Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não Vocacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Cristina Maria Miguel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/193
Resumo: Relatório Final de Projecto Pedagógico apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Metodologias do Ensino da Dança
id RCAP_848d4fe0fa8244e354b101093f648f79
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/193
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não VocacionalTécnica de dança clássicaEnsino não vocacionalDesenvolvimento humanoClassical dance techniqueNon vocational educationHuman developmentRelatório Final de Projecto Pedagógico apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Metodologias do Ensino da DançaEste projecto surgiu da vontade do investigador em aprofundar conhecimentos sobre o ensino da Técnica de Dança Clássica identificada a lacuna existente no plano de estudos da disciplina em questão na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha [EVDCR] com o intuito de abranger o ensino pré-primário ao 2º ciclo de escolaridade. Na sequência de investigação sobre vários programas de TDC, foi criado um programa alternativo de ensino não vocacional e específico para os objectivos da EVDCR. O programa incluí conteúdos programáticos para alunos desde as classes mais jovens (4 anos) a alunos do 2º ciclo de escolaridade com referência aos Métodos de ensino de TDC de Cecchetti, Vaganova e Royal Academy of Dance, tendo ainda em consideração o estudo do desenvolvimento cognitivo, social e motor e também a própria experiência do investigador. Em termos práticos, o projecto de carácter qualitativo desenvolveu-se através da leccionação de aulas de Técnica de Dança Clássica e foi aplicado em três turmas da EVDCR com avaliações intermédias e finais. Estas avaliações geraram acertos no programa que no final foi devidamente validado e integrado no plano de estudos da EVDCR desde Outubro de 2010.This project emerges from the investigator’s intention of deepening her knowledge about the teaching of Classical Dance, allied to the conscience of the absence of a specific study programme in Classical Dance for the ages of 4 to 12 years old in Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha [EVDCR] in Portugal. The program includes reference to other known methods such as Cecchetti,Vaganova and Royal Academy of Dance. It also includes a perspective on cognitive, social and a motor development as well as a reflection of the investigator’s experience on the field. This programme of a qualitative orientation was developed through the teaching of Classical Dance classes to three specific classes of EVDCR with partial and final evaluations. Those evaluations generated the “cleaning” of the programme after wich it was validated and integrated in the study of EVDCR, since October 2010.Amorim, VeraRCIPLCorreia, Cristina Maria Miguel2011-10-25T12:32:42Z2010-102010-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/193porporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:35.655812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não Vocacional
title Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não Vocacional
spellingShingle Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não Vocacional
Correia, Cristina Maria Miguel
Técnica de dança clássica
Ensino não vocacional
Desenvolvimento humano
Classical dance technique
Non vocational education
Human development
title_short Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não Vocacional
title_full Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não Vocacional
title_fullStr Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não Vocacional
title_full_unstemmed Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não Vocacional
title_sort Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não Vocacional
author Correia, Cristina Maria Miguel
author_facet Correia, Cristina Maria Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Vera
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Cristina Maria Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança clássica
Ensino não vocacional
Desenvolvimento humano
Classical dance technique
Non vocational education
Human development
topic Técnica de dança clássica
Ensino não vocacional
Desenvolvimento humano
Classical dance technique
Non vocational education
Human development
description Relatório Final de Projecto Pedagógico apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Metodologias do Ensino da Dança
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10
2010-10-01T00:00:00Z
2011-10-25T12:32:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/193
url http://hdl.handle.net/10400.21/193
dc.language.iso.fl_str_mv por
por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133355915083776