Actividades de marketing e orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ricardo Jorge Vieira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2175
Resumo: O grau de orientação para o mercado do meio empresarial tem suscitado um grande interesse, ao longo dos últimos anos, ocupando um lugar de destaque ao nível da formulação da estratégia de marketing. A constante mutação e desenvolvimento do ambiente económico tem acentuado o interesse na investigação empírica neste domínio nos mais variados contextos. Com o intuito de colaborar com a importância deste tema, o presente estudo apresenta uma investigação sobre o marketing, a intensidade competitiva, a turbulência de mercado e o grau de orientação para o mercado como alguns dos factores condicionantes da performance económicofinanceira das micro e pequenas e médias empresas dos distritos de Vila Real e de Bragança. A primeira parte aborda de uma forma teórica os conceitos relacionados com esta temática e foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica onde se procuraram identificar e analisar as várias perspectivas existentes bem como as verificações empíricas mais relevantes. A segunda parte foi desenvolvida em função do trabalho empírico que resultou da recolha de dados primários através de entrevistas a administradores das empresas contactadas. Através da investigação foi possível caracterizar o tecido empresarial da região, identificar os tipos de acções de marketing desenvolvidos pelas empresas constantes da amostra, analisar o grau de orientação para o mercado revelado pelos decisores e avaliar o impacto da aplicação destes instrumentos no desempenho económico-financeiro das empresas. As conclusões mais relevantes desta investigação centram-se na verificação de que: • O marketing é visto como um acessório que não tem merecido por parte das empresas uma atenção consubstanciada em acções efectivas que se possam considerar estratégicas; • A intensidade competitiva e a turbulência de mercado influenciam a performance; • O processo de geração de informação de mercado, tido como um dos preceitos de um comportamento orientado para o mercado, apresenta uma relação positiva com o desempenho económico-financeiro das empresas.
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