A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguary

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Simone Maria Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2689
Resumo: O presente estudo tem como tema a Prática Pedagógica na Escola Municipal Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguary e insere-se na linha de inovação pedagógica, tendo como objetivo compreender como se efetiva a prática pedagógica na referida escola, buscando apreender, na especificidade da escola diferenciada, práticas pedagógicas inovadoras. Utilizou-se para efetivação do estudo a etnopesquisa, por meio da pesquisa qualitativa e da realização de estudo de caso, apoiado em entrevistas não estruturadas ou semi-estruturadas, realizadas através de um roteiro flexível, elaborado previamente. A pesquisa respaldou-se principalmente nos estudos YIN, MACEDO, BOGDAN e BIKLEN e LAPASSADE, ao passo que o conceito de Inovação Pedagógica foi analisado à luz das contribuições de FINO, LÈVY , PAPERT, TOFFLER, TURKLER, THURLER e PERRENOUD e VYGOTSKY, como também, estudiosos da educação indígena, os quais nortearam de maneira plena esta pesquisa. Para complementar a fundamentação teórica concomitante com os estudos teóricos, foram realizadas as observações em sala de aula, entrevistas com profissionais da escola, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, e da comunidade, como também, participação em eventos realizados fora da escola. Em síntese, esta investigação pretendeu descortinar as particularidades do processo ensino-aprendizagem em sala de aula, focando na tentativa de encontrar práticas pedagógicas inovadoras.
id RCAP_82ffc6556d6920ecef62f375261d35ff
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2689
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo PitaguarySala de aulaPrática pedagógicaInovação pedagógicaEscola diferenciadaPovo PitaguaryClassroomPedagogical practicePedagogical innovationDifferentiated schoolCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo tem como tema a Prática Pedagógica na Escola Municipal Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguary e insere-se na linha de inovação pedagógica, tendo como objetivo compreender como se efetiva a prática pedagógica na referida escola, buscando apreender, na especificidade da escola diferenciada, práticas pedagógicas inovadoras. Utilizou-se para efetivação do estudo a etnopesquisa, por meio da pesquisa qualitativa e da realização de estudo de caso, apoiado em entrevistas não estruturadas ou semi-estruturadas, realizadas através de um roteiro flexível, elaborado previamente. A pesquisa respaldou-se principalmente nos estudos YIN, MACEDO, BOGDAN e BIKLEN e LAPASSADE, ao passo que o conceito de Inovação Pedagógica foi analisado à luz das contribuições de FINO, LÈVY , PAPERT, TOFFLER, TURKLER, THURLER e PERRENOUD e VYGOTSKY, como também, estudiosos da educação indígena, os quais nortearam de maneira plena esta pesquisa. Para complementar a fundamentação teórica concomitante com os estudos teóricos, foram realizadas as observações em sala de aula, entrevistas com profissionais da escola, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, e da comunidade, como também, participação em eventos realizados fora da escola. Em síntese, esta investigação pretendeu descortinar as particularidades do processo ensino-aprendizagem em sala de aula, focando na tentativa de encontrar práticas pedagógicas inovadoras.This study has as its theme the Pedagogical Practice in the Pitaguary People´s Indigenous Municipal School of Basic Education and is part of the pedagogical innovation line, aiming to understand how pedagogical practice is developed in that school, trying to learn innovative pedagogical practices in the school, that is specifically differentiated. It was used the ethnoresearch for the effectiveness of the study, through qualitative research and case-study, supported on unstructured or semi-structured interviews, conducted by a flexible guideline, drawn up in advance. The research is backed mainly on YIN, MACEDO, BOGDAN and BIKLEN and LAPASSADE’s studies, whereas the concept of Pedagogical Innovation was considered in the light of the contributions of FINO, LEVY, PAPERT, TOFFLER, TURKLER, THÜRLER and PERRENOUD and VYGOTSKY, as also, scholars of indigenous education, who fully guided this research. In order to complement the theoretical foundation, observations took place in the classroom, interviews with school personnel involved in the teaching-learning process, and the community, as well as, participation in events outside the school. In short, this research intends to uncover the peculiarities of the teaching-learning process in the classroom, focusing on trying to find innovative pedagogical practices.Sousa, Jesus MariaSilveira, Selene Maria PenaforteDigitUMaVeloso, Simone Maria Lopes2020-01-22T15:08:08Z2019-04-01T00:00:00Z2019-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2689202370887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:28.412264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguary
title A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguary
spellingShingle A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguary
Veloso, Simone Maria Lopes
Sala de aula
Prática pedagógica
Inovação pedagógica
Escola diferenciada
Povo Pitaguary
Classroom
Pedagogical practice
Pedagogical innovation
Differentiated school
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguary
title_full A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguary
title_fullStr A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguary
title_full_unstemmed A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguary
title_sort A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguary
author Veloso, Simone Maria Lopes
author_facet Veloso, Simone Maria Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Jesus Maria
Silveira, Selene Maria Penaforte
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Simone Maria Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Prática pedagógica
Inovação pedagógica
Escola diferenciada
Povo Pitaguary
Classroom
Pedagogical practice
Pedagogical innovation
Differentiated school
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Sala de aula
Prática pedagógica
Inovação pedagógica
Escola diferenciada
Povo Pitaguary
Classroom
Pedagogical practice
Pedagogical innovation
Differentiated school
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo tem como tema a Prática Pedagógica na Escola Municipal Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguary e insere-se na linha de inovação pedagógica, tendo como objetivo compreender como se efetiva a prática pedagógica na referida escola, buscando apreender, na especificidade da escola diferenciada, práticas pedagógicas inovadoras. Utilizou-se para efetivação do estudo a etnopesquisa, por meio da pesquisa qualitativa e da realização de estudo de caso, apoiado em entrevistas não estruturadas ou semi-estruturadas, realizadas através de um roteiro flexível, elaborado previamente. A pesquisa respaldou-se principalmente nos estudos YIN, MACEDO, BOGDAN e BIKLEN e LAPASSADE, ao passo que o conceito de Inovação Pedagógica foi analisado à luz das contribuições de FINO, LÈVY , PAPERT, TOFFLER, TURKLER, THURLER e PERRENOUD e VYGOTSKY, como também, estudiosos da educação indígena, os quais nortearam de maneira plena esta pesquisa. Para complementar a fundamentação teórica concomitante com os estudos teóricos, foram realizadas as observações em sala de aula, entrevistas com profissionais da escola, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, e da comunidade, como também, participação em eventos realizados fora da escola. Em síntese, esta investigação pretendeu descortinar as particularidades do processo ensino-aprendizagem em sala de aula, focando na tentativa de encontrar práticas pedagógicas inovadoras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01T00:00:00Z
2019-04-01T00:00:00Z
2020-01-22T15:08:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2689
202370887
url http://hdl.handle.net/10400.13/2689
identifier_str_mv 202370887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129926323929088