Reforma curricular à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estudo sobre o impacto da BNCC nas práticas curriculares de professores alfabetizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Sandra Maria Tavares
Data de Publicação: 2024
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89656
Resumo: Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Desenvolvimento Curricular)
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spelling Reforma curricular à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estudo sobre o impacto da BNCC nas práticas curriculares de professores alfabetizadoresCurriculum reform in the light of the National Common Curriculum Base (BNCC): study on the effect of BNCC on the curricular practices of literacy teachersBNCCAlfabetizaçãoReforma CurricularPráticas curricularesInovaçãoLiteracyCurriculum ReformCurriculum PracticesInnovationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Desenvolvimento Curricular)A Educação brasileira, na atual conjuntura, vem sofrendo mudanças relevantes, a partir da reforma curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Nesse ínterim, a BNCC se constitui documento de caráter normativo dos currículos dos sistemas e redes de ensino. Ressalta-se que um dos aspectos apontados pela BNCC se refere aos direitos de aprendizagem específicos para cada etapa, balizados nas competências gerais que regem todo o documento, além da antecipação da alfabetização para o final do 2º ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Tal movimento exerceu influência direta na determinação das diretrizes sobre o que o currículo deve representar e ainda sobre as relações dessa construção com as práticas curriculares dos professores, muitas vezes influenciadas pelas determinações normativas. Assim, objetivou-se com a pesquisa compreender como a implementação da BNCC tem impactado as práticas curriculares de professores da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Em termos metodológicos, optámos por uma abordagem de natureza qualitativa, com recurso à pesquisa documental, entrevista semiestruturada e observação de sala. Os resultados apontam para o protagonismo dos professores, que apesar de reconhecerem as interferências do documento normativo da BNCC mobilizaram seus saberes para que fosse possível vivenciar um currículo multidimensional a partir de inovações em suas práticas curriculares como base em (re)interpretações sobre os sentidos reconstruídos diante do documento.Brazilian Education, in the current situation, has been undergoing relevant changes, based on the curricular reform of the National Common Curricular Base (BNCC) (BRASIL, 2018). In the meantime, the BNCC constitutes a document of a normative nature for the curricula of the teaching systems and networks, in addition to bringing literacy up to the end of the 2nd year of elementary school. This movement exerted a direct influence on the determination of guidelines on what the curriculum should represent and also on the relations of this construction with the curricular practices of teachers, often influenced by normative determinations. Thus, the objective of the research was to understand how the implementation of the BNCC has impacted the curricular practices of teachers from the Municipal Education Network of Fortaleza. In methodological terms, we opted for a qualitative approach, using documentary research, semi-structured interviews and room observation. The results point to the protagonism of teachers, who, despite recognizing the interferences of the BNCC normative document, mobilized their knowledge so that it was possible to experience a multidimensional curriculum based on innovations in their curricular practices as a basis for (re)interpretations of the reconstructed meanings in front of the document.Pacheco, José AugustoUniversidade do MinhoAssunção, Sandra Maria Tavares2024-02-082024-02-08T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89656por101633491info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:27:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:27:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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