Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Flor
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Antunes, Carla Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61877
Resumo: Resumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura.
id RCAP_848b0f535b701aea5520e31f967945be
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poéticoSynergies entre éducation littéraire et expression et éducation dramatique: le texte poétiqueEducação dramáticaÉducation dramatiqueEducação literáriaTexto poéticoFormação inicial de professoresÉducation littéraireTexte poétiqueFormation initiale des enseignantsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoResumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura.Résumé: Ce texte découle du projet « Synergies entre Expression dramatique et de l’enseignement littéraire en formation initiale dans l’Education de Base ». Avec locus à l’Institut de l’Education, Université de Minho (Braga, Portugal), le projet a visé à accentuer la transversalité de la langue portugaise, prolongeant le contact avec les modes littéraires dont la reception est apparemment moins répandue (poétique et dramatique / Théâtral). Dans ce contexte, à partir des synergies entre l’ Education littéraire et l’Education d’Expression dramatique, on a cherché à developer les dimensions phonologiques et d’interprétation inhérentes aux contextes du savoir du texte poétique et à comprendre comment la lecture pourra contribuer à améliorer les compétences linguistiques, la capacite de déstructuration du texte, le développement de la capacité imaginative, la production de connaissances et l’élargissement de la culture.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)Universidade do MinhoDias, Maria FlorAntunes, Carla Pires2019-022019-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61877porDIAS, Mª Flor e PIRES ANTUNES, Carla (2019). “SINERGIAS ENTRE EDUCAÇÃO LITERÁRIA E EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA: O TEXTO POÉTICO”. In, Revista Humanidades e Inovação, v.6, n. 2, p. 352 – 3622358-8322https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/42info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:13.834801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético
Synergies entre éducation littéraire et expression et éducation dramatique: le texte poétique
title Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético
spellingShingle Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético
Dias, Maria Flor
Educação dramática
Éducation dramatique
Educação literária
Texto poético
Formação inicial de professores
Éducation littéraire
Texte poétique
Formation initiale des enseignants
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético
title_full Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético
title_fullStr Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético
title_full_unstemmed Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético
title_sort Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético
author Dias, Maria Flor
author_facet Dias, Maria Flor
Antunes, Carla Pires
author_role author
author2 Antunes, Carla Pires
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Flor
Antunes, Carla Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação dramática
Éducation dramatique
Educação literária
Texto poético
Formação inicial de professores
Éducation littéraire
Texte poétique
Formation initiale des enseignants
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação dramática
Éducation dramatique
Educação literária
Texto poético
Formação inicial de professores
Éducation littéraire
Texte poétique
Formation initiale des enseignants
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Resumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02
2019-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/61877
url http://hdl.handle.net/1822/61877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIAS, Mª Flor e PIRES ANTUNES, Carla (2019). “SINERGIAS ENTRE EDUCAÇÃO LITERÁRIA E EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA: O TEXTO POÉTICO”. In, Revista Humanidades e Inovação, v.6, n. 2, p. 352 – 362
2358-8322
https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132848928587776