A aplicação da inteligência artificial no customer journey digital: indústria da moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Catarina Figueiredo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22402
Resumo: A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que está presente atualmente, onde existe uma interação muitas vezes de uma forma inconsciente, entre a população e a IA. É frequente encontrá-la em muitas áreas de negócio, sendo o marketing uma delas. Logo a IA torna-se relevante para as empresas conseguirem compreender melhor os consumidores e destacaremse da concorrência, oferecendo experiências personalizadas, ricas e únicas. Esta dissertação procura compreender o estado atual da interação que os consumidores têm com a IA durante o customer journey digital, na indústria da moda, através da identificação da tecnologia com mais interação pelos consumidores, procurando razões para o justificar e compreender a utilidade percebida com o objetivo de guiar as marcas para apostas futuras. Tendo como foco a indústria da moda abordando as seguintes tecnologias de IA: sistemas de recomendações, chatbots e provadores virtuais. Estas variáveis foram aprofundadas através de um questionário online e de uma avaliação das ofertas que várias marcas disponibilizam nos websites e apps. Após a análise dos dados concluiu-se que a interação com IA é feita por consumidores de uma faixa-etária mais jovem que apresentam uma maior confiança para com a mesma, procurando principalmente uma resposta rápida aos seus pedidos e obter recomendações e inspirações. Atualmente são os sistemas de recomendação que estão a ser alvo de mais interação, no entanto muitos consumidores consideram úteis os chatbots e os provadores virtuais. Conclui-se que as marcas devem apostar nestas tecnologias uma vez que permitem uma relação de win-win para ambos os intervenientes.
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