"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Flor
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Antunes, Carla Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/61874
Resumo: Resumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura
id RCAP_a323cea83775c206820ee54090134d4b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação PatrimonialEducação dramáticaÉducation dramatiqueEducação literáriaTexto poéticoFormação inicial de professoresÉducation littéraireTexte poétiqueFormation initiale des enseignantsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoResumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de culturaSYNERGIES ENTRE ÉDUCATION LITTÉRAIRE ET EXPRESSION ET ÉDUCATION DRAMATIQUE: LE TEXTE POÉTIQUE Résumé: Ce texte découle du projet « Synergies entre Expression dramatique et de l’enseignement littéraire en formation initiale dans l’Education de Base ». Avec locus à l’Institut de l’Education, Université de Minho (Braga, Portugal), le projet a visé à accentuer la transversalité de la langue portugaise, prolongeant le contact avec les modes littéraires dont la reception est apparemment moins répandue (poétique et dramatique / Théâtral). Dans ce contexte, à partir des synergies entre l’ Education littéraire et l’Education d’Expression dramatique, on a cherché à developer les dimensions phonologiques et d’interprétation inhérentes aux contextes du savoir du texte poétique et à comprendre comment la lecture pourra contribuer à améliorer les compétences linguistiques, la capacite de déstructuration du texte, le développement de la capacité imaginative, la production de connaissances et l’élargissement de la culture.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)BiográficaUniversidade do MinhoDias, Maria FlorAntunes, Carla Pires2019-042019-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/61874porDIAS, M. ª Flor e PIRES ANTUNES, C. (2019). “Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial”. In, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 10, p. 342 – 356, jan./abr.ISSN:2525-426X2525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/issue/view/348info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:10.832929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial
title "Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial
spellingShingle "Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial
Dias, Maria Flor
Educação dramática
Éducation dramatique
Educação literária
Texto poético
Formação inicial de professores
Éducation littéraire
Texte poétique
Formation initiale des enseignants
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial
title_full "Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial
title_fullStr "Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial
title_full_unstemmed "Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial
title_sort "Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial
author Dias, Maria Flor
author_facet Dias, Maria Flor
Antunes, Carla Pires
author_role author
author2 Antunes, Carla Pires
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Flor
Antunes, Carla Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação dramática
Éducation dramatique
Educação literária
Texto poético
Formação inicial de professores
Éducation littéraire
Texte poétique
Formation initiale des enseignants
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação dramática
Éducation dramatique
Educação literária
Texto poético
Formação inicial de professores
Éducation littéraire
Texte poétique
Formation initiale des enseignants
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Resumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04
2019-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/61874
url https://hdl.handle.net/1822/61874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIAS, M. ª Flor e PIRES ANTUNES, C. (2019). “Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial”. In, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 10, p. 342 – 356, jan./abr.ISSN:2525-426X
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/issue/view/348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica
publisher.none.fl_str_mv BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132422685589504