Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10711 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este descreve toda a experiência de estágio da mestranda, em relação ao que foi vivenciado e às aprendizagens profissionais desenvolvidas nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. A elaboração do relatório é essencial para se refletir e analisar as questões que surgiram durante a prática pedagógica. Neste sentido, a mestranda patenteará o seu percurso realizado nas duas valências e todo o trabalho abarcado em prol do conhecimento e do desenvolvimento de saberes e competências para a posterior construção e edificação de um perfil de educador idóneo e promotor de novas aprendizagens. Este processo formativo seguiu uma linha de aproximação à metodologia de investigação-ação e teve como suporte um quadro teórico e concetual articulado com a prática, envolvendo: a observação, a planificação, a ação, a reflexão/avaliação. Esta metodologia utilizada pela mestranda tornou a prática pedagógica mais rica e estruturada, possibilitando coconstruir saberes com todos os intervenientes da prática educativa, em especial com as crianças. A experiência vivida nos contextos de estágio revelou-se ser indispensável para o desenvolvimento de processos educativos de qualidade na Educação de Infância. A interação com a prática permitiu ter uma visão real sobre como é que a educação é mediada e perceber de que forma as crianças se implicam na sua própria aprendizagem |
id |
RCAP_867a33648893753ae124dd8110cc34a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10711 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaCriançaCrecheEducação pré-escolarInvestigação-açãoChildDaycarePre-school educationInvestigation-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este descreve toda a experiência de estágio da mestranda, em relação ao que foi vivenciado e às aprendizagens profissionais desenvolvidas nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. A elaboração do relatório é essencial para se refletir e analisar as questões que surgiram durante a prática pedagógica. Neste sentido, a mestranda patenteará o seu percurso realizado nas duas valências e todo o trabalho abarcado em prol do conhecimento e do desenvolvimento de saberes e competências para a posterior construção e edificação de um perfil de educador idóneo e promotor de novas aprendizagens. Este processo formativo seguiu uma linha de aproximação à metodologia de investigação-ação e teve como suporte um quadro teórico e concetual articulado com a prática, envolvendo: a observação, a planificação, a ação, a reflexão/avaliação. Esta metodologia utilizada pela mestranda tornou a prática pedagógica mais rica e estruturada, possibilitando coconstruir saberes com todos os intervenientes da prática educativa, em especial com as crianças. A experiência vivida nos contextos de estágio revelou-se ser indispensável para o desenvolvimento de processos educativos de qualidade na Educação de Infância. A interação com a prática permitiu ter uma visão real sobre como é que a educação é mediada e perceber de que forma as crianças se implicam na sua própria aprendizagemThis report was develop within the framework of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, integrated in the Master of Pre-School Education. It describes the entire experience of the traineeship, what was experienced and the professional learning developed in the daycare and Pre-School Education. The report is essencial to reflect and analyze what happen in the training. The trainee has the chance to describe her experience and all the work that has been made as the knowledge and development of competences for the construction of a qualified educator and promoter of new knowledge. This training procedure followed the methodology of investigation/action, that had the theory in connection with the practice and which involved primordial phases: observation, planning, action and reflection/evaluation. The methodology used by the trainee made the pedagogical practise richer and well structured, given the possibility to built knowledge with all the participants, specially the children. The practical experience was indispensable during the traineeship for the development of the educational process of quality in kindergarten. The interaction gave a real vision about education and how the children behave in their own learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoLuís, Joana FreitasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPedrosa, Ana Sofia Bento2018-01-09T11:29:24Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10711TID:201822385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:07.866196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
title |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
spellingShingle |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada Pedrosa, Ana Sofia Bento Criança Creche Educação pré-escolar Investigação-ação Child Daycare Pre-school education Investigation-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
title_full |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
title_fullStr |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
title_sort |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
author |
Pedrosa, Ana Sofia Bento |
author_facet |
Pedrosa, Ana Sofia Bento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luís, Joana Freitas Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, Ana Sofia Bento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Creche Educação pré-escolar Investigação-ação Child Daycare Pre-school education Investigation-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criança Creche Educação pré-escolar Investigação-ação Child Daycare Pre-school education Investigation-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este descreve toda a experiência de estágio da mestranda, em relação ao que foi vivenciado e às aprendizagens profissionais desenvolvidas nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. A elaboração do relatório é essencial para se refletir e analisar as questões que surgiram durante a prática pedagógica. Neste sentido, a mestranda patenteará o seu percurso realizado nas duas valências e todo o trabalho abarcado em prol do conhecimento e do desenvolvimento de saberes e competências para a posterior construção e edificação de um perfil de educador idóneo e promotor de novas aprendizagens. Este processo formativo seguiu uma linha de aproximação à metodologia de investigação-ação e teve como suporte um quadro teórico e concetual articulado com a prática, envolvendo: a observação, a planificação, a ação, a reflexão/avaliação. Esta metodologia utilizada pela mestranda tornou a prática pedagógica mais rica e estruturada, possibilitando coconstruir saberes com todos os intervenientes da prática educativa, em especial com as crianças. A experiência vivida nos contextos de estágio revelou-se ser indispensável para o desenvolvimento de processos educativos de qualidade na Educação de Infância. A interação com a prática permitiu ter uma visão real sobre como é que a educação é mediada e perceber de que forma as crianças se implicam na sua própria aprendizagem |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-09T11:29:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10711 TID:201822385 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10711 |
identifier_str_mv |
TID:201822385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131406548336640 |