Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Ana Sofia Bento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10711
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este descreve toda a experiência de estágio da mestranda, em relação ao que foi vivenciado e às aprendizagens profissionais desenvolvidas nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. A elaboração do relatório é essencial para se refletir e analisar as questões que surgiram durante a prática pedagógica. Neste sentido, a mestranda patenteará o seu percurso realizado nas duas valências e todo o trabalho abarcado em prol do conhecimento e do desenvolvimento de saberes e competências para a posterior construção e edificação de um perfil de educador idóneo e promotor de novas aprendizagens. Este processo formativo seguiu uma linha de aproximação à metodologia de investigação-ação e teve como suporte um quadro teórico e concetual articulado com a prática, envolvendo: a observação, a planificação, a ação, a reflexão/avaliação. Esta metodologia utilizada pela mestranda tornou a prática pedagógica mais rica e estruturada, possibilitando coconstruir saberes com todos os intervenientes da prática educativa, em especial com as crianças. A experiência vivida nos contextos de estágio revelou-se ser indispensável para o desenvolvimento de processos educativos de qualidade na Educação de Infância. A interação com a prática permitiu ter uma visão real sobre como é que a educação é mediada e perceber de que forma as crianças se implicam na sua própria aprendizagem
id RCAP_867a33648893753ae124dd8110cc34a1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaCriançaCrecheEducação pré-escolarInvestigação-açãoChildDaycarePre-school educationInvestigation-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este descreve toda a experiência de estágio da mestranda, em relação ao que foi vivenciado e às aprendizagens profissionais desenvolvidas nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. A elaboração do relatório é essencial para se refletir e analisar as questões que surgiram durante a prática pedagógica. Neste sentido, a mestranda patenteará o seu percurso realizado nas duas valências e todo o trabalho abarcado em prol do conhecimento e do desenvolvimento de saberes e competências para a posterior construção e edificação de um perfil de educador idóneo e promotor de novas aprendizagens. Este processo formativo seguiu uma linha de aproximação à metodologia de investigação-ação e teve como suporte um quadro teórico e concetual articulado com a prática, envolvendo: a observação, a planificação, a ação, a reflexão/avaliação. Esta metodologia utilizada pela mestranda tornou a prática pedagógica mais rica e estruturada, possibilitando coconstruir saberes com todos os intervenientes da prática educativa, em especial com as crianças. A experiência vivida nos contextos de estágio revelou-se ser indispensável para o desenvolvimento de processos educativos de qualidade na Educação de Infância. A interação com a prática permitiu ter uma visão real sobre como é que a educação é mediada e perceber de que forma as crianças se implicam na sua própria aprendizagemThis report was develop within the framework of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, integrated in the Master of Pre-School Education. It describes the entire experience of the traineeship, what was experienced and the professional learning developed in the daycare and Pre-School Education. The report is essencial to reflect and analyze what happen in the training. The trainee has the chance to describe her experience and all the work that has been made as the knowledge and development of competences for the construction of a qualified educator and promoter of new knowledge. This training procedure followed the methodology of investigation/action, that had the theory in connection with the practice and which involved primordial phases: observation, planning, action and reflection/evaluation. The methodology used by the trainee made the pedagogical practise richer and well structured, given the possibility to built knowledge with all the participants, specially the children. The practical experience was indispensable during the traineeship for the development of the educational process of quality in kindergarten. The interaction gave a real vision about education and how the children behave in their own learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoLuís, Joana FreitasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPedrosa, Ana Sofia Bento2018-01-09T11:29:24Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10711TID:201822385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:07.866196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
spellingShingle Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
Pedrosa, Ana Sofia Bento
Criança
Creche
Educação pré-escolar
Investigação-ação
Child
Daycare
Pre-school education
Investigation-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_full Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_fullStr Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_sort Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
author Pedrosa, Ana Sofia Bento
author_facet Pedrosa, Ana Sofia Bento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Joana Freitas
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Ana Sofia Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Creche
Educação pré-escolar
Investigação-ação
Child
Daycare
Pre-school education
Investigation-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Creche
Educação pré-escolar
Investigação-ação
Child
Daycare
Pre-school education
Investigation-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este descreve toda a experiência de estágio da mestranda, em relação ao que foi vivenciado e às aprendizagens profissionais desenvolvidas nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. A elaboração do relatório é essencial para se refletir e analisar as questões que surgiram durante a prática pedagógica. Neste sentido, a mestranda patenteará o seu percurso realizado nas duas valências e todo o trabalho abarcado em prol do conhecimento e do desenvolvimento de saberes e competências para a posterior construção e edificação de um perfil de educador idóneo e promotor de novas aprendizagens. Este processo formativo seguiu uma linha de aproximação à metodologia de investigação-ação e teve como suporte um quadro teórico e concetual articulado com a prática, envolvendo: a observação, a planificação, a ação, a reflexão/avaliação. Esta metodologia utilizada pela mestranda tornou a prática pedagógica mais rica e estruturada, possibilitando coconstruir saberes com todos os intervenientes da prática educativa, em especial com as crianças. A experiência vivida nos contextos de estágio revelou-se ser indispensável para o desenvolvimento de processos educativos de qualidade na Educação de Infância. A interação com a prática permitiu ter uma visão real sobre como é que a educação é mediada e perceber de que forma as crianças se implicam na sua própria aprendizagem
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-09T11:29:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10711
TID:201822385
url http://hdl.handle.net/10400.22/10711
identifier_str_mv TID:201822385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131406548336640