Scratch – um primeiro olhar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16706 |
Resumo: | RESUMO: Neste artigo, relatamos a atividade “Scratch, um primeiro olhar”, realizada com o objetivo de registrar as impressões e as respostas dos alunos ao olhar pela primeira vez para programas em Scratch. Apresentamos uma revisão sobre a caracterização da linguagem e do ambiente do Scratch, procurando identificar o que um aluno que nunca teve contato com programação pode usar para extrair informações dos programas. Diferente de outros trabalhos na literatura, destacamos o fato de os comandos serem escritos na língua materna dos alunos como um elemento grandemente facilitador para o entendimento dos mesmos por parte dos iniciantes. Os resultados dos experimentos mostram que a capacidade de leitura dos programas é uma grande aliada no entendimento daqueles que nunca programaram.PALAVRAS-CHAVE: Scratch; iniciantes em programação; linguagem de programação. ABSTRACT:In this paper, we report the “Scratch, a first glance” activity, conducted with the aim of registering the impressions and the responses of students when they looked for the first time to Scratch programs. We present a review on the characterization of Scratch language and environment, trying to identify what a student who never had contact with programming can use to extract information from the programs. Different from other works in literature, we highlight the commands written in the mother tongue of the students as a great facilitator to the understanding of the programs by the beginners. The results of the experiments show that the ability to read the programs is of great importance in the understanding from those who never had previous contact with programming.KEYWORDS: Scratch; beginners in programming; programming language. |
id |
UFMG-9_7a036549206dcb46f906159ba92555a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16706 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Scratch – um primeiro olharScratchiniciantes em programaçãolinguagem de programaçãoRESUMO: Neste artigo, relatamos a atividade “Scratch, um primeiro olhar”, realizada com o objetivo de registrar as impressões e as respostas dos alunos ao olhar pela primeira vez para programas em Scratch. Apresentamos uma revisão sobre a caracterização da linguagem e do ambiente do Scratch, procurando identificar o que um aluno que nunca teve contato com programação pode usar para extrair informações dos programas. Diferente de outros trabalhos na literatura, destacamos o fato de os comandos serem escritos na língua materna dos alunos como um elemento grandemente facilitador para o entendimento dos mesmos por parte dos iniciantes. Os resultados dos experimentos mostram que a capacidade de leitura dos programas é uma grande aliada no entendimento daqueles que nunca programaram.PALAVRAS-CHAVE: Scratch; iniciantes em programação; linguagem de programação. ABSTRACT:In this paper, we report the “Scratch, a first glance” activity, conducted with the aim of registering the impressions and the responses of students when they looked for the first time to Scratch programs. We present a review on the characterization of Scratch language and environment, trying to identify what a student who never had contact with programming can use to extract information from the programs. Different from other works in literature, we highlight the commands written in the mother tongue of the students as a great facilitator to the understanding of the programs by the beginners. The results of the experiments show that the ability to read the programs is of great importance in the understanding from those who never had previous contact with programming.KEYWORDS: Scratch; beginners in programming; programming language.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1670610.17851/1983-3652.8.2.137-152Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-1521983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16706/13463Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessArantes, Flávia LinhalisFerreira, José Michael Leandro da SilvaRibeiro, Paula Eduarda Justino2020-07-18T18:19:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16706Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:19:41Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scratch – um primeiro olhar |
title |
Scratch – um primeiro olhar |
spellingShingle |
Scratch – um primeiro olhar Arantes, Flávia Linhalis Scratch iniciantes em programação linguagem de programação |
title_short |
Scratch – um primeiro olhar |
title_full |
Scratch – um primeiro olhar |
title_fullStr |
Scratch – um primeiro olhar |
title_full_unstemmed |
Scratch – um primeiro olhar |
title_sort |
Scratch – um primeiro olhar |
author |
Arantes, Flávia Linhalis |
author_facet |
Arantes, Flávia Linhalis Ferreira, José Michael Leandro da Silva Ribeiro, Paula Eduarda Justino |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, José Michael Leandro da Silva Ribeiro, Paula Eduarda Justino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arantes, Flávia Linhalis Ferreira, José Michael Leandro da Silva Ribeiro, Paula Eduarda Justino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Scratch iniciantes em programação linguagem de programação |
topic |
Scratch iniciantes em programação linguagem de programação |
description |
RESUMO: Neste artigo, relatamos a atividade “Scratch, um primeiro olhar”, realizada com o objetivo de registrar as impressões e as respostas dos alunos ao olhar pela primeira vez para programas em Scratch. Apresentamos uma revisão sobre a caracterização da linguagem e do ambiente do Scratch, procurando identificar o que um aluno que nunca teve contato com programação pode usar para extrair informações dos programas. Diferente de outros trabalhos na literatura, destacamos o fato de os comandos serem escritos na língua materna dos alunos como um elemento grandemente facilitador para o entendimento dos mesmos por parte dos iniciantes. Os resultados dos experimentos mostram que a capacidade de leitura dos programas é uma grande aliada no entendimento daqueles que nunca programaram.PALAVRAS-CHAVE: Scratch; iniciantes em programação; linguagem de programação. ABSTRACT:In this paper, we report the “Scratch, a first glance” activity, conducted with the aim of registering the impressions and the responses of students when they looked for the first time to Scratch programs. We present a review on the characterization of Scratch language and environment, trying to identify what a student who never had contact with programming can use to extract information from the programs. Different from other works in literature, we highlight the commands written in the mother tongue of the students as a great facilitator to the understanding of the programs by the beginners. The results of the experiments show that the ability to read the programs is of great importance in the understanding from those who never had previous contact with programming.KEYWORDS: Scratch; beginners in programming; programming language. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16706 10.17851/1983-3652.8.2.137-152 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16706 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.8.2.137-152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16706/13463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152 Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152 Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152 Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 137-152 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141784453120 |