Desafios da Educação Especial infantil em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sanches, Isabel Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8601
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever, para compreender, a realidade da Educação Especial em Angola, especificando o caso do Namibe. Para o seu cumprimento foi feita uma pesquisa bibliográfica que, devido à escassez de fontes, foi complementada com pesquisa e análise documentais. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à diretora pedagógica da Escola Especial do Namibe. A informação recolhida nos documentos disponibilizados, bem como na entrevista, foi sujeita a uma análise de conteúdo, tendo sido agregada em unidades temáticas, o que nos permitiu dar uma panorâmica sobre o atendimento às crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), em Angola e mais especificamente em Namibe. Verifica-se uma vontade de vencer este desafio, por parte dos profissionais e, também, das políticas, embora ainda haja um longo caminho a percorrer.
id RCAP_83a1327a18131cff3de1ae151590dc4a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8601
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios da Educação Especial infantil em AngolaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISSISTEMAS EDUCATIVOSEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSEDUCATIONAL SYSTEMSANGOLANAMIBEEste artigo tem como objetivo descrever, para compreender, a realidade da Educação Especial em Angola, especificando o caso do Namibe. Para o seu cumprimento foi feita uma pesquisa bibliográfica que, devido à escassez de fontes, foi complementada com pesquisa e análise documentais. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à diretora pedagógica da Escola Especial do Namibe. A informação recolhida nos documentos disponibilizados, bem como na entrevista, foi sujeita a uma análise de conteúdo, tendo sido agregada em unidades temáticas, o que nos permitiu dar uma panorâmica sobre o atendimento às crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), em Angola e mais especificamente em Namibe. Verifica-se uma vontade de vencer este desafio, por parte dos profissionais e, também, das políticas, embora ainda haja um longo caminho a percorrer.This article aims to describe and understand the reality of Special Education in Angola, particularly in Namibe. For this purpose, bibliographic research was done. Due to the scarcity of sources, it was complemented by documentary research and analysis. Additionally, a semi-structured interview was conducted with the Director of Education of Escola Especial do Namibe. A content analysis was conducted, focusing on thematic units. This provided an overview of the care of children and young people with Special Educational Needs (SEN), which includes the efforts of both professionals and policies to overcome this challenge, despite still having a long way to go. Keywords: special éducation; special educational needs; Angola; Namibe.Cet article vise à décrire, pour comprendre, la réalité de l’éducation spéciale en Angola, en précisant le cas de Namibe. Pour son accomplissement, une recherche bibliographique a été faite qui, en raison de la rareté des sources, a été complétée par des analyses documentaires. Une interview semi-structurée a également été réalisée avec le directeur pédagogique de l’école spéciale à Namibe. Les informations rassemblées dans les documents mis à disposition, ainsi que dans l’interview, ont fait l’objet d’une analyse de contenu et ont été regroupées en unités thématiques, ce qui nous a permis de montrer la prise en charge des enfants et des jeunes ayant des besoins éducatifs particuliers, en Angola et plus particulièrement à Namibe. Il existe une volonté de relever ce défi, à la fois par les professionnels et par les politiques, même s’il reste encore beaucoup de chemin à parcourir.Este artículo tiene como objetivo describir, para comprender, la realidad de la Educación Especial en Angola, especificando el caso de Namibe. Para su cumplimiento se hizo una investigación bibliográfica que, debido a la escasez de fuentes, fue complementada con investigación y análisis documentales. Se realizó una entrevista semiestructurada a la directora pedagógica de la Escuela Especial de Namibe. La información recogida en los documentos disponibles, así como en la entrevista, fue sujeta a un análisis de contenido, habiendo sido agregada en unidades temáticas, lo que nos permitió dar una panorámica sobre la atención a los niños y jóvenes con necesidades educativas especiales (NEE), en Angola y más específicamente en Namibe. Se observa una voluntad de vencer este desafío, por parte de los profesionales y, también, de las políticas, aunque todavía hay un largo camino por recorrer.Edições Universitárias Lusófonas2018-03-07T16:33:13Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8601por1646-401XPatatas, Teresa de Jesus Portelinha AlmeidaSanches, Isabel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:03.033913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da Educação Especial infantil em Angola
title Desafios da Educação Especial infantil em Angola
spellingShingle Desafios da Educação Especial infantil em Angola
Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
SISTEMAS EDUCATIVOS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
EDUCATIONAL SYSTEMS
ANGOLA
NAMIBE
title_short Desafios da Educação Especial infantil em Angola
title_full Desafios da Educação Especial infantil em Angola
title_fullStr Desafios da Educação Especial infantil em Angola
title_full_unstemmed Desafios da Educação Especial infantil em Angola
title_sort Desafios da Educação Especial infantil em Angola
author Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida
author_facet Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida
Sanches, Isabel Rodrigues
author_role author
author2 Sanches, Isabel Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida
Sanches, Isabel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
SISTEMAS EDUCATIVOS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
EDUCATIONAL SYSTEMS
ANGOLA
NAMIBE
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
SISTEMAS EDUCATIVOS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
EDUCATIONAL SYSTEMS
ANGOLA
NAMIBE
description Este artigo tem como objetivo descrever, para compreender, a realidade da Educação Especial em Angola, especificando o caso do Namibe. Para o seu cumprimento foi feita uma pesquisa bibliográfica que, devido à escassez de fontes, foi complementada com pesquisa e análise documentais. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à diretora pedagógica da Escola Especial do Namibe. A informação recolhida nos documentos disponibilizados, bem como na entrevista, foi sujeita a uma análise de conteúdo, tendo sido agregada em unidades temáticas, o que nos permitiu dar uma panorâmica sobre o atendimento às crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), em Angola e mais especificamente em Namibe. Verifica-se uma vontade de vencer este desafio, por parte dos profissionais e, também, das políticas, embora ainda haja um longo caminho a percorrer.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-07T16:33:13Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8601
url http://hdl.handle.net/10437/8601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137421263110144