A (des)igualdade de género e a liderança na academia: trajetórias e percursos (in)esperados das dirigentes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, José Nuno Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23267
Resumo: Face às transformações sociais ocorridas, nas últimas décadas, em Portugal, retrata-se um assinalável crescimento das mulheres no acesso ao Ensino Superior. Este crescimento vai para além do acesso, verificando-se uma prevalência das mulheres entre os diplomados com doutoramento. Se, por um lado, as mulheres entram neste meio de uma forma desimpedida, por outro, existe uma significativa sub-representação feminina em posições de decisão e liderança, deixando-as à porta. Deste modo, dada a significância dos resultados obtidos em investigações realizadas, considerou-se que solidificar a construção de conhecimento através da análise das perspetivas destes sujeitos organizacionais sobre a (des)igualdade de género nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas se constituía num dos objetivos primordiais desta dissertação académica. De forma a ampliar o conhecimento e entendimento desta problemática, o presente estudo, que assume a forma de estudo de caso, adota uma abordagem qualitativa e um cariz fenomenológico-interpretativo. Para concretizar o objetivo de investigação e numa primeira fase, foram recenseados os principais marcos e acontecimentos que têm vindo a delinear o discurso político-normativo e o funcionamento das Instituições de Ensino Superior, através de uma análise documental. De forma a ouvir e valorizar as narrativas das mulheres na Academia, e numa segunda fase, realizaram-se entrevistas às mulheres que ocupam posições de liderança em Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Este trabalho deu voz a mulheres que ocupam posições de liderança em Instituições de Ensino Superior Portuguesas, detalhando, através das suas narrativas, as trajetórias profissionais; as barreiras e desafios no acesso à liderança; a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional; as perceções acerca da (des)igualdade de género na Academia; e, ainda, sobre as propostas de promoção da igualdade. Este exercício realizado junto ao chão, mas com os olhos postos no topo, apresenta-nos, por um lado, narrativas que nem sempre reconhecem as dificuldade e barreiras de acesso ao poder, e, por outro, que traduzem a necessidade de progresso em matéria de igualdade. O atual efeito dicotómico aponta para uma melhoria da consciência de género nas mais variadas esferas da sociedade bem como uma postura atenta, reflexiva e preventiva de situações discriminatórias. Este combate está tudo menos concluído. Só com uma verdadeira consciencialização e reflexão das questões de género se se conseguirá uma sociedade mais igualitária e justa.
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Deste modo, dada a significância dos resultados obtidos em investigações realizadas, considerou-se que solidificar a construção de conhecimento através da análise das perspetivas destes sujeitos organizacionais sobre a (des)igualdade de género nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas se constituía num dos objetivos primordiais desta dissertação académica. De forma a ampliar o conhecimento e entendimento desta problemática, o presente estudo, que assume a forma de estudo de caso, adota uma abordagem qualitativa e um cariz fenomenológico-interpretativo. Para concretizar o objetivo de investigação e numa primeira fase, foram recenseados os principais marcos e acontecimentos que têm vindo a delinear o discurso político-normativo e o funcionamento das Instituições de Ensino Superior, através de uma análise documental. De forma a ouvir e valorizar as narrativas das mulheres na Academia, e numa segunda fase, realizaram-se entrevistas às mulheres que ocupam posições de liderança em Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Este trabalho deu voz a mulheres que ocupam posições de liderança em Instituições de Ensino Superior Portuguesas, detalhando, através das suas narrativas, as trajetórias profissionais; as barreiras e desafios no acesso à liderança; a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional; as perceções acerca da (des)igualdade de género na Academia; e, ainda, sobre as propostas de promoção da igualdade. Este exercício realizado junto ao chão, mas com os olhos postos no topo, apresenta-nos, por um lado, narrativas que nem sempre reconhecem as dificuldade e barreiras de acesso ao poder, e, por outro, que traduzem a necessidade de progresso em matéria de igualdade. O atual efeito dicotómico aponta para uma melhoria da consciência de género nas mais variadas esferas da sociedade bem como uma postura atenta, reflexiva e preventiva de situações discriminatórias. Este combate está tudo menos concluído. Só com uma verdadeira consciencialização e reflexão das questões de género se se conseguirá uma sociedade mais igualitária e justa.Given the social transformations that took place in Portugal over the last few decades, there has been a remarkable increase in the number of women accessing higher education. This growth goes beyond access, showing a prevalence of women among PhD graduates. Although they enter this environment without hindrance, there is a significant underrepresentation of women in decision-making and leadership positions, leaving them behind. Thus, considering the relevance of the results obtained in previous research, one of the primary aims of this dissertation was solidifying the construction of knowledge through the analysis of the perspectives of organizational actresses on the perceptions of gender (un)equality in Portuguese Higher Education Institutions. To broaden the knowledge and comprehension of this issue, the present study, which is in the form of a case study, follows a qualitative approach and an interpretative phenomenological analysis. Initially, to achieve the research goal, the main milestones and events that have outlined the political-normative discourse and the functioning of Higher Education Institutions were identified through documentary analysis. Subsequently, to hear and value the narratives of women in academia, interviews were conducted with women who hold leadership positions in Portuguese Higher Education Institutions. This work gave voice to women who occupy leadership positions in Portuguese Higher Education Institutions by detailing, through their narratives, their professional trajectories; barriers and challenges in accessing leadership; conciliation between personal, family, and professional life; perceptions about gender (un)equality in academia; and also about the exercise of promoting equality and non-discrimination. This exercise performed close to the ground, but with the eyes set at the top, presents us with narratives that do not always recognize the difficulties and barriers in accessing power, yet translate the need for progress towards equality. The current dichotomous effect points to an improvement in gender awareness in the most varied spheres of society, along with an attentive, reflexive, and preventive posture against discriminatory situations. This fight is anything but finished. Only with a solid awareness and reflection of gender issues will we achieve a more equal and fairer society.Ferreira, Marisa RorizFernandes, EmíliaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, José Nuno Ferreira202320232024-07-01T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23267TID:203331044porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:50:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:40.746455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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