Aprendizagem Cooperativa vista pelas crianças: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Daniela Filipa Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2789
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no Mestrado em EPE e Ensino do 1ºCEB da ESEPF, no decurso do ano letivo 2017-18 e 2018-19. A Aprendizagem Cooperativa (AC) tem sido objeto de muitos estudos que evidenciam essencialmente a vantagem que esta traz para as crianças, sem atribuir especial atenção às suas opiniões. Deste modo, a grande finalidade desta investigação foi percecionar a importância que um grupo de crianças do Jardim de Infância e uma turma de alunos do 1º Ciclo atribuem à AC. Assim, procurou-se identificar os momentos de planificação em que os Educadores de Infância e os Professores contemplam atividades de AC, desenvolver atividades para promover o trabalho cooperativo em sala e percecionar junto dos mais novos vantagens do trabalho cooperativo. Trata-se de uma investigação-ação e insere-se numa metodologia de tipo qualitativa. Como tal, procuramos recolher dados no ambiente natural em que as ações ocorrem, descrever as situações vividas pelas crianças e interpretar os significados que estas lhes atribuem. De acordo com as finalidades desta pesquisa as estratégias de recolha de dados foram a observação participante; a avaliação das atividades realizadas durante a intervenção e o focus group em que os participantes foram o grupo de vinte e seis crianças da sala dos quatro anos do Jardim de Infância, bem como o grupo de vinte e três crianças pertencentes ao 2º ano de escolaridade. A análise dos dados tornou evidente que as atividades cooperativas tiveram grande significado e impacto nas crianças. Todas referiram ter gostado de participar nas atividades cooperativas, salientando-se a entreajuda que existiu nos grupos de trabalho cooperativo, entre outras competências sociais. Após analisados os registos de funcionamento e avaliação dos grupos de trabalho, verificou-se que as crianças demonstram gostar de trabalhar de forma cooperativa e revelaram ter feito aprendizagens, salientando-se a importância de serem ouvidas pelos pares e adultos e de terem protagonismo no processo de ensino-aprendizagem
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