Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Inês Rodrigues Reis Ribeiro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18970
Resumo: O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, reflete todo o percurso formativo realizado ao longo dos últimos cinco anos e tem em vista a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O período de estágio que será abordado neste relatório contribuiu grandemente para a construção de um perfil profissional docente sustentado num paradigma socio-construtivista, onde a criança é o centro de toda a aprendizagem, pelo que todas as ações pedagógicas desenvolvidas em ambos os níveis educativos foram ao encontro dos seus interesses, necessidades e dificuldades. Para tal, foram necessários a mobilização de um vasto quadro teórico e legal e o recurso a uma aproximação da Metodologia de Investigação-Ação, sob o processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, tendo em vista a constante transformação e melhoria da prática, sem esquecer uma visão crítica e reflexiva, imprescindível para dar resposta aos desafios que iam surgindo. Por fim, há que salientar o papel basilar assumido pelas relações interpessoais entre todos os intervenientes da comunidade escolar, uma vez que estas estiveram na base da criação do clima de bem-estar, confiança e do trabalho colaborativo propício à construção de conhecimentos de um profissional de perfil duplo com uma postura crítica e reflexiva.
id RCAP_81c85ab56bf6ad10c7f6c830d3b4fd9c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoSocio-construtivistaCriançaMetodologia investigação-açãoTrabalho colaborativoPerfil duploPreschool educationPrimary educationSocio-constructivistChildMethodology research actionCollaborative workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, reflete todo o percurso formativo realizado ao longo dos últimos cinco anos e tem em vista a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O período de estágio que será abordado neste relatório contribuiu grandemente para a construção de um perfil profissional docente sustentado num paradigma socio-construtivista, onde a criança é o centro de toda a aprendizagem, pelo que todas as ações pedagógicas desenvolvidas em ambos os níveis educativos foram ao encontro dos seus interesses, necessidades e dificuldades. Para tal, foram necessários a mobilização de um vasto quadro teórico e legal e o recurso a uma aproximação da Metodologia de Investigação-Ação, sob o processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, tendo em vista a constante transformação e melhoria da prática, sem esquecer uma visão crítica e reflexiva, imprescindível para dar resposta aos desafios que iam surgindo. Por fim, há que salientar o papel basilar assumido pelas relações interpessoais entre todos os intervenientes da comunidade escolar, uma vez que estas estiveram na base da criação do clima de bem-estar, confiança e do trabalho colaborativo propício à construção de conhecimentos de um profissional de perfil duplo com uma postura crítica e reflexiva.This internship report, prepared within the framework of the Supervised Educational Practice Curricular Unit, reflects the entire training course carried out over the last five years and aims to obtain the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The internship period that will be addressed in this report contributed greatly to the construction of a teacher’s professional profile sustained in a socioconstructivist paradigm, where the child is the centre of all learning, so all the pedagogical actions developed at both educational levels were in line with their interests, needs and difficulties. To this end, it was necessary to mobilize a vast theoretical and legal framework and to use an approximation of the Investigation- Action Method, under the cyclical process of observation, planning, action, and evaluation, in view of the constant transformation and improvement of the practice, without forgetting a critical and reflective perspective, essential to respond to the challenges that emerged. Finally, it is necessary to highlight the basic role assumed by interpersonal relationships between all actors of the school community, since they were the basis for creating a welfare, trust based and collaborative work environment, conducive to the construction of knowledge that a double profile professional with a critical and reflective posture aims.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAguiar, Inês Rodrigues Reis Ribeiro de2021-12-03T19:40:33Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18970TID:202805433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:12:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:01.667858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Aguiar, Inês Rodrigues Reis Ribeiro de
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Socio-construtivista
Criança
Metodologia investigação-ação
Trabalho colaborativo
Perfil duplo
Preschool education
Primary education
Socio-constructivist
Child
Methodology research action
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Aguiar, Inês Rodrigues Reis Ribeiro de
author_facet Aguiar, Inês Rodrigues Reis Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Inês Rodrigues Reis Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Socio-construtivista
Criança
Metodologia investigação-ação
Trabalho colaborativo
Perfil duplo
Preschool education
Primary education
Socio-constructivist
Child
Methodology research action
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Socio-construtivista
Criança
Metodologia investigação-ação
Trabalho colaborativo
Perfil duplo
Preschool education
Primary education
Socio-constructivist
Child
Methodology research action
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, reflete todo o percurso formativo realizado ao longo dos últimos cinco anos e tem em vista a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O período de estágio que será abordado neste relatório contribuiu grandemente para a construção de um perfil profissional docente sustentado num paradigma socio-construtivista, onde a criança é o centro de toda a aprendizagem, pelo que todas as ações pedagógicas desenvolvidas em ambos os níveis educativos foram ao encontro dos seus interesses, necessidades e dificuldades. Para tal, foram necessários a mobilização de um vasto quadro teórico e legal e o recurso a uma aproximação da Metodologia de Investigação-Ação, sob o processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, tendo em vista a constante transformação e melhoria da prática, sem esquecer uma visão crítica e reflexiva, imprescindível para dar resposta aos desafios que iam surgindo. Por fim, há que salientar o papel basilar assumido pelas relações interpessoais entre todos os intervenientes da comunidade escolar, uma vez que estas estiveram na base da criação do clima de bem-estar, confiança e do trabalho colaborativo propício à construção de conhecimentos de um profissional de perfil duplo com uma postura crítica e reflexiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T19:40:33Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18970
TID:202805433
url http://hdl.handle.net/10400.22/18970
identifier_str_mv TID:202805433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552364442222592