Sonhar, aprender e ser: as aprendizagens das crianças e a formação profissional: contributo da metodologia de trabalho de projeto e do projeto curricular integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/35798 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_9122e554df5f98b0d88ba5a2d5c59dfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35798 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sonhar, aprender e ser: as aprendizagens das crianças e a formação profissional: contributo da metodologia de trabalho de projeto e do projeto curricular integrado372.3372.4371.214Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio centra-se na análise do contributo de duas metodologias pedagógicas e curriculares – Metodologia de Trabalho de Projeto e o Projeto Curricular Integrado – para o desenvolvimento de aprendizagens significativas das crianças/alunos e para a formação e desenvolvimento profissional de um futuro educador/professor, na medida em que se considera que estas metodologias proporcionam a cada um dos seus intervenientes, momentos para sonhar, aprender e ser participantes ativos no seu desenvolvimento integral. Ao longo deste trabalho são analisados e discutidos, segundo a legislação em vigor e principais documentos orientadores, o currículo nos contextos de educação pré-escolar e de 1.ª Ciclo do Ensino Básico, as potencialidades das metodologias curriculares e pedagógicas referenciadas e as componentes, dimensões e vertentes que contribuem para uma formação completa e integrada de um futuro educador/professor. Este estudo sustentou-se na metodologia de investigação-ação, que decorreu através de um processo em espiral, circular e contínuo, constituído pela observação, planificação, ação e reflexão. O objetivo principal do estudo é refletir sobre as aprendizagens construídas pelas crianças/alunos ao longo do desenvolvimento de projetos, mas, também averiguar como estas metodologias e experiências contribuem para a formação e desenvolvimento profissional do futuro educador/professor refletindo sobre as práticas com a vista à melhoria. É pretendido, acima de tudo, estudar o ambiente onde a criança e o profissional da educação sonham, aprendem e são agentes ativos nos seus processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Durante o desenvolvimento e análise dos projetos são dadas a conhecer as potencialidades destas metodologias para a construção de aprendizagens funcionais e significativas para as crianças/alunos e para o futuro educador/professor. Nestes processos as crianças/alunos adotam uma postura de participante ativo e decisivo na construção das suas aprendizagens e, por sua vez, o educador/professor assume uma postura de mediador e orientador, enriquecendo o seu conhecimento da realidade laboral futura e construindo a sua identidade profissional.The following internship is focused on the analysis of the contribution of two pedagogical and curricular methodologies – Project Work Methodology and Integrated Curricular Project – for 0the development of significant learnings of children/students and for the formation and professional development of a future educator/teacher, since these methodologies provide to each one of their intervenients moments to dream, learn and be active participants in their full development. Throughout this work, not only curriculum in preschool education and the first four years of primary school contexts, as well as the potentialities of curricular and pedagogical methodologies referred, are discussed and analyzed according to the ruling legislation and main guiding documents, without forgetting the components, dimensions and sides which contribute to a complete and full training of a future educator/teacher. This study was based on the action-investigation methodology that occurred through a spiral, circular and continuous process, which consisted of observation, planning, acting and reflection. The main goal of the study is to think on the learnings achieved by the children/students throughout the development of the projects, but also, to understand how these methodologies and experiences contribute to the training and professional development of the future educator/teacher, thinking of the practices as a mean to improve. It is wanted, above all, to study the environment where the child and the professional educator dream, learn and take an active part in their learning and developing processes. During both the development and analysis of the projects, the potentialities of those methodologies are acknowledged, leading to the construction of the functional and meaningful learnings to the children/students and the future educator/teacher. In these processes the children/students adopt an active participant posture that is decisive in the building of their learnings, and on the other hand, the educator/teacher takes on a counselling and mediator posture, enriching his knowledge when it comes to a future labour reality and building his professional identity.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoRibeiro, Sara Eduarda Melo20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35798por201471868info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:04.417605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sonhar, aprender e ser: as aprendizagens das crianças e a formação profissional: contributo da metodologia de trabalho de projeto e do projeto curricular integrado |
title |
Sonhar, aprender e ser: as aprendizagens das crianças e a formação profissional: contributo da metodologia de trabalho de projeto e do projeto curricular integrado |
spellingShingle |
Sonhar, aprender e ser: as aprendizagens das crianças e a formação profissional: contributo da metodologia de trabalho de projeto e do projeto curricular integrado Ribeiro, Sara Eduarda Melo 372.3 372.4 371.214 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Sonhar, aprender e ser: as aprendizagens das crianças e a formação profissional: contributo da metodologia de trabalho de projeto e do projeto curricular integrado |
title_full |
Sonhar, aprender e ser: as aprendizagens das crianças e a formação profissional: contributo da metodologia de trabalho de projeto e do projeto curricular integrado |
title_fullStr |
Sonhar, aprender e ser: as aprendizagens das crianças e a formação profissional: contributo da metodologia de trabalho de projeto e do projeto curricular integrado |
title_full_unstemmed |
Sonhar, aprender e ser: as aprendizagens das crianças e a formação profissional: contributo da metodologia de trabalho de projeto e do projeto curricular integrado |
title_sort |
Sonhar, aprender e ser: as aprendizagens das crianças e a formação profissional: contributo da metodologia de trabalho de projeto e do projeto curricular integrado |
author |
Ribeiro, Sara Eduarda Melo |
author_facet |
Ribeiro, Sara Eduarda Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sara Eduarda Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
372.3 372.4 371.214 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
372.3 372.4 371.214 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/35798 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/35798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201471868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132972616515584 |