Scratch – um primeiro olhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Flávia Linhalis
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, José Michael Leandro da Silva, Ribeiro, Paula Eduarda Justino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16706
Resumo: RESUMO: Neste artigo, relatamos a atividade “Scratch, um primeiro olhar”, realizada com o objetivo de registrar as impressões e as respostas dos alunos ao olhar pela primeira vez para programas em Scratch. Apresentamos uma revisão sobre a caracterização da linguagem e do ambiente do Scratch, procurando identificar o que um aluno que nunca teve contato com programação pode usar para extrair informações dos programas. Diferente de outros trabalhos na literatura, destacamos o fato de os comandos serem escritos na língua materna dos alunos como um elemento grandemente facilitador para o entendimento dos mesmos por parte dos iniciantes. Os resultados dos experimentos mostram que a capacidade de leitura dos programas é uma grande aliada no entendimento daqueles que nunca programaram.PALAVRAS-CHAVE: Scratch; iniciantes em programação; linguagem de programação. ABSTRACT:In this paper, we report the “Scratch, a first glance” activity, conducted with the aim of registering the impressions and the responses of students when they looked for the first time to Scratch programs. We present a review on the characterization of Scratch language and environment, trying to identify what a student who never had contact with programming can use to extract information from the programs. Different from other works in literature, we highlight the commands written in the mother tongue of the students as a great facilitator to the understanding of the programs by the beginners. The results of the experiments show that the ability to read the programs is of great importance in the understanding from those who never had previous contact with programming.KEYWORDS: Scratch; beginners in programming; programming language.
id UFMG-9_7a036549206dcb46f906159ba92555a3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16706
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Scratch – um primeiro olharScratchiniciantes em programaçãolinguagem de programaçãoRESUMO: Neste artigo, relatamos a atividade “Scratch, um primeiro olhar”, realizada com o objetivo de registrar as impressões e as respostas dos alunos ao olhar pela primeira vez para programas em Scratch. Apresentamos uma revisão sobre a caracterização da linguagem e do ambiente do Scratch, procurando identificar o que um aluno que nunca teve contato com programação pode usar para extrair informações dos programas. Diferente de outros trabalhos na literatura, destacamos o fato de os comandos serem escritos na língua materna dos alunos como um elemento grandemente facilitador para o entendimento dos mesmos por parte dos iniciantes. Os resultados dos experimentos mostram que a capacidade de leitura dos programas é uma grande aliada no entendimento daqueles que nunca programaram.PALAVRAS-CHAVE: Scratch; iniciantes em programação; linguagem de programação. ABSTRACT:In this paper, we report the “Scratch, a first glance” activity, conducted with the aim of registering the impressions and the responses of students when they looked for the first time to Scratch programs. We present a review on the characterization of Scratch language and environment, trying to identify what a student who never had contact with programming can use to extract information from the programs. Different from other works in literature, we highlight the commands written in the mother tongue of the students as a great facilitator to the understanding of the programs by the beginners. The results of the experiments show that the ability to read the programs is of great importance in the understanding from those who never had previous contact with programming.KEYWORDS: Scratch; beginners in programming; programming language.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1670610.17851/1983-3652.8.2.137-152Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-1521983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16706/13463Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessArantes, Flávia LinhalisFerreira, José Michael Leandro da SilvaRibeiro, Paula Eduarda Justino2020-07-18T18:19:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16706Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:19:41Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Scratch – um primeiro olhar
title Scratch – um primeiro olhar
spellingShingle Scratch – um primeiro olhar
Arantes, Flávia Linhalis
Scratch
iniciantes em programação
linguagem de programação
title_short Scratch – um primeiro olhar
title_full Scratch – um primeiro olhar
title_fullStr Scratch – um primeiro olhar
title_full_unstemmed Scratch – um primeiro olhar
title_sort Scratch – um primeiro olhar
author Arantes, Flávia Linhalis
author_facet Arantes, Flávia Linhalis
Ferreira, José Michael Leandro da Silva
Ribeiro, Paula Eduarda Justino
author_role author
author2 Ferreira, José Michael Leandro da Silva
Ribeiro, Paula Eduarda Justino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Flávia Linhalis
Ferreira, José Michael Leandro da Silva
Ribeiro, Paula Eduarda Justino
dc.subject.por.fl_str_mv Scratch
iniciantes em programação
linguagem de programação
topic Scratch
iniciantes em programação
linguagem de programação
description RESUMO: Neste artigo, relatamos a atividade “Scratch, um primeiro olhar”, realizada com o objetivo de registrar as impressões e as respostas dos alunos ao olhar pela primeira vez para programas em Scratch. Apresentamos uma revisão sobre a caracterização da linguagem e do ambiente do Scratch, procurando identificar o que um aluno que nunca teve contato com programação pode usar para extrair informações dos programas. Diferente de outros trabalhos na literatura, destacamos o fato de os comandos serem escritos na língua materna dos alunos como um elemento grandemente facilitador para o entendimento dos mesmos por parte dos iniciantes. Os resultados dos experimentos mostram que a capacidade de leitura dos programas é uma grande aliada no entendimento daqueles que nunca programaram.PALAVRAS-CHAVE: Scratch; iniciantes em programação; linguagem de programação. ABSTRACT:In this paper, we report the “Scratch, a first glance” activity, conducted with the aim of registering the impressions and the responses of students when they looked for the first time to Scratch programs. We present a review on the characterization of Scratch language and environment, trying to identify what a student who never had contact with programming can use to extract information from the programs. Different from other works in literature, we highlight the commands written in the mother tongue of the students as a great facilitator to the understanding of the programs by the beginners. The results of the experiments show that the ability to read the programs is of great importance in the understanding from those who never had previous contact with programming.KEYWORDS: Scratch; beginners in programming; programming language.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16706
10.17851/1983-3652.8.2.137-152
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16706
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.8.2.137-152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16706/13463
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152
Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152
Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152
Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141784453120