Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61877 |
Resumo: | Resumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura. |
id |
RCAP_848b0f535b701aea5520e31f967945be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poéticoSynergies entre éducation littéraire et expression et éducation dramatique: le texte poétiqueEducação dramáticaÉducation dramatiqueEducação literáriaTexto poéticoFormação inicial de professoresÉducation littéraireTexte poétiqueFormation initiale des enseignantsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoResumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura.Résumé: Ce texte découle du projet « Synergies entre Expression dramatique et de l’enseignement littéraire en formation initiale dans l’Education de Base ». Avec locus à l’Institut de l’Education, Université de Minho (Braga, Portugal), le projet a visé à accentuer la transversalité de la langue portugaise, prolongeant le contact avec les modes littéraires dont la reception est apparemment moins répandue (poétique et dramatique / Théâtral). Dans ce contexte, à partir des synergies entre l’ Education littéraire et l’Education d’Expression dramatique, on a cherché à developer les dimensions phonologiques et d’interprétation inhérentes aux contextes du savoir du texte poétique et à comprendre comment la lecture pourra contribuer à améliorer les compétences linguistiques, la capacite de déstructuration du texte, le développement de la capacité imaginative, la production de connaissances et l’élargissement de la culture.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)Universidade do MinhoDias, Maria FlorAntunes, Carla Pires2019-022019-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61877porDIAS, Mª Flor e PIRES ANTUNES, Carla (2019). “SINERGIAS ENTRE EDUCAÇÃO LITERÁRIA E EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA: O TEXTO POÉTICO”. In, Revista Humanidades e Inovação, v.6, n. 2, p. 352 – 3622358-8322https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/42info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:13.834801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético Synergies entre éducation littéraire et expression et éducation dramatique: le texte poétique |
title |
Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético |
spellingShingle |
Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético Dias, Maria Flor Educação dramática Éducation dramatique Educação literária Texto poético Formação inicial de professores Éducation littéraire Texte poétique Formation initiale des enseignants Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético |
title_full |
Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético |
title_fullStr |
Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético |
title_full_unstemmed |
Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético |
title_sort |
Sinergias entre educação literária e expressão e educação dramática: o texto poético |
author |
Dias, Maria Flor |
author_facet |
Dias, Maria Flor Antunes, Carla Pires |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Carla Pires |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Maria Flor Antunes, Carla Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação dramática Éducation dramatique Educação literária Texto poético Formação inicial de professores Éducation littéraire Texte poétique Formation initiale des enseignants Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação dramática Éducation dramatique Educação literária Texto poético Formação inicial de professores Éducation littéraire Texte poétique Formation initiale des enseignants Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Resumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02 2019-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/61877 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/61877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DIAS, Mª Flor e PIRES ANTUNES, Carla (2019). “SINERGIAS ENTRE EDUCAÇÃO LITERÁRIA E EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA: O TEXTO POÉTICO”. In, Revista Humanidades e Inovação, v.6, n. 2, p. 352 – 362 2358-8322 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/42 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132848928587776 |