O Google como medida de sentimento nos mercados financeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Ana Inês Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16895
Resumo: Esta dissertação insere-se no âmbito das finanças comportamentais e tem como objetivo inicial construir uma "proxy" de sentimento baseada nos dados de pesquisa online do Google, através da sua plataforma "Google Trends" e além disso compará-la com outras previamente utilizadas, no que toca a precisão e disponibilidade. Posteriormente centra-se no estudo da relação existente entre este índice de sentimento com os retornos do mercado acionista português e dos Estados Unidos, no período compreendido entre dezembro 2007 a junho 2017, usando para isso regressões lineares em que a variável Google é usada como uma das variáveis independentes para explicar os retornos de cada um dos mercados. Dado que se conclui que os dados do Google são realmente capazes de medir adequadamente a influência do sentimento em ambos os mercados, e que este mostra resultados mais robustos do que outras "proxies" previamente utilizadas noutros trabalhos, de seguida, optou-se por estudar a sua capacidade preditiva quanto aos movimentos dos mercados acionistas em estudo. Verificou-se que existe, de facto, um poder de previsão deste índice de sentimento contemporâneo, no entanto este deve ser usado em simultâneo com indicadores mais teóricos, como o CAPE, especialmente em mercados financeiros mais desenvolvidos como nos EUA.
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