Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.31423 |
Resumo: | O Ensino Remoto Emergencial (ERE) se tornou uma realidade para grande parte dos estudantes do Distrito Federal (DF)/Brasil e se estendeu até o fim do 1º semestre letivo de 2021, quando teve início no DF o retorno, gradativo e com ressalvas, ao ensino e aprendizagem na modalidade presencial, o qual em nossa avaliação causou um impacto significativo nas relações em sala de aula e na mediação da aprendizagem. Somado a isso, percebe-se que a convivência baseada no respeito e na solidariedade tem sido algo cada vez mais desafiador em nossa sociedade, pois os interesses coletivos vêm sendo substituídos gradativamente por padrões individualistas, sendo agravado após o período de isolamento em função da pandemia causada pelo Coronavírus. Este artigo propõe-se a narrar, a partir de um relato de experiência, oficinas pedagógicas ancoradas na Educação em e para Direitos Humanos, bem como na construção da cultura de paz. As oficinas foram realizadas no âmbito de uma escola pública de Anos Finais, do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal ao longo do 1º semestre letivo de 2022 e se deu pelo Serviço de Orientação Educacional e a Equipe especializada de Apoio à Aprendizagem no intuito de promover na escola um espaço propício para a convergência das singularidades, com respeito, sem violência e intolerâncias (sejam elas: racial, de gênero, religiosa ou de qualquer outro âmbito), atendendo a solicitação dos professores diante da dificuldade de resolver os diversos conflitos em sala de aula. O trabalho evidenciou a necessidade de se estabelecer canais dialógicos entre professores e alunos, manutenção de espaços de escuta aos discentes e uso de estratégias e atividades contextualizadas. |
id |
RCAP_8329eec9c89d1f5a255384d1cdf5269d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31423 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos HumanosNúmero 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas MetodológicasO Ensino Remoto Emergencial (ERE) se tornou uma realidade para grande parte dos estudantes do Distrito Federal (DF)/Brasil e se estendeu até o fim do 1º semestre letivo de 2021, quando teve início no DF o retorno, gradativo e com ressalvas, ao ensino e aprendizagem na modalidade presencial, o qual em nossa avaliação causou um impacto significativo nas relações em sala de aula e na mediação da aprendizagem. Somado a isso, percebe-se que a convivência baseada no respeito e na solidariedade tem sido algo cada vez mais desafiador em nossa sociedade, pois os interesses coletivos vêm sendo substituídos gradativamente por padrões individualistas, sendo agravado após o período de isolamento em função da pandemia causada pelo Coronavírus. Este artigo propõe-se a narrar, a partir de um relato de experiência, oficinas pedagógicas ancoradas na Educação em e para Direitos Humanos, bem como na construção da cultura de paz. As oficinas foram realizadas no âmbito de uma escola pública de Anos Finais, do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal ao longo do 1º semestre letivo de 2022 e se deu pelo Serviço de Orientação Educacional e a Equipe especializada de Apoio à Aprendizagem no intuito de promover na escola um espaço propício para a convergência das singularidades, com respeito, sem violência e intolerâncias (sejam elas: racial, de gênero, religiosa ou de qualquer outro âmbito), atendendo a solicitação dos professores diante da dificuldade de resolver os diversos conflitos em sala de aula. O trabalho evidenciou a necessidade de se estabelecer canais dialógicos entre professores e alunos, manutenção de espaços de escuta aos discentes e uso de estratégias e atividades contextualizadas.Emergency Remote Learning (ERE) became a reality for most students in the Federal District (DF) of Brazil and lasted until the end of the first semester of 2021, when the gradual return to face-to-face teaching and learning began in DF, which in our evaluation had a significant impact on classroom relations and learning mediation. Added to this, we realize that coexistence based on respect and solidarity has been something increasingly challenging in our society, because the collective interests have been gradually replaced by individualistic standards, being aggravated after the isolation period due to the pandemic caused by the Coronavirus. This article aims to narrate, through an experience report, pedagogical workshops anchored in Education in and for Human Rights, as well as in the construction of a culture of peace. The workshops were held at a public school of the Final Years of Elementary Education of the Secretariat of Education of the Federal District during the first semester of 2022 and were conducted by the Educational Guidance Service and the Learning Support Specialized Team in order to promote at school a favorable space for the convergence of singularities, with respect, without violence and intolerance (whether racial, gender, religious or of any other kind), in response to the request of teachers faced with the difficulty of resolving the various conflicts in the classroom. The work showed the need to establish dialogic channels between teachers and students, maintaining spaces for listening to the students and using contextualized strategies and activities.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.31423por1646-2335Ramos de Jesus Ferreira, Ana TerezaRocha Lago, Mária JéssicaTeixeira Borges, Fabríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:54.123088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos |
title |
Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos |
spellingShingle |
Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos Ramos de Jesus Ferreira, Ana Tereza Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
title_short |
Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos |
title_full |
Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos |
title_fullStr |
Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos |
title_full_unstemmed |
Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos |
title_sort |
Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos |
author |
Ramos de Jesus Ferreira, Ana Tereza |
author_facet |
Ramos de Jesus Ferreira, Ana Tereza Rocha Lago, Mária Jéssica Teixeira Borges, Fabrícia |
author_role |
author |
author2 |
Rocha Lago, Mária Jéssica Teixeira Borges, Fabrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos de Jesus Ferreira, Ana Tereza Rocha Lago, Mária Jéssica Teixeira Borges, Fabrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
topic |
Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
description |
O Ensino Remoto Emergencial (ERE) se tornou uma realidade para grande parte dos estudantes do Distrito Federal (DF)/Brasil e se estendeu até o fim do 1º semestre letivo de 2021, quando teve início no DF o retorno, gradativo e com ressalvas, ao ensino e aprendizagem na modalidade presencial, o qual em nossa avaliação causou um impacto significativo nas relações em sala de aula e na mediação da aprendizagem. Somado a isso, percebe-se que a convivência baseada no respeito e na solidariedade tem sido algo cada vez mais desafiador em nossa sociedade, pois os interesses coletivos vêm sendo substituídos gradativamente por padrões individualistas, sendo agravado após o período de isolamento em função da pandemia causada pelo Coronavírus. Este artigo propõe-se a narrar, a partir de um relato de experiência, oficinas pedagógicas ancoradas na Educação em e para Direitos Humanos, bem como na construção da cultura de paz. As oficinas foram realizadas no âmbito de uma escola pública de Anos Finais, do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal ao longo do 1º semestre letivo de 2022 e se deu pelo Serviço de Orientação Educacional e a Equipe especializada de Apoio à Aprendizagem no intuito de promover na escola um espaço propício para a convergência das singularidades, com respeito, sem violência e intolerâncias (sejam elas: racial, de gênero, religiosa ou de qualquer outro âmbito), atendendo a solicitação dos professores diante da dificuldade de resolver os diversos conflitos em sala de aula. O trabalho evidenciou a necessidade de se estabelecer canais dialógicos entre professores e alunos, manutenção de espaços de escuta aos discentes e uso de estratégias e atividades contextualizadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.31423 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.31423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133547230920704 |