Opinião dos docentes da ESALD sobre a implementação do ensino por via remota, devido à pandemia covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Carlos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7513
Resumo: O estado de emergência, decretado devido à pandemia de Covid-19, conduziu à suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino superior, obrigando os docentes a aderir ao ensino por via remota, através da utilização de metodologias digitais. Objetivo Conhecer a opinião dos docentes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias sobre o ensino por via remota. Materiais e Métodos Estudo quantitativo, descritivo, com uma amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 36 docentes que, voluntariamente, aceitaram responder a um inquérito online, através do Google Forms. Resultados Principais A maior parte dos docentes, 72,2%, considerou ter preparação adequada (muito bem, bem ou razoavelmente preparados) para a utilização das metodologias digitais. Ainda assim, 75% dos participantes considerou ter necessidade de formação. Conclusão O ensino por via remota, através das metodologias digitais, passou a ser uma alternativa para mais docentes, mas não substitui a presença física e a interação pessoal em sala de aula, fatores fundamentais no processo ensino-aprendizagem. A maioria dos docentes considerou ter necessidades de formação nesta área
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