Opinião dos docentes da ESALD sobre a implementação do ensino por via remota, devido à pandemia covid-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7513 |
Resumo: | O estado de emergência, decretado devido à pandemia de Covid-19, conduziu à suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino superior, obrigando os docentes a aderir ao ensino por via remota, através da utilização de metodologias digitais. Objetivo Conhecer a opinião dos docentes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias sobre o ensino por via remota. Materiais e Métodos Estudo quantitativo, descritivo, com uma amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 36 docentes que, voluntariamente, aceitaram responder a um inquérito online, através do Google Forms. Resultados Principais A maior parte dos docentes, 72,2%, considerou ter preparação adequada (muito bem, bem ou razoavelmente preparados) para a utilização das metodologias digitais. Ainda assim, 75% dos participantes considerou ter necessidade de formação. Conclusão O ensino por via remota, através das metodologias digitais, passou a ser uma alternativa para mais docentes, mas não substitui a presença física e a interação pessoal em sala de aula, fatores fundamentais no processo ensino-aprendizagem. A maioria dos docentes considerou ter necessidades de formação nesta área |
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Opinião dos docentes da ESALD sobre a implementação do ensino por via remota, devido à pandemia covid-19ESALD´s teachers opinion about implementation of remote teaching, due to the covid-19 pandemicCovid-19Estado de emergênciaEnsino remotoCovid-19State of emergencyRemote teachingO estado de emergência, decretado devido à pandemia de Covid-19, conduziu à suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino superior, obrigando os docentes a aderir ao ensino por via remota, através da utilização de metodologias digitais. Objetivo Conhecer a opinião dos docentes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias sobre o ensino por via remota. Materiais e Métodos Estudo quantitativo, descritivo, com uma amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 36 docentes que, voluntariamente, aceitaram responder a um inquérito online, através do Google Forms. Resultados Principais A maior parte dos docentes, 72,2%, considerou ter preparação adequada (muito bem, bem ou razoavelmente preparados) para a utilização das metodologias digitais. Ainda assim, 75% dos participantes considerou ter necessidade de formação. Conclusão O ensino por via remota, através das metodologias digitais, passou a ser uma alternativa para mais docentes, mas não substitui a presença física e a interação pessoal em sala de aula, fatores fundamentais no processo ensino-aprendizagem. A maioria dos docentes considerou ter necessidades de formação nesta áreaAbstract The state of emergency due to Covid-19 pandemic caused the suspension of face-to-face activities at higher education institutions, forcing some professors to adopt new methodologies through remote education. Objetive To describe the perceptions of the Higher School of Health Dr. Lopes Dias teachers about the implementation of remote teaching. Materials and Methods Quantitative and descriptive study formed by a nonprobabilistic sample, for convenience of 36 teachers who voluntarily agreed to respond to an online survey, through Google Forms. Main Results The majority of the teachers, about 72,2% considered that they were adequately prepared (very well, well or reasonably prepared) to use digital methodologies. However, 75% of them considered that they needed training. Conclusion Remote learning through digital technologies, has become an alternative for more teachers, but does not replace physical presence and classroom personal interaction that are important factors in the teaching-learning process. The majority of teachers consider that they need to acquire knowledge in digital methodologies.IPCB. ESALDRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMaia, Carlos2021-04-13T10:19:01Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7513porMAIA, Carlos (2021) - Opinião dos docentes da ESALD sobre a implementação do ensino por via remota, devido à pandemia covid-19 . HIGEIA : Revista Científica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. ISSN 2184-5565. Número especial, p. 29-36.2184-5565info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:08Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:02.383165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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