Formação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Serrazina, Maria De Lurdes, Mendonça Campos, Tânia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11750
Resumo: Este artigo apresenta as discussões e parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida durante três anos em uma escola de Ensino Fundamental. No estudo apresentado foram analisadas reflexões sobre a prática docente, realizadas por um grupo de 17 professores de Matemática que lecionavam para os Anos Iniciais em um contexto de um curso de formação continuada. A coleta de dados incluiu os depoimentos colhidos durante o processo de formação e entrevistas semiestruturadas realizadas depois da intervenção do professor. Teoricamente, esta investigação fundamentou-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a fração. A análise dos dados permitiu identificar que a reflexão observada durante o processo de formação propiciou, além do avanço na compreensão do objeto matemático, o aprimoramento da análise de questões didáticas do conteúdo.
id RCAP_86c594e487e8cb1fddf9eaff9dd0f3de
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docenteEducação matemáticaEducação continuada de ProfessoresProfessores dos anos iniciaisMudanças nas práticas de professoresMathematics educationContinuing education for teachersElementary school teachersChanges in teacher practicesEste artigo apresenta as discussões e parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida durante três anos em uma escola de Ensino Fundamental. No estudo apresentado foram analisadas reflexões sobre a prática docente, realizadas por um grupo de 17 professores de Matemática que lecionavam para os Anos Iniciais em um contexto de um curso de formação continuada. A coleta de dados incluiu os depoimentos colhidos durante o processo de formação e entrevistas semiestruturadas realizadas depois da intervenção do professor. Teoricamente, esta investigação fundamentou-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a fração. A análise dos dados permitiu identificar que a reflexão observada durante o processo de formação propiciou, além do avanço na compreensão do objeto matemático, o aprimoramento da análise de questões didáticas do conteúdo.ABSTRACT This article presents the discussions and part of the results from a research carried out over a three-year-period in an elementary school setting. In the study, we analyzed reflections on teaching practices from 17 math teachers from an elementary school who took part in a continuing education course. Data collection included interviews obtained during the training process and semi-structured interviews conducted after the intervention of the teacher. This research was based both on theoretical discussions related to teacher training as well as studies investigating didactic questions on teaching fractions. Data analysis identified that reflections observed during training provided, in addition to advancing the understanding of mathematical object, improved analysis of didactic content.RCIPLGarcia Silva, Angelica Da FontouraSerrazina, Maria De LurdesMendonça Campos, Tânia Maria2020-06-01T09:31:24Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11750porSilva, Angélica da Fontoura Garcia, Serrazina, Maria de Lurdes, & Campos, Tânia Maria Mendonça. (2014). Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 28(50), 1505-1524. https://doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a241980-441510.1590/1980-4415v28n50a24info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:56.848776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
title Formação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
spellingShingle Formação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
Educação matemática
Educação continuada de Professores
Professores dos anos iniciais
Mudanças nas práticas de professores
Mathematics education
Continuing education for teachers
Elementary school teachers
Changes in teacher practices
title_short Formação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
title_full Formação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
title_fullStr Formação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
title_full_unstemmed Formação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
title_sort Formação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
author Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
author_facet Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
Serrazina, Maria De Lurdes
Mendonça Campos, Tânia Maria
author_role author
author2 Serrazina, Maria De Lurdes
Mendonça Campos, Tânia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
Serrazina, Maria De Lurdes
Mendonça Campos, Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Educação continuada de Professores
Professores dos anos iniciais
Mudanças nas práticas de professores
Mathematics education
Continuing education for teachers
Elementary school teachers
Changes in teacher practices
topic Educação matemática
Educação continuada de Professores
Professores dos anos iniciais
Mudanças nas práticas de professores
Mathematics education
Continuing education for teachers
Elementary school teachers
Changes in teacher practices
description Este artigo apresenta as discussões e parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida durante três anos em uma escola de Ensino Fundamental. No estudo apresentado foram analisadas reflexões sobre a prática docente, realizadas por um grupo de 17 professores de Matemática que lecionavam para os Anos Iniciais em um contexto de um curso de formação continuada. A coleta de dados incluiu os depoimentos colhidos durante o processo de formação e entrevistas semiestruturadas realizadas depois da intervenção do professor. Teoricamente, esta investigação fundamentou-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a fração. A análise dos dados permitiu identificar que a reflexão observada durante o processo de formação propiciou, além do avanço na compreensão do objeto matemático, o aprimoramento da análise de questões didáticas do conteúdo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2020-06-01T09:31:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11750
url http://hdl.handle.net/10400.21/11750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Angélica da Fontoura Garcia, Serrazina, Maria de Lurdes, & Campos, Tânia Maria Mendonça. (2014). Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 28(50), 1505-1524. https://doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a24
1980-4415
10.1590/1980-4415v28n50a24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133467528658944