Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebocho, Cláudia Cristina Valadas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10733
Resumo: Este relatório centra-se na Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido num contexto de Creche e Jardim de Infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os vinte e um meses e os seis anos de idade. Este trabalho é o resultado de uma prática de carácter investigativo que engloba uma abordagem explicativa da temática da relação escola-família e os seus pressupostos, no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Neste sentido foi elaborada uma fundamentação teórica que diz respeito a saberes sobre a importância que pode admitir uma relação positiva entre as famílias e as instituições para a infância. Os resultados provenientes deste trabalho visam dar a conhecer que o facto de existir uma parceria entre a família e a instituição pré-escolar permite que seja uma mais-valia no desenvolvimento integral das crianças; ### ABSTRACT: This report focuses in the Supervised Teaching Practice, with the purposed to obtain a Master's degree in Pre-school Education. This corresponds to the explanation of work developed in the context of Nursery and Kindergarten, with a group of children aged between twenty-one months and six years old. This study is the result the of a investigation practice that encompasses an explanative approach to the topic of the relation school-family and its tenets in regard to child development and learning. In this way, an theoretical framework was build that deepens knowledge about the importance that cooperation between the family's and the institutions have for the infants. The results from this study demonstrate that the fact that there is a partnership between the family and Pre-school institution allows it to be an asset in the integral development of children.
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