O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767 |
Resumo: | Este artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola. |
id |
UNESP-14_d851a40ec1d6d55838a7826ebdd4ca31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9767 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de MatemáticaEstudo de aula. Desenvolvimento profissional. Tarefas. Raciocínio. Discussões coletivas.Este artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso qualitativoapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 868 - 8911980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767/7942https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767/10439Ponte, João PedroQuaresma, MarisaMata-Pereira, JoanaBaptista, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T09:56:16Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9767Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2017-05-03T09:56:16Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática |
title |
O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática |
spellingShingle |
O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática Ponte, João Pedro Estudo de aula. Desenvolvimento profissional. Tarefas. Raciocínio. Discussões coletivas. |
title_short |
O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática |
title_full |
O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática |
title_fullStr |
O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática |
title_sort |
O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática |
author |
Ponte, João Pedro |
author_facet |
Ponte, João Pedro Quaresma, Marisa Mata-Pereira, Joana Baptista, Mónica |
author_role |
author |
author2 |
Quaresma, Marisa Mata-Pereira, Joana Baptista, Mónica |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro Quaresma, Marisa Mata-Pereira, Joana Baptista, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de aula. Desenvolvimento profissional. Tarefas. Raciocínio. Discussões coletivas. |
topic |
Estudo de aula. Desenvolvimento profissional. Tarefas. Raciocínio. Discussões coletivas. |
description |
Este artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de caso qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767/7942 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9767/10439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 868 - 891 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875461054464 |