Centro de Apoio a Crianças e Jovens. Um ambiente de aprendizagem não formal potenciador de práticas pedagógicas inovadoras?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Alícia Ornelas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5184
Resumo: O presente estudo, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação- Inovação Pedagógica, tem como objetivo compreender qual a natureza das práticas pedagógicas em um ambiente não formal de aprendizagem, mais propriamente no Centro de Apoio a Crianças e Jovens de Câmara de Lobos (CACJ). A Inovação Pedagógica pressupõe uma quebra de paradigma, privilegiando práticas pedagógicas que permitam a aprendizagem autónoma dos sujeitos. Considerando que a educação não formal é marcada pela descontinuidade, eventualidade e informalidade, que tem como principal característica a flexibilidade quanto ao tempo, ao espaço e aos conteúdos, os ambientes não formais de aprendizagem poderão tornar-se espaços potenciadores de Inovação Pedagógica. A presente investigação é de abordagem qualitativa, de cariz etnográfico, desenvolvendo-se através da imersão da investigadora no ambiente natural dos sujeitos, com vista à compreensão e descrição detalhada do quotidiano do grupo, como também o acesso a formas de entendimento da realidade estudada através dos padrões culturais e significados experienciados no interior do grupo. Desta forma, foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados, com principal destaque para a observação participante, que constituiu os principais recursos da investigação empírica, que se complementou com registos de cariz etnográfico, como o diário de bordo, as notas de campo e as conversas informais recolhidos durante a estada no contexto de estudo. As conclusões desta investigação apontam para o reconhecimento deste ambiente não formal de aprendizagem, como um espaço potenciador de práticas pedagógicas que permitem às crianças e jovens a construção autónoma das suas aprendizagens, através de dinâmicas diferenciadas que promovem a interação entre o grupo e por sua vez a inclusão social.
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