O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7498 |
Resumo: | O presente relatório de estágio apresenta um estudo realizado no processo de estágio no âmbito das Unidades Curriculares de Projeto do Ensino Artístico e Prática de Ensino Supervisionada, constante do plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, no ano letivo 2019/2020, que se desenvolveu nas turmas de Iniciação Musical do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Classe de Conjunto do 6º ano de escolaridade do 2º Ciclo, ambas do Conservatório Regional de Música da Covilhã. Tendo por objetivo evidenciar o papel do professor-investigador, neste relatório de estágio tentamos perceber quais as potencialidades e os constrangimentos da Linguagem de Programação Scratch como ferramenta educativa no processo de ensino-aprendizagem na Iniciação Musical bem como que conceitos e ideias musicais emergem no desenvolvimento de projetos com o Scratch. Deste modo, no enquadramento teórico, procura-se clarificar e entender o papel das TIC no paradigma do processo educacional bem como discutir o papel do Scratch no processo de ensino-aprendizagem da Iniciação Musical. Em termos metodológicos, enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através da observação participante, recolha documental e inquéritos por questionário. A análise dos dados deste estudo permitiu-nos concluir que houve uma grande motivação manifestada pela participação ativa de todos os alunos envolvidos ao longo do desenvolvimento do projeto sendo que o uso das TIC, e mais concretamente a Linguagem de Programação Scratch de forma complementar ao trabalho do professor, pode ser um importante recurso didático em todo o processo de ensino-aprendizagem uma vez que permite aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Não obstante, salienta-se também a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
RCAP_83db20dcc777f89db65013b9f3fa1601 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7498 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musicalLinguagem de programação Scratch;Tecnologias de informação e comunicaçãoIniciação musicalScratch programming languageInformation and communication technologiesMusical initiationDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório de estágio apresenta um estudo realizado no processo de estágio no âmbito das Unidades Curriculares de Projeto do Ensino Artístico e Prática de Ensino Supervisionada, constante do plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, no ano letivo 2019/2020, que se desenvolveu nas turmas de Iniciação Musical do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Classe de Conjunto do 6º ano de escolaridade do 2º Ciclo, ambas do Conservatório Regional de Música da Covilhã. Tendo por objetivo evidenciar o papel do professor-investigador, neste relatório de estágio tentamos perceber quais as potencialidades e os constrangimentos da Linguagem de Programação Scratch como ferramenta educativa no processo de ensino-aprendizagem na Iniciação Musical bem como que conceitos e ideias musicais emergem no desenvolvimento de projetos com o Scratch. Deste modo, no enquadramento teórico, procura-se clarificar e entender o papel das TIC no paradigma do processo educacional bem como discutir o papel do Scratch no processo de ensino-aprendizagem da Iniciação Musical. Em termos metodológicos, enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através da observação participante, recolha documental e inquéritos por questionário. A análise dos dados deste estudo permitiu-nos concluir que houve uma grande motivação manifestada pela participação ativa de todos os alunos envolvidos ao longo do desenvolvimento do projeto sendo que o uso das TIC, e mais concretamente a Linguagem de Programação Scratch de forma complementar ao trabalho do professor, pode ser um importante recurso didático em todo o processo de ensino-aprendizagem uma vez que permite aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Não obstante, salienta-se também a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem.Abstract : This internship report presents a study carried out in the internship process within the scope of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit, included in the curricular plan of the Master in Music Teaching, option Musical Formation and Ensemble Music, in the academic year 2019/2020, which was developed in the Musical Initiation classes and in the Ensemble Class at Conservatório Regional de Música da Covilhã, in the 4th year of schooling in the 1st Cycle of Basic Education and in the 6th year of schooling in the 2nd Cycle, respectively. Having as objective to highlight the role of the teacher-researcher, in this internship report we try to understand the potentials and constraints of the Scratch Programming Language as an educational tool in the teaching-learning process in Musical Initiation as well as what musical concepts and ideas emerge in the development of projects with Scratch. Thus, in the theoretical framework, it seeks to clarify and understand the role of ICT in the educational process paradigm as well as to discuss the role of Scratch in the teaching-learning process of Musical Initiation. In methodological terms, it fits into a qualitative approach. The data were collected through participant observation, documentary collection and questionnaire surveys. The analysis of the data from this study allowed us to conclude that there was a great motivation manifested by the active participation of all students involved throughout the development of the project, being the use of ICT, and more specifically the Scratch Programming Language in order to complement the teacher's work, can be an important didactic resource in the entire teaching-learning process since it allows more motivating, challenging and meaningful learning. Nevertheless, the importance of the teacher's role as a mediator in the teaching-learning process is also emphasized.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSantos, Hugo Renato Saraiva2021-04-07T15:38:52Z202020212020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7498TID:202692310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:04Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:01.170615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical |
title |
O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical |
spellingShingle |
O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical Santos, Hugo Renato Saraiva Linguagem de programação Scratch; Tecnologias de informação e comunicação Iniciação musical Scratch programming language Information and communication technologies Musical initiation Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical |
title_full |
O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical |
title_fullStr |
O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical |
title_full_unstemmed |
O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical |
title_sort |
O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical |
author |
Santos, Hugo Renato Saraiva |
author_facet |
Santos, Hugo Renato Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Hugo Renato Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem de programação Scratch; Tecnologias de informação e comunicação Iniciação musical Scratch programming language Information and communication technologies Musical initiation Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Linguagem de programação Scratch; Tecnologias de informação e comunicação Iniciação musical Scratch programming language Information and communication technologies Musical initiation Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
O presente relatório de estágio apresenta um estudo realizado no processo de estágio no âmbito das Unidades Curriculares de Projeto do Ensino Artístico e Prática de Ensino Supervisionada, constante do plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, no ano letivo 2019/2020, que se desenvolveu nas turmas de Iniciação Musical do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Classe de Conjunto do 6º ano de escolaridade do 2º Ciclo, ambas do Conservatório Regional de Música da Covilhã. Tendo por objetivo evidenciar o papel do professor-investigador, neste relatório de estágio tentamos perceber quais as potencialidades e os constrangimentos da Linguagem de Programação Scratch como ferramenta educativa no processo de ensino-aprendizagem na Iniciação Musical bem como que conceitos e ideias musicais emergem no desenvolvimento de projetos com o Scratch. Deste modo, no enquadramento teórico, procura-se clarificar e entender o papel das TIC no paradigma do processo educacional bem como discutir o papel do Scratch no processo de ensino-aprendizagem da Iniciação Musical. Em termos metodológicos, enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através da observação participante, recolha documental e inquéritos por questionário. A análise dos dados deste estudo permitiu-nos concluir que houve uma grande motivação manifestada pela participação ativa de todos os alunos envolvidos ao longo do desenvolvimento do projeto sendo que o uso das TIC, e mais concretamente a Linguagem de Programação Scratch de forma complementar ao trabalho do professor, pode ser um importante recurso didático em todo o processo de ensino-aprendizagem uma vez que permite aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Não obstante, salienta-se também a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-04-07T15:38:52Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7498 TID:202692310 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7498 |
identifier_str_mv |
TID:202692310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130844017721344 |