Práticas pedagógicas em Geografia para uma educação cidadã emancipadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobrinho, Hugo de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gengnagel, Claudionei Lucimar, Claudino, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39223
Resumo: O objetivo deste texto é analisar a contribuição do Projeto Nós Propomos! e Parque Educador na construção e consolidação de uma educação cidadã emancipadora. O Projeto Nós Propomos foi idealizado e desenvolvido inicialmente no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, em 2011, e posteriormente, ampliado para vários países, principalmente da América Latina. O Projeto Parque Educador é mais recente, implementado desde o início de 2018, por meio da parceria entre Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Instituto Brasília Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente. Quando confrontamos os objetivos de ambos os projetos, percebemos que o Nós Propomos! atravessa fronteiras e que o Projeto Parque Educador surge com uma vocação mais local, ambos com suas especificidades. Ao relacioná-los, percebemos que ambos possuem um caráter propositivo, o que gera uma sensibilização profunda por parte dos estudantes. Outra similaridade é o fato de estarem atrelados à formação continuada, pois, quando os professores de diferentes disciplinas se propõem a participar dos projetos, estão promovendo e ressignificando o processo formativo. Os dois projetos vêm construindo uma nova proposta de ensinar e aprender, além de promoverem uma educação interdisciplinar que valoriza a perspectiva crítica, reflexiva e propositiva.
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spelling Práticas pedagógicas em Geografia para uma educação cidadã emancipadoraPrácticas pedagógicas en Geografía para una educación ciudadana emancipadoraPedagogical practices in Geography for an emancipatory citizen educationEnsino de GeografiaEducação emancipadoraEducação ambientalEducação continuadaCidadaniaO objetivo deste texto é analisar a contribuição do Projeto Nós Propomos! e Parque Educador na construção e consolidação de uma educação cidadã emancipadora. O Projeto Nós Propomos foi idealizado e desenvolvido inicialmente no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, em 2011, e posteriormente, ampliado para vários países, principalmente da América Latina. O Projeto Parque Educador é mais recente, implementado desde o início de 2018, por meio da parceria entre Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Instituto Brasília Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente. Quando confrontamos os objetivos de ambos os projetos, percebemos que o Nós Propomos! atravessa fronteiras e que o Projeto Parque Educador surge com uma vocação mais local, ambos com suas especificidades. Ao relacioná-los, percebemos que ambos possuem um caráter propositivo, o que gera uma sensibilização profunda por parte dos estudantes. Outra similaridade é o fato de estarem atrelados à formação continuada, pois, quando os professores de diferentes disciplinas se propõem a participar dos projetos, estão promovendo e ressignificando o processo formativo. Os dois projetos vêm construindo uma nova proposta de ensinar e aprender, além de promoverem uma educação interdisciplinar que valoriza a perspectiva crítica, reflexiva e propositiva.El objetivo de este texto es analizar la contribución del Proyecto Nosotros Proponemos! y Parque Educador en la construcción y consolidación de la educación ciudadana emancipadora. El Proyecto Nosotros Proponemos fue idealizado y desarrollado inicialmente en el Instituto de Geografía y Ordenación del Territorio de la Universidad de Lisboa en 2011 y luego se expandió a varios países, principalmente en América Latina. Ya el Proyecto Parque Educador es más reciente y está siendo implementado desde el inicio de 2018 por medio de la colaboración entre Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal, Instituto Brasilia Ambiental y Secretaría de Medio ambiente. Cuando confrontamos los objetivos de los proyectos, percibimos que el Nosotros Proponemos tiene una ambición que atraviesa fronteras y que el Proyecto Parque Educador es una actuación más local, ambos con sus especificidades. Al relacionarlos percibimos que ellos poseen un carácter propositivo, lo que genera una sensibilización profunda por parte de los estudiantes. Otra similitud es el hecho de estar enganchados a la formación continua, pues, cuando los profesores de diferentes asignaturas se proponen a participar de los proyectos, ellos están promoviendo y resignificando el proceso formativo. Los dos proyectos vienen construyendo para una nueva propuesta de enseñar y aprender, más allá de promover una educación interdisciplinaria que valora la perspectiva crítica, reflexiva y propositiva.The objective of this text is to analyze the contribution of the Project Nós Propomos! and Parque Educador in the construction and consolidation of active citizenship for the promotion of a citizen and emancipatory education. The Nós Propomos Project was idealized and developed initially at the Institute of Geography and Spatial Planning of the University of Lisbon, in 2011, and later expanded to several countries, mainly in Latin America. The Parque Educador Project is recent, implemented since the beginning of 2018 through a partnership between the State Department of Education of the Federal District, the Brasilia Environmental Institute and the Secretariat of Environment. When we confront the objectives of the projects, we realize that the Nós Propomos! have an ambition that crosses borders and that the Project Parque Educador is a more local action, both with their specifics. However, when we relate them, we perceive that they have a propositional character, which generates a deep sensitization on the part of the students. Another similarity is the fact that they are linked to the continuous formation, because, when the teachers of different disciplines propose to participate in the projects, they are promoting and resignifying the formative process. Therefore, it is clear that such projects have been constructing a new proposal to teach and learn, besides promoting an interdisciplinary education that values the critical, reflective and propositive perspective.Universidade Estadual Paulista, Observatório de Educação em Direitos HumanosRepositório da Universidade de LisboaSobrinho, Hugo de CarvalhoGengnagel, Claudionei LucimarClaudino, Sérgio2019-07-23T11:42:52Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39223porSobrinho, H. de Carvalho, Gengnagel, C. L., Claudino, S. (2018). Práticas pedagógicas em Geografia para uma educação cidadã emancipadora. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, 6(2), p. 87-100. 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