Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/5138 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
id |
RCAP_85c524651463bb0024d12b7ae3fc17e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/5138 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise e intervenção em problemáticas específicas de leituraDificuldades de aprendizagemDificuldades de leituraDislexiaTestes de leituraDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoAs escolas debatem-se todos os dias com alunos que apresentam dificuldades inesperadas de leitura (Fonseca, 2002; Morais, 2007/2004; Shaywitz, 2008/2003), no entanto não têm um instrumento de avaliação da leitura que minimize a subjectividade das avaliações que cada professor faz nas suas aulas (Castro, 2000). Sucena e Castro (2008) fizeram a adaptação para o português europeu do Lobrot L3, ao qual chamaram Teste de Velocidade de Leitura (TIL), que avalia a velocidade e compreensão leitoras. Nesta segunda aplicação, pretendeu-se verificar se os resultados coincidiam com os das autoras (85 jovens do 5.º ano), para isso aplicou-se o TIL a 253 jovens (120 do sexo masculino e 133 do sexo feminino) do 5.º ano, com 11 anos de idade média. Os resultados mostraram algumas diferenças entre as duas aplicações, contudo verificou-se que o TIL é um bom instrumento de diagnóstico inicial de dificuldades específicas de leitura/dislexia (Sucena & Castro, 2008), o que pode ajudar as escolas a tomarem as decisões mais indicadas para cada situação de leitores com dificuldades.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaCunha, Brigitte DetryRUNCunha, Jorge Paulo Carvalho da2011-02-16T15:04:31Z2010-022010-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:35:32Zoai:run.unl.pt:10362/5138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:06.715061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura |
title |
Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura |
spellingShingle |
Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura Cunha, Jorge Paulo Carvalho da Dificuldades de aprendizagem Dificuldades de leitura Dislexia Testes de leitura |
title_short |
Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura |
title_full |
Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura |
title_fullStr |
Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura |
title_full_unstemmed |
Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura |
title_sort |
Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura |
author |
Cunha, Jorge Paulo Carvalho da |
author_facet |
Cunha, Jorge Paulo Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Brigitte Detry RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Jorge Paulo Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem Dificuldades de leitura Dislexia Testes de leitura |
topic |
Dificuldades de aprendizagem Dificuldades de leitura Dislexia Testes de leitura |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02 2010-02-01T00:00:00Z 2011-02-16T15:04:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/5138 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/5138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137811036635136 |