Interações família-escola: práticas e representações de educadores de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botas, Sandra Isabel de Matos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19862
Resumo: Este estudo pretende conhecer as práticas e representações dos educadores de Infância, no que diz respeito à interação Família-Escola, conotada como laboriosa, complexa e minuciosa. Começamos por fazer uma abordagem histórica à esta interação, tendo como referência alguns autores que analisaram nos seus estudos a relação escola família. No plano metodológico da investigação e, através de uma análise de tipo comparativa tipológica, aplicámos entrevistas estruturadas a oito educadoras de Infância, com diferentes tempos de serviço e diferentes perfis institucionais, pretendendo-se desta forma caraterizar as práticas de interação entre os educadores e as famílias, bem como, analisar as representações que os educadores fazem dessa mesma relação. As conclusões finais têm em conta o enquadramento teórico, e representam a reflexão e análise dos resultados recolhidos no estudo empírico da investigação, sobre as interações da família com a escola. Podemos, então, concluir que apesar de não existir grande diferença no discurso das educadoras, podemos salientar que as educadoras mais novas mostram-se mais preocupadas com os fatores que condicionam essa interação, e podemos também concluir que apesar de existir uma vontade dos educadores em que os pais participem cada vez mais na vida escolar dos seus filhos, e de que se estabeleçam relações de confiança, parceria, cooperação, harmonia e complementaridade, como o mencionado nas entrevistas, cremos que continua a existir uma barreira que impede os educadores de dar espaço às famílias para que essa interação se complete.
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