Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Feliciano Henriques
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Antunes, Júlia, Fernandes, Luisa, Guerra, Teresa, Roque, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4826
Resumo: Reconhecendo a importância da motivação escolar dos alunos e a falta de instrumentos para a sua avaliação, realizou-se um estudo de adaptação do “Inventory of School Motivation"(ISM)”, elaborado por McInerney, Roche, McInerney e Marsh (1997). A amostra ficou constituída por 365 alunos adolescentes de ambos os sexos, do 3º ciclo e do ensino secundário oficial e diurno. O instrumento resultante, revelou possuir algumas qualidades psicométricas (fidelidade e validade). Os resultados da análise factorial permitiram observar a multidimensionalidade da versão da escala, com os seguintes factores: empenhamento na tarefa, competitividade, sociabilidade, percepção da competência e esforço-incentivos. A consistência interna foi estudada, tendo-se encontrado coeficientes adequados em diferentes subgrupos da amostra. Na análise dos resultados acerca do estudo da validade externa, obtiveram-se várias correlações positivas e significativas entre as dimensões da Motivação e as dimensões do “Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula”, bem como entre as dimensões da Motivação e dimensões do “Clima de Escola”. A generalidade dos elementos encontrados permite falar em qualidades psicométricas de uma versão reduzida do ISM, apontando, no entanto, para a necessidade de posteriores estudos.
id RCAP_825b78993894cf9673476b334bd5b3f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4826
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School MotivationMotivação escolarEscalas de avaliaçãoAtitudesAmbiente de aulaAdolescênciaReconhecendo a importância da motivação escolar dos alunos e a falta de instrumentos para a sua avaliação, realizou-se um estudo de adaptação do “Inventory of School Motivation"(ISM)”, elaborado por McInerney, Roche, McInerney e Marsh (1997). A amostra ficou constituída por 365 alunos adolescentes de ambos os sexos, do 3º ciclo e do ensino secundário oficial e diurno. O instrumento resultante, revelou possuir algumas qualidades psicométricas (fidelidade e validade). Os resultados da análise factorial permitiram observar a multidimensionalidade da versão da escala, com os seguintes factores: empenhamento na tarefa, competitividade, sociabilidade, percepção da competência e esforço-incentivos. A consistência interna foi estudada, tendo-se encontrado coeficientes adequados em diferentes subgrupos da amostra. Na análise dos resultados acerca do estudo da validade externa, obtiveram-se várias correlações positivas e significativas entre as dimensões da Motivação e as dimensões do “Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula”, bem como entre as dimensões da Motivação e dimensões do “Clima de Escola”. A generalidade dos elementos encontrados permite falar em qualidades psicométricas de uma versão reduzida do ISM, apontando, no entanto, para a necessidade de posteriores estudos.Repositório da Universidade de LisboaVeiga, Feliciano HenriquesAntunes, JúliaFernandes, LuisaGuerra, TeresaRoque, Paula2012-01-05T16:50:38Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:21.408743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation
title Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation
spellingShingle Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation
Veiga, Feliciano Henriques
Motivação escolar
Escalas de avaliação
Atitudes
Ambiente de aula
Adolescência
title_short Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation
title_full Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation
title_fullStr Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation
title_full_unstemmed Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation
title_sort Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation
author Veiga, Feliciano Henriques
author_facet Veiga, Feliciano Henriques
Antunes, Júlia
Fernandes, Luisa
Guerra, Teresa
Roque, Paula
author_role author
author2 Antunes, Júlia
Fernandes, Luisa
Guerra, Teresa
Roque, Paula
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Feliciano Henriques
Antunes, Júlia
Fernandes, Luisa
Guerra, Teresa
Roque, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação escolar
Escalas de avaliação
Atitudes
Ambiente de aula
Adolescência
topic Motivação escolar
Escalas de avaliação
Atitudes
Ambiente de aula
Adolescência
description Reconhecendo a importância da motivação escolar dos alunos e a falta de instrumentos para a sua avaliação, realizou-se um estudo de adaptação do “Inventory of School Motivation"(ISM)”, elaborado por McInerney, Roche, McInerney e Marsh (1997). A amostra ficou constituída por 365 alunos adolescentes de ambos os sexos, do 3º ciclo e do ensino secundário oficial e diurno. O instrumento resultante, revelou possuir algumas qualidades psicométricas (fidelidade e validade). Os resultados da análise factorial permitiram observar a multidimensionalidade da versão da escala, com os seguintes factores: empenhamento na tarefa, competitividade, sociabilidade, percepção da competência e esforço-incentivos. A consistência interna foi estudada, tendo-se encontrado coeficientes adequados em diferentes subgrupos da amostra. Na análise dos resultados acerca do estudo da validade externa, obtiveram-se várias correlações positivas e significativas entre as dimensões da Motivação e as dimensões do “Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula”, bem como entre as dimensões da Motivação e dimensões do “Clima de Escola”. A generalidade dos elementos encontrados permite falar em qualidades psicométricas de uma versão reduzida do ISM, apontando, no entanto, para a necessidade de posteriores estudos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
2012-01-05T16:50:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4826
url http://hdl.handle.net/10451/4826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134191434072064