Desafios da Educação Especial infantil em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8601 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo descrever, para compreender, a realidade da Educação Especial em Angola, especificando o caso do Namibe. Para o seu cumprimento foi feita uma pesquisa bibliográfica que, devido à escassez de fontes, foi complementada com pesquisa e análise documentais. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à diretora pedagógica da Escola Especial do Namibe. A informação recolhida nos documentos disponibilizados, bem como na entrevista, foi sujeita a uma análise de conteúdo, tendo sido agregada em unidades temáticas, o que nos permitiu dar uma panorâmica sobre o atendimento às crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), em Angola e mais especificamente em Namibe. Verifica-se uma vontade de vencer este desafio, por parte dos profissionais e, também, das políticas, embora ainda haja um longo caminho a percorrer. |
id |
RCAP_83a1327a18131cff3de1ae151590dc4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8601 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios da Educação Especial infantil em AngolaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISSISTEMAS EDUCATIVOSEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSEDUCATIONAL SYSTEMSANGOLANAMIBEEste artigo tem como objetivo descrever, para compreender, a realidade da Educação Especial em Angola, especificando o caso do Namibe. Para o seu cumprimento foi feita uma pesquisa bibliográfica que, devido à escassez de fontes, foi complementada com pesquisa e análise documentais. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à diretora pedagógica da Escola Especial do Namibe. A informação recolhida nos documentos disponibilizados, bem como na entrevista, foi sujeita a uma análise de conteúdo, tendo sido agregada em unidades temáticas, o que nos permitiu dar uma panorâmica sobre o atendimento às crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), em Angola e mais especificamente em Namibe. Verifica-se uma vontade de vencer este desafio, por parte dos profissionais e, também, das políticas, embora ainda haja um longo caminho a percorrer.This article aims to describe and understand the reality of Special Education in Angola, particularly in Namibe. For this purpose, bibliographic research was done. Due to the scarcity of sources, it was complemented by documentary research and analysis. Additionally, a semi-structured interview was conducted with the Director of Education of Escola Especial do Namibe. A content analysis was conducted, focusing on thematic units. This provided an overview of the care of children and young people with Special Educational Needs (SEN), which includes the efforts of both professionals and policies to overcome this challenge, despite still having a long way to go. Keywords: special éducation; special educational needs; Angola; Namibe.Cet article vise à décrire, pour comprendre, la réalité de l’éducation spéciale en Angola, en précisant le cas de Namibe. Pour son accomplissement, une recherche bibliographique a été faite qui, en raison de la rareté des sources, a été complétée par des analyses documentaires. Une interview semi-structurée a également été réalisée avec le directeur pédagogique de l’école spéciale à Namibe. Les informations rassemblées dans les documents mis à disposition, ainsi que dans l’interview, ont fait l’objet d’une analyse de contenu et ont été regroupées en unités thématiques, ce qui nous a permis de montrer la prise en charge des enfants et des jeunes ayant des besoins éducatifs particuliers, en Angola et plus particulièrement à Namibe. Il existe une volonté de relever ce défi, à la fois par les professionnels et par les politiques, même s’il reste encore beaucoup de chemin à parcourir.Este artículo tiene como objetivo describir, para comprender, la realidad de la Educación Especial en Angola, especificando el caso de Namibe. Para su cumplimiento se hizo una investigación bibliográfica que, debido a la escasez de fuentes, fue complementada con investigación y análisis documentales. Se realizó una entrevista semiestructurada a la directora pedagógica de la Escuela Especial de Namibe. La información recogida en los documentos disponibles, así como en la entrevista, fue sujeta a un análisis de contenido, habiendo sido agregada en unidades temáticas, lo que nos permitió dar una panorámica sobre la atención a los niños y jóvenes con necesidades educativas especiales (NEE), en Angola y más específicamente en Namibe. Se observa una voluntad de vencer este desafío, por parte de los profesionales y, también, de las políticas, aunque todavía hay un largo camino por recorrer.Edições Universitárias Lusófonas2018-03-07T16:33:13Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8601por1646-401XPatatas, Teresa de Jesus Portelinha AlmeidaSanches, Isabel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:03.033913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da Educação Especial infantil em Angola |
title |
Desafios da Educação Especial infantil em Angola |
spellingShingle |
Desafios da Educação Especial infantil em Angola Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS SISTEMAS EDUCATIVOS EDUCATION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS EDUCATIONAL SYSTEMS ANGOLA NAMIBE |
title_short |
Desafios da Educação Especial infantil em Angola |
title_full |
Desafios da Educação Especial infantil em Angola |
title_fullStr |
Desafios da Educação Especial infantil em Angola |
title_full_unstemmed |
Desafios da Educação Especial infantil em Angola |
title_sort |
Desafios da Educação Especial infantil em Angola |
author |
Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida |
author_facet |
Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida Sanches, Isabel Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Sanches, Isabel Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida Sanches, Isabel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS SISTEMAS EDUCATIVOS EDUCATION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS EDUCATIONAL SYSTEMS ANGOLA NAMIBE |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS SISTEMAS EDUCATIVOS EDUCATION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS EDUCATIONAL SYSTEMS ANGOLA NAMIBE |
description |
Este artigo tem como objetivo descrever, para compreender, a realidade da Educação Especial em Angola, especificando o caso do Namibe. Para o seu cumprimento foi feita uma pesquisa bibliográfica que, devido à escassez de fontes, foi complementada com pesquisa e análise documentais. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à diretora pedagógica da Escola Especial do Namibe. A informação recolhida nos documentos disponibilizados, bem como na entrevista, foi sujeita a uma análise de conteúdo, tendo sido agregada em unidades temáticas, o que nos permitiu dar uma panorâmica sobre o atendimento às crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), em Angola e mais especificamente em Namibe. Verifica-se uma vontade de vencer este desafio, por parte dos profissionais e, também, das políticas, embora ainda haja um longo caminho a percorrer. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-07T16:33:13Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/8601 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/8601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137421263110144 |