O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hugo Renato Saraiva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7498
Resumo: O presente relatório de estágio apresenta um estudo realizado no processo de estágio no âmbito das Unidades Curriculares de Projeto do Ensino Artístico e Prática de Ensino Supervisionada, constante do plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, no ano letivo 2019/2020, que se desenvolveu nas turmas de Iniciação Musical do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Classe de Conjunto do 6º ano de escolaridade do 2º Ciclo, ambas do Conservatório Regional de Música da Covilhã. Tendo por objetivo evidenciar o papel do professor-investigador, neste relatório de estágio tentamos perceber quais as potencialidades e os constrangimentos da Linguagem de Programação Scratch como ferramenta educativa no processo de ensino-aprendizagem na Iniciação Musical bem como que conceitos e ideias musicais emergem no desenvolvimento de projetos com o Scratch. Deste modo, no enquadramento teórico, procura-se clarificar e entender o papel das TIC no paradigma do processo educacional bem como discutir o papel do Scratch no processo de ensino-aprendizagem da Iniciação Musical. Em termos metodológicos, enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através da observação participante, recolha documental e inquéritos por questionário. A análise dos dados deste estudo permitiu-nos concluir que houve uma grande motivação manifestada pela participação ativa de todos os alunos envolvidos ao longo do desenvolvimento do projeto sendo que o uso das TIC, e mais concretamente a Linguagem de Programação Scratch de forma complementar ao trabalho do professor, pode ser um importante recurso didático em todo o processo de ensino-aprendizagem uma vez que permite aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Não obstante, salienta-se também a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem.
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