Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Sara Patrícia Azevedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18040
Resumo: O presente relatório de estágio resulta do percurso de formação inicial, desenvolvida em contexto da ação docente, tendo por base a apresentação e reflexão do percurso vivenciado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento, espelha-se o mestrado de perfil duplo ao promover a mobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos alicerçados nos saberes que emergiram da prática, segundo uma postura reflexiva, indagadora e crítica. O mesmo conduziu ao crescimento não só de competências e conhecimentos de índole pedagógico, como promoveu a construção contínua de valores e crenças de forma a responder aos desafios emergentes da atualidade. Inscritas no paradigma socioconstrutivista, promoveram-se ações centradas na criança, nos seus interesses e necessidades, tendo esta uma participação ativa na sua própria aprendizagem. Neste sentido, revelou-se a igualdade de oportunidades e um planeamento pedagógico adaptado e diferenciado, atendendo à diversidade de crianças e contextos. Face a um mundo em constante mudança com seres humanos dissemelhantes, no qual os docentes são constantemente desafiados a desenvolver práticas criativas e inovadoras, sendo críticos, reflexivos e com espírito colaborativo. Neste sentido foi relevante a aproximação à metodologia de investigação-ação que pelo seu processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação fornecendo contributos transformadores às ações educativas e ao percurso formativo da mestranda.
id RCAP_8e7268eb413efadda673f05442f69793
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioEducação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPerfil duplo docenteParadigma socioconstrutivistaMetodologia de investigação-açãoAção reflexivaPre-School Education and Primary EducationBuilding a teaching identitySocio constructivist modeResearch-action methodologyReflexive actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio resulta do percurso de formação inicial, desenvolvida em contexto da ação docente, tendo por base a apresentação e reflexão do percurso vivenciado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento, espelha-se o mestrado de perfil duplo ao promover a mobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos alicerçados nos saberes que emergiram da prática, segundo uma postura reflexiva, indagadora e crítica. O mesmo conduziu ao crescimento não só de competências e conhecimentos de índole pedagógico, como promoveu a construção contínua de valores e crenças de forma a responder aos desafios emergentes da atualidade. Inscritas no paradigma socioconstrutivista, promoveram-se ações centradas na criança, nos seus interesses e necessidades, tendo esta uma participação ativa na sua própria aprendizagem. Neste sentido, revelou-se a igualdade de oportunidades e um planeamento pedagógico adaptado e diferenciado, atendendo à diversidade de crianças e contextos. Face a um mundo em constante mudança com seres humanos dissemelhantes, no qual os docentes são constantemente desafiados a desenvolver práticas criativas e inovadoras, sendo críticos, reflexivos e com espírito colaborativo. Neste sentido foi relevante a aproximação à metodologia de investigação-ação que pelo seu processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação fornecendo contributos transformadores às ações educativas e ao percurso formativo da mestranda.The present internship report results from the initial formation, developed in the context of teaching activity, based on the presentation and reflection of the course experienced in the scope of the curricular unit of Supervised Educational Practice in Pre-School and Primary Education. This document mirrors the master’s degree in a double profile by promoting the mobilization of scientific, pedagogical, and didactic knowledge, based on the knowledge that emerged from the practice, according to a reflexive, inquiring and critical posture. The same led to the growth not only of pedagogical skills and knowledge, but also promoted the continuous construction of values and beliefs to respond to the emerging challenges of today. Enrolled in the socio constructivist paradigm, actions focused on the child, their interests and needs were promoted, and this was an active participation in their own learning. In this sense, equal opportunities and adapted and differentiated pedagogical planning were revealed, considering the diversity of children and contexts. In the face of a constantly changing world with dissimilar human beings, in which teachers are constantly challenged to develop creative and innovative practices, being critical, reflective, and collaborative in spirit. In this sense, it was relevant to the approach to the action research methodology that by its cyclical process of observation, planning, action, and evaluation, providing transformative contributions to educational actions and the formative path of the student.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Sara Patrícia Azevedo2021-06-11T13:12:19Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18040TID:202775313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:36.904995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Pinto, Sara Patrícia Azevedo
Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Perfil duplo docente
Paradigma socioconstrutivista
Metodologia de investigação-ação
Ação reflexiva
Pre-School Education and Primary Education
Building a teaching identity
Socio constructivist mode
Research-action methodology
Reflexive action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Pinto, Sara Patrícia Azevedo
author_facet Pinto, Sara Patrícia Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Sara Patrícia Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Perfil duplo docente
Paradigma socioconstrutivista
Metodologia de investigação-ação
Ação reflexiva
Pre-School Education and Primary Education
Building a teaching identity
Socio constructivist mode
Research-action methodology
Reflexive action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Perfil duplo docente
Paradigma socioconstrutivista
Metodologia de investigação-ação
Ação reflexiva
Pre-School Education and Primary Education
Building a teaching identity
Socio constructivist mode
Research-action methodology
Reflexive action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio resulta do percurso de formação inicial, desenvolvida em contexto da ação docente, tendo por base a apresentação e reflexão do percurso vivenciado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento, espelha-se o mestrado de perfil duplo ao promover a mobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos alicerçados nos saberes que emergiram da prática, segundo uma postura reflexiva, indagadora e crítica. O mesmo conduziu ao crescimento não só de competências e conhecimentos de índole pedagógico, como promoveu a construção contínua de valores e crenças de forma a responder aos desafios emergentes da atualidade. Inscritas no paradigma socioconstrutivista, promoveram-se ações centradas na criança, nos seus interesses e necessidades, tendo esta uma participação ativa na sua própria aprendizagem. Neste sentido, revelou-se a igualdade de oportunidades e um planeamento pedagógico adaptado e diferenciado, atendendo à diversidade de crianças e contextos. Face a um mundo em constante mudança com seres humanos dissemelhantes, no qual os docentes são constantemente desafiados a desenvolver práticas criativas e inovadoras, sendo críticos, reflexivos e com espírito colaborativo. Neste sentido foi relevante a aproximação à metodologia de investigação-ação que pelo seu processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação fornecendo contributos transformadores às ações educativas e ao percurso formativo da mestranda.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11T13:12:19Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18040
TID:202775313
url http://hdl.handle.net/10400.22/18040
identifier_str_mv TID:202775313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131466504863744