O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Quaresma, Marisa, Mata-Pereira, Joana, Baptista, Mónica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767
Resumo: Este artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola.
id UNESP-14_d851a40ec1d6d55838a7826ebdd4ca31
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9767
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de MatemáticaEstudo de aula. Desenvolvimento profissional. Tarefas. Raciocínio. Discussões coletivas.Este artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso qualitativoapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 868 - 8911980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767/7942https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767/10439Ponte, João PedroQuaresma, MarisaMata-Pereira, JoanaBaptista, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T09:56:16Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9767Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2017-05-03T09:56:16Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
title O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
spellingShingle O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
Ponte, João Pedro
Estudo de aula. Desenvolvimento profissional. Tarefas. Raciocínio. Discussões coletivas.
title_short O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
title_full O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
title_fullStr O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
title_full_unstemmed O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
title_sort O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
author Ponte, João Pedro
author_facet Ponte, João Pedro
Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
Baptista, Mónica
author_role author
author2 Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
Baptista, Mónica
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro
Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
Baptista, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de aula. Desenvolvimento profissional. Tarefas. Raciocínio. Discussões coletivas.
topic Estudo de aula. Desenvolvimento profissional. Tarefas. Raciocínio. Discussões coletivas.
description Este artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de caso qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767/7942
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767/10439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 868 - 891
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875461054464