Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48936 |
Resumo: | A presente pesquisa explora o impacto da linguagem simbólica cromática como um signo mutável na comunicação publicitária na condição que pode ser afetada a perceção de um interpretante com daltonismo. Considerando que as cores têm um forte impacto na resposta percetiva e são uma ferramenta importante na publicidade, conforme evidenciado por meio da revisão sistemática da literatura (Farina et al., 2006; Cabrera et al., 2021), é necessário considerar que a visão é o sentido mais proeminente do ser humano e é indispensável na publicidade (Hultén e van Dijk, 2009). No entanto, cerca de 90% da comunicação utiliza a cor como um meio visual para transmitir informações, e aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo apresentam algum grau de daltonismo (ColorAdd.Social, s.d.). A determinação dos resultados foi alcançada por meio de (1) utilização de inteligência artificial para gerar informações e especular processos simbólicos, incluindo mensagens, imagens e cores; (2) entrevistas em profundidade e (3) a criação de uma análise comparativa baseada nos conhecimentos semióticos de C. S. Peirce. Desta forma, os resultados permitiram identificar pontos de interferência na perceção das peças publicitárias, contribuindo numa compreensão mais detalhada dos diferentes pontos de vista dos indivíduos envolvidos no estudo. |
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Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidadeComunicação publicitáriaLinguagem simbólica cromáticaDaltonismoSemióticaA presente pesquisa explora o impacto da linguagem simbólica cromática como um signo mutável na comunicação publicitária na condição que pode ser afetada a perceção de um interpretante com daltonismo. Considerando que as cores têm um forte impacto na resposta percetiva e são uma ferramenta importante na publicidade, conforme evidenciado por meio da revisão sistemática da literatura (Farina et al., 2006; Cabrera et al., 2021), é necessário considerar que a visão é o sentido mais proeminente do ser humano e é indispensável na publicidade (Hultén e van Dijk, 2009). No entanto, cerca de 90% da comunicação utiliza a cor como um meio visual para transmitir informações, e aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo apresentam algum grau de daltonismo (ColorAdd.Social, s.d.). A determinação dos resultados foi alcançada por meio de (1) utilização de inteligência artificial para gerar informações e especular processos simbólicos, incluindo mensagens, imagens e cores; (2) entrevistas em profundidade e (3) a criação de uma análise comparativa baseada nos conhecimentos semióticos de C. S. Peirce. Desta forma, os resultados permitiram identificar pontos de interferência na perceção das peças publicitárias, contribuindo numa compreensão mais detalhada dos diferentes pontos de vista dos indivíduos envolvidos no estudo.The present research explores the impact of chromatic symbolic language as a mutable sign in advertising communication on the condition that can affect the perception of na interpreter with color blindness. Considering that colors have a strong impact on perceptual response and are an important tool in advertising, as evidenced by a systematic literature review (Farina et al., 2006; Cabrera et al., 2021), it is necessary to take into account that vision is the most reliable sense of human beings and is indispensable in advertising (Hultén and van Dijk, 2009). However, approximately 90% of communication uses color as a visual means to convey information, and approximately 350 million people worldwide have some degree of color blindness (ColorAdd.Social, n.d.). The determination of the results was achieved through (1) the use of artificial intelligence to generate information and speculate symbolic processes, including messages, images, and colors; (2) in-depth interviews; and (3) the creating of a comparative analysis based on the semiotic knowledge of C. S. Peirce. In this way, the results allowed fot the identification of points of interference in the perception of advertising pieces, contributing to a more detailed understanding of the different perspectives of the individuals involved in the study.Morais, Rodrigo AntunesRepositório ComumFigueiredo, Gonçalo Frederico Correia2024-01-15T13:29:18Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48936TID:203465598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T17:22:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:02.252510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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