A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Cristina Andrade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1560
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_81bf038ff28230f198146a8e5a9242d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de casoFamíliaEscolaCooperaçãoAprendizagemEstudo de casoDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente trabalho enquadra-se na realização do relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema “A Importância da cooperação entre a escola e a família”. O estudo tem como objetivo geral obter um maior conhecimento acerca das relações existentes entre a escola e a família. Desta forma, decidimos utilizar uma metodologia qualitativa com recurso a instrumentos também de cariz quantitativo. De um modo geral, é fundamental no desempenho das nossas funções enquanto professoras identificar corretamente as situações problemáticas para melhor intervir e procurar minimizar as dificuldades e necessidades sentidas pelas crianças e as suas famílias, isto é, focalizar, localizar e identificar as problemáticas, procurando sempre ter como finalidade solucionar, na medida do possível, o bem-estar da criança e, se possível da família. Convém, contudo, realçar que esta meta é da responsabilidade de vários intervenientes e não somente da escola. No âmbito do trabalho que tivemos a oportunidade de desenvolver em contexto escolar, organizamos algumas atividades que procuraram promover a cooperação entre a escola e a família. Os familiares das crianças foram convidados à escola, de forma a proporcionar às crianças um dia diferente. Serão apresentados os respetivos planos das atividades e posteriores resultados e reflexões. Consideramos que estas cumpriram o seu objetivo primordial. As crianças, não só gostaram da iniciativa, como também demonstraram uma positiva mudança de atitude no que diz respeito ao interesse, motivação e disciplina. O questionário aplicado aos pais/encarregados de educação permitiu-nos verificar a sua disponibilidade em colaborar nos processos de ensino-aprendizagem, no sentido em que essa relação pode promover uma mudança qualitativa no envolvimento e nos resultados escolares. Os dados do nosso estudo comprovam a tendência para uma maior consciência participativa, que se traduz numa relação pais/escola cada vez mais forte, ― a qual se evidencia por uma maior informação dos pais/encarregados de educação acerca das questões da escola, um maior consenso em relação ao que é feito na escola e ainda à sua participação nos trabalhos que os educandos levam para casa―. (Canário,1992)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAbreu, Ana Cristina Andrade2012-12-04T16:43:13Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1560porABREU, Ana Cristina Andrade (2012) - A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 141 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:54Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:59.623926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso
title A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso
spellingShingle A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso
Abreu, Ana Cristina Andrade
Família
Escola
Cooperação
Aprendizagem
Estudo de caso
title_short A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso
title_full A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso
title_fullStr A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso
title_full_unstemmed A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso
title_sort A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso
author Abreu, Ana Cristina Andrade
author_facet Abreu, Ana Cristina Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Ana Cristina Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Escola
Cooperação
Aprendizagem
Estudo de caso
topic Família
Escola
Cooperação
Aprendizagem
Estudo de caso
description Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-04T16:43:13Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1560
url http://hdl.handle.net/10400.11/1560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ABREU, Ana Cristina Andrade (2012) - A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 141 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130787880108032