A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1560 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
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A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de casoFamíliaEscolaCooperaçãoAprendizagemEstudo de casoDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente trabalho enquadra-se na realização do relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema “A Importância da cooperação entre a escola e a família”. O estudo tem como objetivo geral obter um maior conhecimento acerca das relações existentes entre a escola e a família. Desta forma, decidimos utilizar uma metodologia qualitativa com recurso a instrumentos também de cariz quantitativo. De um modo geral, é fundamental no desempenho das nossas funções enquanto professoras identificar corretamente as situações problemáticas para melhor intervir e procurar minimizar as dificuldades e necessidades sentidas pelas crianças e as suas famílias, isto é, focalizar, localizar e identificar as problemáticas, procurando sempre ter como finalidade solucionar, na medida do possível, o bem-estar da criança e, se possível da família. Convém, contudo, realçar que esta meta é da responsabilidade de vários intervenientes e não somente da escola. No âmbito do trabalho que tivemos a oportunidade de desenvolver em contexto escolar, organizamos algumas atividades que procuraram promover a cooperação entre a escola e a família. Os familiares das crianças foram convidados à escola, de forma a proporcionar às crianças um dia diferente. Serão apresentados os respetivos planos das atividades e posteriores resultados e reflexões. Consideramos que estas cumpriram o seu objetivo primordial. As crianças, não só gostaram da iniciativa, como também demonstraram uma positiva mudança de atitude no que diz respeito ao interesse, motivação e disciplina. O questionário aplicado aos pais/encarregados de educação permitiu-nos verificar a sua disponibilidade em colaborar nos processos de ensino-aprendizagem, no sentido em que essa relação pode promover uma mudança qualitativa no envolvimento e nos resultados escolares. Os dados do nosso estudo comprovam a tendência para uma maior consciência participativa, que se traduz numa relação pais/escola cada vez mais forte, ― a qual se evidencia por uma maior informação dos pais/encarregados de educação acerca das questões da escola, um maior consenso em relação ao que é feito na escola e ainda à sua participação nos trabalhos que os educandos levam para casa―. (Canário,1992)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAbreu, Ana Cristina Andrade2012-12-04T16:43:13Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1560porABREU, Ana Cristina Andrade (2012) - A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 141 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:54Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:59.623926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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