Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Gonçalo Frederico Correia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48936
Resumo: A presente pesquisa explora o impacto da linguagem simbólica cromática como um signo mutável na comunicação publicitária na condição que pode ser afetada a perceção de um interpretante com daltonismo. Considerando que as cores têm um forte impacto na resposta percetiva e são uma ferramenta importante na publicidade, conforme evidenciado por meio da revisão sistemática da literatura (Farina et al., 2006; Cabrera et al., 2021), é necessário considerar que a visão é o sentido mais proeminente do ser humano e é indispensável na publicidade (Hultén e van Dijk, 2009). No entanto, cerca de 90% da comunicação utiliza a cor como um meio visual para transmitir informações, e aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo apresentam algum grau de daltonismo (ColorAdd.Social, s.d.). A determinação dos resultados foi alcançada por meio de (1) utilização de inteligência artificial para gerar informações e especular processos simbólicos, incluindo mensagens, imagens e cores; (2) entrevistas em profundidade e (3) a criação de uma análise comparativa baseada nos conhecimentos semióticos de C. S. Peirce. Desta forma, os resultados permitiram identificar pontos de interferência na perceção das peças publicitárias, contribuindo numa compreensão mais detalhada dos diferentes pontos de vista dos indivíduos envolvidos no estudo.
id RCAP_849a48db58439611b4261721a35f80a0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48936
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidadeComunicação publicitáriaLinguagem simbólica cromáticaDaltonismoSemióticaA presente pesquisa explora o impacto da linguagem simbólica cromática como um signo mutável na comunicação publicitária na condição que pode ser afetada a perceção de um interpretante com daltonismo. Considerando que as cores têm um forte impacto na resposta percetiva e são uma ferramenta importante na publicidade, conforme evidenciado por meio da revisão sistemática da literatura (Farina et al., 2006; Cabrera et al., 2021), é necessário considerar que a visão é o sentido mais proeminente do ser humano e é indispensável na publicidade (Hultén e van Dijk, 2009). No entanto, cerca de 90% da comunicação utiliza a cor como um meio visual para transmitir informações, e aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo apresentam algum grau de daltonismo (ColorAdd.Social, s.d.). A determinação dos resultados foi alcançada por meio de (1) utilização de inteligência artificial para gerar informações e especular processos simbólicos, incluindo mensagens, imagens e cores; (2) entrevistas em profundidade e (3) a criação de uma análise comparativa baseada nos conhecimentos semióticos de C. S. Peirce. Desta forma, os resultados permitiram identificar pontos de interferência na perceção das peças publicitárias, contribuindo numa compreensão mais detalhada dos diferentes pontos de vista dos indivíduos envolvidos no estudo.The present research explores the impact of chromatic symbolic language as a mutable sign in advertising communication on the condition that can affect the perception of na interpreter with color blindness. Considering that colors have a strong impact on perceptual response and are an important tool in advertising, as evidenced by a systematic literature review (Farina et al., 2006; Cabrera et al., 2021), it is necessary to take into account that vision is the most reliable sense of human beings and is indispensable in advertising (Hultén and van Dijk, 2009). However, approximately 90% of communication uses color as a visual means to convey information, and approximately 350 million people worldwide have some degree of color blindness (ColorAdd.Social, n.d.). The determination of the results was achieved through (1) the use of artificial intelligence to generate information and speculate symbolic processes, including messages, images, and colors; (2) in-depth interviews; and (3) the creating of a comparative analysis based on the semiotic knowledge of C. S. Peirce. In this way, the results allowed fot the identification of points of interference in the perception of advertising pieces, contributing to a more detailed understanding of the different perspectives of the individuals involved in the study.Morais, Rodrigo AntunesRepositório ComumFigueiredo, Gonçalo Frederico Correia2024-01-15T13:29:18Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48936TID:203465598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T17:22:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:02.252510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidade
title Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidade
spellingShingle Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidade
Figueiredo, Gonçalo Frederico Correia
Comunicação publicitária
Linguagem simbólica cromática
Daltonismo
Semiótica
title_short Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidade
title_full Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidade
title_fullStr Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidade
title_full_unstemmed Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidade
title_sort Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidade
author Figueiredo, Gonçalo Frederico Correia
author_facet Figueiredo, Gonçalo Frederico Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Rodrigo Antunes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Gonçalo Frederico Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação publicitária
Linguagem simbólica cromática
Daltonismo
Semiótica
topic Comunicação publicitária
Linguagem simbólica cromática
Daltonismo
Semiótica
description A presente pesquisa explora o impacto da linguagem simbólica cromática como um signo mutável na comunicação publicitária na condição que pode ser afetada a perceção de um interpretante com daltonismo. Considerando que as cores têm um forte impacto na resposta percetiva e são uma ferramenta importante na publicidade, conforme evidenciado por meio da revisão sistemática da literatura (Farina et al., 2006; Cabrera et al., 2021), é necessário considerar que a visão é o sentido mais proeminente do ser humano e é indispensável na publicidade (Hultén e van Dijk, 2009). No entanto, cerca de 90% da comunicação utiliza a cor como um meio visual para transmitir informações, e aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo apresentam algum grau de daltonismo (ColorAdd.Social, s.d.). A determinação dos resultados foi alcançada por meio de (1) utilização de inteligência artificial para gerar informações e especular processos simbólicos, incluindo mensagens, imagens e cores; (2) entrevistas em profundidade e (3) a criação de uma análise comparativa baseada nos conhecimentos semióticos de C. S. Peirce. Desta forma, os resultados permitiram identificar pontos de interferência na perceção das peças publicitárias, contribuindo numa compreensão mais detalhada dos diferentes pontos de vista dos indivíduos envolvidos no estudo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11
2023-11-01T00:00:00Z
2024-01-15T13:29:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48936
TID:203465598
url http://hdl.handle.net/10400.26/48936
identifier_str_mv TID:203465598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137010811666432