Aprendizagem cooperativa: A construção de uma Equipa de Excelência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Cristina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2204
Resumo: Este relatório traduz a prática pedagógica, realizada ao longo de um ano letivo, numa instituição da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos. Inicialmente, abordamos os conceitos de Educação e de Educador, as perspetivas para o futuro dos educandos, isto é, qual é o cidadão que pretendemos formar. De seguida, tendo em conta a nossa abordagem na prática, falamos das opções metodológicas que efetuamos, juntamente com as técnicas de investigação que utilizamos e o modo como efetuamos o tratamento dos dados obtidos. Após este trabalho inicial, dedicamo-nos ao nosso estudo sobre a aprendizagem cooperativa, uma vez que a equipa pedagógica conseguiu atingir os objetivos definidos para aprendizagens de sucesso para as crianças. De seguida referimos as diferentes caracterizações; deste a caracterização da instituição, à caracterização do meio, das famílias e das crianças e das intervenções feitas pelas estagiárias da ESEPF ao nível da instituição e da comunidade. Em anexo a este relatório, seguem os vários documentos que foram elaborados ao longo do estágio e que serviram também de base para algumas conclusões.
id RCAP_f63dd6cbceee9ea8ee37d77bacaa8438
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem cooperativa: A construção de uma Equipa de ExcelênciaEducação pré-escolarAprendizagem cooperativaMotivaçãoEste relatório traduz a prática pedagógica, realizada ao longo de um ano letivo, numa instituição da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos. Inicialmente, abordamos os conceitos de Educação e de Educador, as perspetivas para o futuro dos educandos, isto é, qual é o cidadão que pretendemos formar. De seguida, tendo em conta a nossa abordagem na prática, falamos das opções metodológicas que efetuamos, juntamente com as técnicas de investigação que utilizamos e o modo como efetuamos o tratamento dos dados obtidos. Após este trabalho inicial, dedicamo-nos ao nosso estudo sobre a aprendizagem cooperativa, uma vez que a equipa pedagógica conseguiu atingir os objetivos definidos para aprendizagens de sucesso para as crianças. De seguida referimos as diferentes caracterizações; deste a caracterização da instituição, à caracterização do meio, das famílias e das crianças e das intervenções feitas pelas estagiárias da ESEPF ao nível da instituição e da comunidade. Em anexo a este relatório, seguem os vários documentos que foram elaborados ao longo do estágio e que serviram também de base para algumas conclusões.This report reflects the pedagogical practice, held over the course of a school year, an institution of the Santa Casa da Misericórdia of Bom Jesus de Matosinhos. Initial we discuss the concepts of education and Educator, the perspectives for the future of the students, that is, what is the citizen who intend to form. Then, taking into account our approach in practice, we're talking about the methodological options that we, along with the investigative techniques that we use and the way we carry out the processing of the data obtained. After this initial work, we are dedicated to our study on cooperative learning, once the pedagogical team managed to achieve the goals set for successful learning for children. Then refer to the different characterizations; this characterization of the institution, the characterization of the environment, families and children and interventions made by interns of ESEPF at the level of the institution and the community. In annex to this report, follow the various documents that were drawn up over the stage and who served also to some conclusions.2015-07-13T15:27:46Z2015-07-10T00:00:00Z2015-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2204TID:201466309porAraújo, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.775031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa: A construção de uma Equipa de Excelência
title Aprendizagem cooperativa: A construção de uma Equipa de Excelência
spellingShingle Aprendizagem cooperativa: A construção de uma Equipa de Excelência
Araújo, Cristina
Educação pré-escolar
Aprendizagem cooperativa
Motivação
title_short Aprendizagem cooperativa: A construção de uma Equipa de Excelência
title_full Aprendizagem cooperativa: A construção de uma Equipa de Excelência
title_fullStr Aprendizagem cooperativa: A construção de uma Equipa de Excelência
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa: A construção de uma Equipa de Excelência
title_sort Aprendizagem cooperativa: A construção de uma Equipa de Excelência
author Araújo, Cristina
author_facet Araújo, Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Aprendizagem cooperativa
Motivação
topic Educação pré-escolar
Aprendizagem cooperativa
Motivação
description Este relatório traduz a prática pedagógica, realizada ao longo de um ano letivo, numa instituição da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos. Inicialmente, abordamos os conceitos de Educação e de Educador, as perspetivas para o futuro dos educandos, isto é, qual é o cidadão que pretendemos formar. De seguida, tendo em conta a nossa abordagem na prática, falamos das opções metodológicas que efetuamos, juntamente com as técnicas de investigação que utilizamos e o modo como efetuamos o tratamento dos dados obtidos. Após este trabalho inicial, dedicamo-nos ao nosso estudo sobre a aprendizagem cooperativa, uma vez que a equipa pedagógica conseguiu atingir os objetivos definidos para aprendizagens de sucesso para as crianças. De seguida referimos as diferentes caracterizações; deste a caracterização da instituição, à caracterização do meio, das famílias e das crianças e das intervenções feitas pelas estagiárias da ESEPF ao nível da instituição e da comunidade. Em anexo a este relatório, seguem os vários documentos que foram elaborados ao longo do estágio e que serviram também de base para algumas conclusões.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-13T15:27:46Z
2015-07-10T00:00:00Z
2015-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2204
TID:201466309
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2204
identifier_str_mv TID:201466309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624223277056