Atitudes dos professores de Educação Física face à inclusão de alunos com deficiência em classes regulares, no concelho de Amarante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Hugo Miguel Viana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7463
Resumo: A atitude é apontada como um importante preditor do comportamento humano assumindo especial relevância a nível dos contextos educacionais. No processo de inclusão, e dada a importância do papel dos educadores, as atitudes dos professores são consideradas uma variável de grande interesse. O presente estudo pretende medir e descrever as atitudes dos professores de Educação Física (PEF) face à inclusão de alunos com deficiência. A amostra é constituída pelos PEF a lecionar nos estabelecimentos de ensino do concelho de Amarante, no ano letivo 2014-2015 (n=55). Foi utilizado o questionário Physical Educators’ Attitude Toward Teaching Individuals with Disabilities III (PEATID III) desenvolvido por Terry Rizzo em 1993, traduzido e validado para a cultura portuguesa por Monteiro (2008). Os resultados demonstram que os PEF a lecionar no concelho de Amarante apresentam uma atitude geral positiva (3,31) face ao ensino de alunos com deficiência, contudo admitem não ter formação suficiente (2,69). As atitudes dos PEF são favoráveis, mostrando-se, porém, pouco expressivas, com valores muito próximos do valor de indiferença (3). Verifica-se que os anos de ensino em Educação Física (EF), a formação pós-licenciatura em Atividade Física Adaptada (AFA) e a competência percebida determinam diferenças na atitude. Os professores com formação em AFA e os com um sentimento de competência mais elevado têm atitudes mais positivas. Também os professores em início de carreira evidenciam uma atitude mais inclusiva que os seus pares com mais anos de ensino em EF.
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