facet |
Amorim, Joana Fontinha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Carlos Miguel Dias Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Joana Fontinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tributação sobre viaturas Tributação autónoma Impostos automóveis Carga fiscal Gestão fiscal |
topic |
Tributação sobre viaturas Tributação autónoma Impostos automóveis Carga fiscal Gestão fiscal |
description |
No atual contexto português, os meios de transporte têm presente uma elevada carga fiscal, em diversas áreas da fiscalidade. A fiscalidade verde é considerada uma ferramenta ambiental, dada a sua capacidade de incentivar comportamentos ambientalmente mais responsáveis, através da penalização de atividades com elevado carácter poluidor. O presente trabalho tem por escopo avaliar o impacto fiscal na aquisição de viaturas ligeiras, analisando os díspares impostos incidentes sobre viaturas. Deste modo, são analisados os impostos sobre os rendimentos, destacando a tributação autónoma, o IVA, e os impostos automóveis, sendo estes o ISV e o IUC. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos, procedeu-se à análise de diversificada doutrina e jurisprudência, e, através de estudos de caso, à extrapolação dos resultados obtidos referentes ao impacto fiscal, o que permitiu a elaboração de um modelo de apoio à decisão do cliente. Assim, conclui-se que a carga fiscal sobre viaturas é evidentemente elevada, sendo que o custo de aquisição é o principal fator do seu incremento, pelo que o cliente deverá proceder a uma gestão criteriosa objetivando a redução da carga fiscal. Não obstante, é exequível afirmar que a reforma da fiscalidade verde incentiva a opção do consumidor pelas viaturas menos poluentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-03-26T15:24:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31913 202464806 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31913 |
identifier_str_mv |
202464806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130032071770112 |