Can Google data measure market sentiment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13300 |
Resumo: | Mestrado em Economia Monetária e Financeira |
id |
RCAP_d26805cf27300e8dff4c3d2ebe5cf5dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13300 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Can Google data measure market sentimentFinanças ComportamentaisSentimento de MercadoGogole Trendsmodelos VARvariáveis proxyBehavioral FinanceMarket SentimentVAR model,proxy variableMestrado em Economia Monetária e FinanceiraO propósito deste artigo, na temático de Finanças Comportamentais, é usar os dados da pesquisa on-line do Google, o maior motor de busca do mundo, e seu produto Google Trends, para criar uma variável que servirá como uma proxy do sentimento no mercado. O artigo irá concentrar-se em estudar a correlação do sentimento do mercado medido pelos dados providenciados pelo Google, com os retornos do Índice da Bolsa Portuguesa, o PSI-20. Para realizar este teste, irão ser aplicadas ambas regressões lineares de OLS e modelos VAR, usando dados do Google como uma variável independente dos retornos do PSI-20, enquanto que ao mesmo tempo, serão usados dados de outras variáveis de controlo para filtrar a análise financeira fundamental. Além disso, a proxy de sentimento criada será comparada com outras previamente utilizadas, no que toca a precisão, prontidão, e capacidade para explicar o comportamento do mercado em geral. O documento conclui que os dados do Google são realmente capazes de medir adequadamente a influência do sentimento no mercado Português, e mostra resultados mais completos do que outras proxies previamente utilizadas noutros trabalhos.The purpose of this paper, on the subject of Behavioral Finance, is to use data from Google's Online Search Query, the largest search engine in the world, and its product Google Trends, to create a variable which will serve as a measurement proxy for market sentiment . The paper will focus on studying the correlation of Google measured market sentiment with the returns of the Portuguese Stock Index, PSI-20. To test this, both linear OLS and VAR regressions will be implemented, using Google data as an explanatory variable for PSI-20 returns, while at the same time using data from other control variables to filtrate the fundamental financial analysis. Additionally, the created sentiment proxy will be compared with other known sentiment proxies in terms of accuracy and promptness in explaining market behavior. The paper concludes that Google data is indeed capable of appropriately measuring sentiment's influence on the Portuguese market, and it shows more complete results than other proxies from previous research.Instituto Superior de Economia e GestãoAbreu, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Bruno Miguel Afonso2017-03-14T15:41:28Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13300engFerreira, Bruno Miguel Afonso (2016). "Can Google data measure market sentiment". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:18.002056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Can Google data measure market sentiment |
title |
Can Google data measure market sentiment |
spellingShingle |
Can Google data measure market sentiment Ferreira, Bruno Miguel Afonso Finanças Comportamentais Sentimento de Mercado Gogole Trends modelos VAR variáveis proxy Behavioral Finance Market Sentiment VAR model, proxy variable |
title_short |
Can Google data measure market sentiment |
title_full |
Can Google data measure market sentiment |
title_fullStr |
Can Google data measure market sentiment |
title_full_unstemmed |
Can Google data measure market sentiment |
title_sort |
Can Google data measure market sentiment |
author |
Ferreira, Bruno Miguel Afonso |
author_facet |
Ferreira, Bruno Miguel Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Bruno Miguel Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Finanças Comportamentais Sentimento de Mercado Gogole Trends modelos VAR variáveis proxy Behavioral Finance Market Sentiment VAR model, proxy variable |
topic |
Finanças Comportamentais Sentimento de Mercado Gogole Trends modelos VAR variáveis proxy Behavioral Finance Market Sentiment VAR model, proxy variable |
description |
Mestrado em Economia Monetária e Financeira |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10 2016-10-01T00:00:00Z 2017-03-14T15:41:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/13300 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/13300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, Bruno Miguel Afonso (2016). "Can Google data measure market sentiment". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131079436664832 |